Antes de qualquer coisa, a definição: o que exatamente significa Fluxo de Nutrição? Damos esse nome àquela estratégia que visa trabalhar o relacionamento com os leads, por meio de uma sequência de e-mails pré-programados, a fim de fazê-los se identificarem e se interessarem cada vez mais – e naturalmente – por um negócio, seja ele marca, serviço, produto ou profissional. Em suma, trata-se da alimentação de potenciais clientes com informações e com conteúdo relevante que os tragam mais para perto e, com isso, aumentem as chances de conversões.

Essa sequência de e-mails que caracteriza o Fluxo de Nutrição abrange as seguintes etapas da Jornada de Compra: Descoberta, Reconhecimento, Consideração e Decisão de Compra. Falaremos um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.

Fluxo de Nutrição

Descoberta: a primeira etapa

A etapa da descoberta consiste, basicamente, em apresentar o seu negócio ao lead. Cabe aqui apresentar as vantagens, o diferencial em relação à concorrência, de modo que desperte nele o interesse em saber mais sobre o seu empreendimento. O primeiro e-mail do Fluxo de Nutrição consiste, portanto, em dizer quem é você no mercado e o que de tão vantajoso pode oferecer.

Rumo ao passo seguinte: o do Reconhecimento

Feitas as apresentações, agora é a hora de o lead começar a enxergar que precisa de ajuda, que precisa de um suporte qualificado e capaz de atender às suas necessidades. Esta etapa, portanto, baseia-se no reconhecimento de problemas.

É chegada a hora de se apresentar como a Solução

Esta etapa está diretamente ligada à anterior. Não que as demais não estejam também. Sim, elas se comunicam entre si, até por que uma depende da outra para que as coisas caminhem, mas do aprendizado para a busca por uma solução isso fica ainda mais evidente.

É meio que senso comum que os problemas, sejam lá da natureza que forem, sejam resolvidos tão logo forem identificados. Assim sendo, a busca por soluções acaba sendo algo imediato. Pelo menos é isso o que a maioria das pessoas espera conseguir. A partir do momento em que você se mantém ciente dessas necessidades e faz um trabalho de aumentar gradualmente o interesse dos leads isso com a ajuda de uma sequência de e-mails bem pontuais , as coisas passam a ficar ainda mais favoráveis para a sua empresa. É aí que ela se coloca como uma solução. Como os leads, a esta altura, já foram preparados para conhecer quão útil é o seu negócio, naturalmente eles irão considerar procurá-lo quando precisarem.

Etapa final: a Decisão de Compra

Todo o trabalho feito ao longo do processo tem um objetivo final: fazer com que as pessoas decidam pela compra. Se a sua sequência lógica de e-mail cumprir o papel de seduzir esses leads pouco a pouco, a fim de fazê-los enxergar a sua empresa como a mais qualificada para atender às suas necessidades, a conversão será uma consequência natural.

Organize a sua distribuição de e-mails!

Em suma, podemos afirmar que o processo de conquista de leads via e-mails sequenciais visa apresentar a empresa, as vantagens e tudo mais que é do interesse de futuros clientes. Tudo deve ser muito bem pensado; os e-mails devem conversar entre si, de modo que eles contem uma história de forma lógica para que o receptor vá construindo uma sequência de informações que lá na frente irão embasar a escolha por uma empresa qualificada.

Os e-mails devem conversar entre si, de modo que eles contem uma história de forma lógica para que o receptor vá construindo uma sequência de informações que lá na frente irão embasar a escolha por uma empresa qualificada.

É importante definir essa sequência e distribuir o conteúdo sempre respeitando a etapa em que os leads se encontram. Não adianta lançar tudo de uma vez. Analise aos poucos como os leads reagem aos e-mails enviados e aborde-os quando sentir que é o momento certo. Identifique o real interesse deles pelo seu negócio e faça-os ter a certeza de que o seu é a melhor opção.

O segredo, portanto, é saber direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas e respeitando o momento delas. Estratégias de Inbound Marketing são válidas para atrair leads para o funil de vendas, mas mantê-los até a etapa final, que culmina na conversão, vai depender do quanto você está disposto a fidelizar esse contato. As dicas para conquistar isso estão logo acima. Basta entender esse processo e colocá-las em prática.

Topa conversar mais sobre Fluxo de Nutrição? A Agência Tsuru tem soluções que se adaptam a todo tipo de empresa e quer apresentar para você, mais detalhadamente, esta estratégia. Fale conosco para que possamos continuar esse papo!