Imagine a seguinte situação: você acessa uma loja virtual, se interessa por um produto, mas se vê diante de uma cobrança de entrega nada amigável. E agora? Conclui a compra ou a interrompe? Se para você, na posição de consumidor, o valor do frete pesa na decisão, a mesma coisa acontece com o seu público.

O crescimento do comércio eletrônico se deve muito, é claro, à confiança do público que as lojas virtuais vêm conquistando. As empresas, por sua vez, veem no modelo de compras online uma maneira prática e extremamente vantajosa de atender essas pessoas. Das etapas pelas quais um potencial consumidor passa e que mais levam à conclusão de uma compra, o frete grátis é uma das mais importantes. Trata-se de um fator decisivo, isto é, capaz de fazer com que ele analise se realmente vale a pena levá-la adiante. A partir do momento em que isso não representa uma vantagem, o processo é, em muitos casos, interrompido. Esta é, inclusive, uma das maiores razões que levam o consumidor a abandonar o carrinho.

Internet shopping

Embora  ofereçam um preço competitivo, usem uma abordagem criativa e adotem uma comunicação simples e direta, algumas empresas encontram dificuldades para realizar conversões em suas lojas virtuais. Não restam dúvidas de que esses fatores contam muito e ajudam a atrair público, mas nada disso adianta se o valor final da transação não for convidativo. Algumas empresas, inclusive, pecam ao lançar uma taxa de entrega com um valor muito próximo do do próprio produto. Não é novidade dizer que isso espanta o público. O que fazer, então? Investir no frete grátis é uma alternativa.

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Frete grátis para aumentar as vendas

Para muitos consumidores, o frete grátis é que determina se uma compra online será ou não realizada. Para que isso seja implementado na sua empresa a fim de reduzir o número de carrinhos abandonados na sua loja virtual sem que essa estratégia lhe traga algum tipo de prejuízo, é preciso acompanhar todos os custos, de modo que as vendas aumentem e façam valer esse investimento. Você arcará com os custos de entrega, no entanto, a sua taxa de conversão aumentará de forma satisfatória. Vale lembrar que  não basta oferecer frete grátis; o prazo da entrega também é decisivo para garantir a satisfação do consumidor, fazê-lo voltar ao site e realizar novas compras.

Analise o seu negócio e descubra se convém usar este tipo de estratégia para aumentar as suas vendas. Para algumas empresas, o custo de entrega não impacta nas vendas e por isso, pode (e deve!) ser mantido. Para outras, porém, isso pesa um pouco mais. Resta saber em qual modelo a sua loja virtual se enquadra.

Se você pensa em implementar o frete grátis na sua loja virtual sem que isso impacte negativamente no lucro, entre em contato conosco para que possamos orientá-lo melhor.

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