Se você já deu seus primeiros passos no Inbound Marketing, já deve ter topado com a expressão “funil de vendas” nas suas pesquisas. Realmente, esse é um assunto que tem tudo a ver com estratégias de marketing digital e conhecê-lo vai ajudar você a estruturar melhor as suas ações.

Mas, se você ainda não sabe direito o que é e como funciona o funil de vendas, não tem problema! Neste artigo, vamos te explicar de uma maneira bem simples:

  • O que é um funil de vendas;
  • Quais as etapas que o compõem;
  • Como montar o seu funil de vendas.

Então, vamos começar com o que trouxe você a este artigo.

O que é um funil de vendas

Ele nada mais é que o caminho que um cliente percorre desde o primeiro contato com a sua marca até a conclusão da compra. O funil de vendas leva em conta que existe uma jornada a ser empreendida para que a venda se conclua e que isso não é feito de uma vez só, mas que há um processo de aproximação entre você e o seu potencial cliente.

O funil também ajuda você a compreender a maturidade do seu prospect, afinal, quem acabou de conhecê-lo nem está pensando em adquirir o seu produto ou serviço. Por isso, o funil de vendas é um guia para que você saiba quem está onde e qual conteúdo deve ser oferecido.

Mas, para isso ficar mais claro, é preciso conhecer as etapas que fazem parte do funil de vendas.

As 3 fases do funil de vendas

O funil é dividido em três etapas que irão ajudar você a identificar onde o seu prospect está e qual ação deve tomar.

Topo de funil

Como você pode imaginar, a “boca” do funil cabe bastante gente! Aqui, no topo, estão aquelas pessoas que acabaram de descobrir o seu produto ou serviço. Elas estão fazendo o seu primeiro contato e fechar negócio com você ainda é uma ideia bem distante, pois ainda estão na fase de descoberta e aprendizado. Aqui, elas ainda não têm um problema claro e estão descobrindo isso.

O topo é composto por visitantes, aqueles que estão tendo o primeiro contato de fato, e por leads que estão posicionados um pouquinho abaixo dos visitantes (eles já deixaram algum contato, baixando um material, por exemplo), mas ainda estão apenas se informando no topo do funil e já acessaram algum outro conteúdo, mas ainda bastante genérico e sem pretensão de venda.

Meio de funil

Se você trabalhou bem o seu funil de vendas, os seus visitantes e leads agora são oportunidades de negócio. No meio do funil, esses prospects já sabem que têm um problema e já estão prontos para conhecer algumas soluções ― inclusive a sua!

Mas, preste atenção: a sua solução deve ser uma das opções, não a única.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Fundo de funil

Agora, sim! Agora você pode se vender à vontade e mostrar para o lead que você é a melhor opção. Chegar ao fundo do funil, depois de ter passado por toda a fase de descoberta do problema e consideração da solução é um indicativo de ele está pronto para fechar negócio. Aqui, é a fase da decisão de compra.

Estima-se que apenas 3% de todos os seus leads estejam no seu fundo de funil e é bem provável que eles fechem com você: afinal, foi a sua empresa que o acompanhou por todo esse trajeto, oferecendo conteúdo de qualidade e informando sobre a melhor forma de resolver o problema dele.

É importante que você perceba que o funil de vendas leva o tempo e o conteúdo como peças-chave para o sucesso da estratégia, então, nada de focar no fundo de funil e esquecer de converter visitantes em leads e, posteriormente, leads em oportunidades de negócio.

Como montar o seu funil de vendas

Agora que você já entendeu o que é um funil de vendas, chegou a hora de entender como montar o seu.

Mapeie a jornada de compra

Conhecer a sua persona é o pontapé inicial de qualquer estratégia de marketing, não só de quando falamos de funil de vendas. E aqui, ela tem um papel fundamental: vai ajudar você a descobrir como acontece a jornada de compras, desde o momento em que você foi “descoberto” até o fechamento.

Converse com os clientes-exemplo da sua empresa e pergunte a eles se houve algum problema na jornada, como eles o conheceram e o que os levou a fechar negócio.

Defina milestones

Mais um termo para a sua coleção! As milesotnes são os marcos que você vai estipular que mostram quando o seu prospect avança de etapa. Por exemplo: um visitante que baixa um e-book se torna um lead, um lead que acompanha um webinar pode se tornar uma oportunidade de negócio. Estipule esses marcos para desenvolver ações que o façam avançar no funil.

Planeje os conteúdos para cada etapa

Não esqueça o que falamos lá no começo: as vendas não acontecem de uma hora para outra e é preciso percorrer um caminho até o fechamento. O seu conteúdo deve levar isso em consideração e ser desenvolvido de acordo com a maturidade do prospect.

Estruturar e acompanhar um funil de vendas vai fazer você conquistar outra coisa muito cobiçada no marketing digital: a assiduidade e confiança de quem o acompanha.

Agora que você já sabe tudo sobre funil de vendas, que tal contar com a ajuda especializada da Agência Tsuru para montar o seu? Entre em contato conosco!