Se você tem um negócio, ele precisa estar no Google! E é claro que você já sabe disso. Talvez, já até invista em ações de SEO e marketing de conteúdo para ranquear o seu site nas primeiras posições do buscador. Mas você já ouviu falar no Google Meu Negócio? A ferramenta ― gratuita, bom frisar! ― ajuda pequenos negócios a ficarem ao alcance do seu consumidor.

Sabe quando você busca por um segmento de negócio (“padaria”, por exemplo) e logo abaixo da caixa de pesquisa aparece um mapa e alguns estabelecimentos relacionados, antes mesmo dos resultados orgânicos? Ou busca por um estabelecimento específico e um “resumo” dele aparece no lado direito da tela? Isso é o Google meu Negócio! A sua empresa também pode se destacar usando a ferramenta e é isso que vamos ensinar hoje neste artigo!

Mas, antes de colocar a mão na massa com o nosso tutorial, conheça alguns detalhes da ferramenta Google meu Negócio.

O que é o Google meu Negócio?

A ferramenta facilita que a sua empresa seja encontrada nas pesquisas da rede e do Google Maps. Ela fornece, aos usuários, informações relevantes sobre o seu negócio e usa a geolocalização para elencar os estabelecimentos.

Lançado em 2014, o Google diz que empresas validadas pelo Google meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas “respeitáveis” pelo consumidor. Além das informações básicas de contato e endereço, é possível adicionar fotos e gerar muito mais interação com o consumidor.

Entre as principais funcionalidades, destacam-se:

  • acrescentar e-mail, telefone e site ― caso você seja encontrado via mobile, o usuário pode ligar diretamente para você pelo próprio buscador;
  • inserir sua localização no Google Maps e fazer o traçado de rotas até você;
  • exibir seu horário de funcionamento e horário de pico;
  • comentários e notas dos clientes.

Para negócios locais, o Google meu Negócio é uma ótima forma de marcar sua presença on-line.

Os 3 tipos de resultados do Google meu Negócio

O Google pode oferecer 3 tipos de resultados. Tudo depende de como é feita a pesquisa.

Pesquisa por tipo de estabelecimento

Este exemplo, da procura por uma padaria, pode ser aplicado aqui. Simulando esta pesquisa no Google:

1-pesquisa

Como não foi especificado o local de procura, o Google leva em conta a sua localização geográfica para sugerir os resultados. Em smartphones, o resultado é mais preciso por conta do GPS.

VÍDEO

4 passos para contornar a crise e aumentar suas vendas

Acesse aqui e assista ao vídeo

Pesquisa por estabelecimento e localização

2-locallizacao

Neste caso, o cliente já sabe qual área de busca quer. Assim como no primeiro exemplo, este fica posicionado logo abaixo do campo de busca, antes mesmo dos resultados orgânicos.

Busca por nome da empresa

Agora, vamos a quem já sabe de qual empresa quer as informações. Vamos pegar o primeiro resultado da pesquisa anterior como exemplo:

3-nome-da-empresa

Ao cadastrar sua empresa no Google meu Negócio, quem procura pelo seu estabelecimento tem uma visão mais completa, posicionada no lado direito, com as suas informações.

E, afinal, como cadastrar seu negócio no Google meu Negócio? Acompanhe o tutorial logo abaixo.

Passo a passo: como colocar sua empresa no Google meu Negócio

São apenas 6 passos e o processo é bem fácil. Antes de mais nada, esteja logado na sua conta do Google.

  1. Acesse o site do Google meu Negócio e vá em acesse agora
  2. Insira o nome da sua empresa
    passo-2
  3. Em seguida, diga à ferramenta se deseja adicionar um local de atendimento
    passo-3
  4. Preencha o formulário
    passo-4
  5. Posicione sua empresa no mapa
  6. Informe se o seu atendimento ocorre apenas no endereço informado ou se atende fora do local (a domicílio, por exemplo). Neste último caso, você pode optar por incluir a área de cobertura dos seus serviços
  7. Insira sua área de atuação, selecionando a categoria que mais se encaixa no seu negócio
  8. Preencha suas informações de contato
    passo-8
  9. Pronto! Sua empresa já está validada no Google meu Negócio e com muito mais chance de atrair clientes.

No painel de controle, você pode colocar informações complementares, gerenciar suas informações e preze por mantê-las sempre atualizadas. Esse cuidado é considerado uma boa prática de otimização e mantém seu negócio sempre no topo.

Gostou de saber mais sobre o Google meu Negócio? Aqui na Tsuru, nossa equipe está pronta para ajudar com essa e outras soluções digitais para a sua empresa. Mande uma mensagem para nós!

eBook: Aprenda a investir em Marketing Digital sem medo de errar