Marketing agressivo x marketing de atração. Você saberia identificar que tipo de ação cada modelo de marketing se refere? O tradicional, aquele “velho marketing” que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes de forma invasiva e inconveniente, com anúncios por todos os lados, que visa atingir o maior número de pessoas, é o que temos, hoje, como marketing agressivo, uma vez que tem uma proposta de massa, mais quantitativa do que qualitativa. O marketing de atração, por sua vez, é aquele focado no relacionamento, no conteúdo de qualidade para fisgar a atenção do potencial cliente de maneira mais assertiva e, consequentemente, conquistar o seu interesse. Assim funciona o Inbound Marketing, estratégia tão adotada ultimamente dada à sua comprovada eficácia. Hoje, falaremos de que maneira ele agrega valor à sua marca.

Novo público, nova forma de trabalhar o conteúdo

Antes de qualquer coisa, uma constatação. Em tempos de internet, as relações são novas. O perfil do público também. Mais conectado do que nunca, o potencial cliente está, hoje, muito mais ativo. Ao contrário do que acontecia antes, agora parte dele a iniciativa de procurar a solução que precisa e busca, seja ela um produto ou um serviço. Onde ele faz isso? Na internet. Estar em sintonia com essas pessoas é fundamental e o Inbound proporciona isso. Quando falamos em agregar valor, nos referimos ao empenho em tornar um conteúdo mais sedutor aos olhos de um potencial cliente ávido por informação, curioso e muito exigente.

Quando falamos em agregar valor, nos referimos ao empenho em tornar um conteúdo mais sedutor aos olhos de um potencial cliente ávido por informação, curioso e muito exigente.

Produzir um conteúdo relevante, criado para impactar positivamente quem mais interessa é uma maneira de agregar valor para o seu negócio. Uma das mais importantes, talvez. Recorrer ao SEO, ou seja, otimização dos mecanismos de buscas, é uma medida obrigatória que ajuda a alavancar esse conteúdo e fazê-lo chegar nas pessoas certas. Antes de produzir e lançar um conteúdo, entretanto, é preciso conhecer muito a empresa, seus objetivos, o perfil do público que ela deseja atingir, bem como ter elaborado um planejamento prévio, de modo que cada passo seja calculado, a fim de diminuir os erros na comunicação.

Crie buyers personas e mantenha com eles um diálogo

Traçar o perfil do potencial cliente antes mesmo de produzir o conteúdo e divulgar nos canais digitais é fundamental. É preciso conhecer a fundo as pessoas que deseja impactar. Para que o seu conteúdo chegue até uma pessoa do jeito que você quer, ou seja, que a mensagem da sua marca seja recebida como você espera, é preciso saber com quem você quer manter esse diálogo. Definir seu buyer persona vai ajudá-lo muito nesse processo de aproximação da sua empresa com o cliente com quem pretende estabelecer uma relação.

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Conquiste o cliente e mantenha contato

Um erro ainda muito comum diz respeito ao pós-venda. Satisfeitas com as conversões, muitas empresas simplesmente encerram a conversa com o cliente tão logo eles realizam uma compra. Não cometa esse erro. Por melhor que uma conversão seja para o seu negócio, seu trabalho não deve, em hipótese nenhuma, parar aqui. É o trabalho de pós-venda que trará o cliente ainda mais para perto do seu negócio. É isso o que vai fidelizá-lo e motivá-lo a fazer negócio com sua empresa em outras oportunidades. O relacionamento deve ser mantido para que você não corra o risco de perdê-lo para uma concorrência mais dedicada em prolongar o diálogo e em estreitar relações.

O relacionamento deve ser mantido para que você não corra o risco de perdê-lo para uma concorrência mais dedicada em prolongar o diálogo e em estreitar relações.

Não tem mistério. Agregar valor à marca através do Inbound Marketing requer empenho constante, mas não é um bicho de sete cabeças. Se quiser saber mais sobre, entre em contato conosco.

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