Uma dúvida bastante comum na hora de escolher uma agência é optar entre Inbound x marketing tradicional. De um lado, temos as novidades e popularidade das estratégias digitais e, do outro, um certo conservadorismo e experiência em publicidade. Ambas são muito importantes para a comunicação de uma empresa. Mas, claro, tudo depende do objetivo do negócio.

No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre a diferença entre Inbound x marketing tradicional. Assim, poderemos ajudá-lo a identificar qual a melhor estratégia para você. Continue a leitura e saiba mais!

Existe diferença entre Inbound x marketing tradicional?

Tanto o Inbound quanto o marketing tradicional são excelentes ferramentas para a comunicação e vendas da sua empresa. Entretanto, ambos possuem características específicas que os diferenciam. E para um melhor entendimento, explicaremos primeiro o que é um e depois o outro. Confira!

O que é Inbound Marketing?

Conhecido, também, como marketing de atração, o Inbound não tem apenas o objetivo de vender: ele busca conquistar o interesse dos consumidores por meio de conteúdos relevantes. Dessa maneira, o seu grande diferencial é o foco nas necessidades dos potenciais clientes ― os leads.

Essa metodologia surgiu para acompanhar e alcançar os novos hábitos de consumo que foram adquiridos com a ascensão da internet. Um exemplo é que, atualmente, as pessoas buscam informações de produtos e serviços no Google, antes de comprá-los.

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Assim, hoje em dia, os indivíduos querem se relacionar com as empresas, serem ouvidas, terem seus desejos atendidos. Então, o Inbound ajuda a fortalecer e edificar a marca, tornando-a uma autoridade no seu segmento. Mas isso, claro, não se constrói da noite para o dia, por isso, é bom frisar que essa é uma estratégia de médio e longo prazo.

Sendo assim, pretende-se atrair e reter clientes, deixando de correr atrás dos consumidores. Aqui criam-se oportunidades para que eles encontrem o seu negócio e, espontaneamente, se interessem por ela.

Inclusive, com o Inbound, é possível ter um controle do Return On Investiment ― ROI. Esta é uma mensuração que permite identificar quanto é preciso investir, quais canais dão melhor retorno e vendas. Dessa forma, a estratégia de marketing pode se adequar às ações mais otimizadas, conquistando resultados cada vez mais positivos para sua empresa.

Ainda, outro fator que destaca essa estratégia é que ela é mais barata que a tradicional e você pode direcionar as peças para um público-alvo específico. Assim, garante que a mensagem chegue a quem, realmente, tem interesse pela sua empresa.

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O que é o Marketing tradicional?

Seu conceito mais comum indica que ele, basicamente, é um conjunto de práticas, estratégias e técnicas que visam a entregar mais valor à marca de uma empresa. Ou seja, esse modelo tem como objetivo anunciar os produtos ou serviços que estão disponíveis à venda/contratação. Enquanto no Inbound são criados mecanismos de atração de leads, aqui, no marketing tradicional, os potenciais clientes são abordados. Isso é feito com anúncios, argumentos e viés publicitários. E, nisso, estão incluídos, entre outros:

  • anúncio em jornal e revistas;
  • propaganda na TV;
  • anúncios de rádio;
  • mala direta;
  • outdoors;
  • banners.

Assim, apresenta materiais off-line, em sua maioria. Conhecido, também, como Outbound Marketing, suas ações são de prospecção ativa. Seus processos constituem-se em delimitar o público de interesse, criar campanhas e impulsionar canais de grande circulação.

Se comparado ao Inbound Marketing, o tradicional apresenta algumas desvantagens. Você vê algumas delas na sequência.

  • Não tem previsibilidade: as estratégias são focadas no curto prazo e as campanhas têm objetivo somente de vender. Assim, não cria um vínculo com seu público e nem tem garantia de que vai atingi-lo.
  • Valor elevado: o investimento em espaços publicitários nos meios de comunicação costumam ter um alto custo.
  • Sem foco no longo prazo: os resultados só duram enquanto as campanhas estiverem ativas.

Mesmo com esses pontos citados, o impacto das campanhas de marketing tradicional é imediato e seu reflexo nas vendas, igualmente. Assim, ele se torna mais indicado para promoções, descontos e outras vendas que precisam de rápidas demandas.

Afinal, qual a melhor escolha?

Como mencionamos, ambas são muito importantes e tudo depende da estratégia de marketing da sua empresa. Muitas pessoas vivem dizendo que o marketing tradicional morreu, mas, embora ele tenha perdido um pouco da sua força, essa afirmação está equivocada. Há muito espaço para ele no mercado!

Ele traz resultados imediatos, portanto, é ideal para quem busca por soluções mais rápidas. Já o Inbound Marketing é uma estratégia mais duradoura e que traz força para a marca, conquistando e atraindo os consumidores.

É importante destacar que uma não exclui a outra. Ambas podem ser trabalhadas em conjunto ou isoladamente, dependendo do objetivo da sua empresa. Um exemplo é no mercado educacional, onde o Inbound mantém o relacionamento com o público durante todo o ano. Porém, para a realização da campanha de matrículas, o Outbound é efetivo também, com ações que saem do digital, como é o caso de outdoors e anúncios.

No artigo de hoje, você pôde entender um pouco a diferença entre Inbound x Marketing tradicional. E já que falamos de uma estratégia digital, aproveite e leia, também, Como as mídias sociais são fundamentais para atrair leads?