Tecnologia + velocidade. A quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, é o resultado da soma desses dois elementos. Empresas que investem em ferramentas que permitem atualizações em tempo real e que estão atentas à necessidade de responder e se adaptar, com notável rapidez, às mudanças, são empresas que estão à frente das demais.

Quando falamos em aliar tecnologia e velocidade, estamos falando também da importância do imediatismo na relação com o cliente. As múltiplas opções disponíveis no mercado, seja lá do que for, fazem dele cada vez mais criterioso, cada vez mais exigente, o que é natural, afinal de contas, o cliente de hoje quer se cercar do maior número possível de informações que o ajudem a escolher o melhor serviço ou o melhor produto. Devido a isso, ele está muito mais participativo do que antes. Quer saber detalhes, quer conhecer experiências de outros clientes, quer saber a reputação da empresa no mercado e quer encontrar facilidades ao longo do caminho. O poder está em suas mãos e ele sabe disso.

O que caracteriza a Indústria 4.0?

Um dos aspectos que mais identificam a Indústria 4.0 é a sua capacidade de estabelecer o elo, a integração entre estas quatro partes: máquinas, dispositivos, sistemas e pessoas. Unidas e atreladas a uma inteligência artificial, elas fazem tudo acontecer, uma vez que as tomadas de decisão bem como a descentralização de todo o processo passam a ser realizadas com notória facilidade, outra vantagem da quarta Revolução Industrial a que nos referimos.

Quais são as suas principais vantagens?

A Indústria 4.0 tem vantagens que fazem a diferença. Para começo de conversa, cabe destacar o controle e o gerenciamento de estoques, de todo o processo de fabricação, bem como o de entrega do produto/serviço ao cliente final, que ocorrem de forma mais precisa. Todo esse trabalho minimamente cuidado garante os melhores resultados.

Outra vantagem diz respeito à saúde dos funcionários. Com o gerenciamento se dando de forma mais tecnológica, isto é, mais ágil, a expectativa é que sejam zeradas as falhas que, porventura, ameacem comprometer todo o trabalho. Assim, os funcionários são mais poupados. A eles, recaem responsabilidades novas, mas que garantem a segurança e, por que não dizer, a qualidade de vida. Funcionários poupados e produtividade em alta. Esse é o futuro das relações na quarta Revolução Industrial.

O mercado está cada vez mais dinâmico. Recorrer às novas tecnologias, ou seja, usá-las como braço direito do seu negócio é o tipo de coisa que não se pode abrir mão. Manter-se atualizado é vital para estar em sintonia com as novidades dos novos tempos, da era digital, do novo ambiente empresarial para garantir o melhor ao consumidor.

O que esse cenário exige do profissional?

Quanto maior for a sua familiaridade com as tecnologias da Indústria 4.0, mais capacitado o CEO estará tanto para lidar com elas como para liderar a sua equipe. A atualização a que nos referimos no tópico anterior não se restringe à empresa. Cabe ao profissional fazer da sua força de trabalho necessária para o bom andamento da empresa, independente da crescente presença tecnológica que, a princípio, o dispensa. Ele deve acompanhar todas as evoluções se não quiser ser substituído por um sistema ou por uma máquina.  

O novo consumidor exige uma nova postura das empresas, que devem se adequar ao processo de transformação pela qual passa o mercado a fim de trabalhar com maior eficiência para obter os melhores resultados. Todos os segmentos devem estar atentos a isso. A quarta Revolução Industrial é uma realidade. Ignorá-la, definitivamente, não é um bom negócio. É preciso não apenas se adaptar, mas também se reinventar, ceder ao novo, se render àquilo que só vem a somar e que irá potencializar as suas vendas. A era digital está aí e as mudanças não param de acontecer. Não deixe de acompanhá-las.

A quarta Revolução Industrial é uma realidade. Ignorá-la, definitivamente, não é um bom negócio. É preciso não apenas se adaptar, mas também se reinventar, ceder ao novo, se render àquilo que só vem a somar e que irá potencializar as suas vendas.

A Tsuru Agência Digital tem as dicas ideais para inserir a sua empresa no modelo Indústria 4.0. Quer conhecê-las? Então, fale conosco.