Em um cenário de tanta competitividade, a informação é, sem dúvidas, um diferencial para as empresas de qualquer segmento. Quando se fala em marketing e vendas B2B, isso se torna ainda mais importante, o que faz da integração de dados uma tarefa necessária para o seu negócio.

Imagine que o CRM tem uma série de dados sobre os clientes da sua companhia e, enquanto isso, a equipe de marketing está desenvolvendo uma campanha para atrair mais leads qualificados. Se esses dois universos não se conectarem, as chances de sucesso reduzem bastante, não é mesmo?

Para que você não tenha dúvidas do potencial que a integração de dados pode proporcionar para uma estratégia de marketing e vendas B2B, preparamos este conteúdo com todos os diferenciais que a conexão entre as suas plataformas pode ser fundamental. Continue a leitura para conferir!

Integração entre setores: ganhando em eficiência

A integração de dados quebra as barreiras entre os departamentos de uma empresa, possibilitando uma comunicação mais eficiente e alinhada. No contexto B2B, essa integração é essencial para o alinhamento entre marketing e vendas, por exemplo.

A equipe de marketing pode fornecer informações valiosas sobre os leads que estão gerando, e a equipe de vendas pode compartilhar feedback sobre a qualidade desses leads. No final das contas, isso representa um maior alinhamento em relação aos objetivos da companhia.

Além disso, é uma estratégia que permite ajustes em tempo real na estratégia de marketing, garantindo que os leads gerados estejam alinhados com o perfil desejado pela equipe de vendas. O resultado final da integração de dados, portanto, é a maior eficiência na busca por conversões.

Geração de insights: tomada de decisões baseadas em dados

Muitas empresas ou setores falam que tomam decisões baseadas em dados, certo? Mas quando apenas uma visão é capturada, as chances de que essas escolhas sejam realmente eficientes diminuem bastante. A partir da integração, é possível criar uma visão abrangente das operações de marketing e vendas B2B.

Ao consolidar informações de várias fontes, as empresas podem obter insights mais valiosos. E são esses insights que permitem que as equipes de marketing e vendas tomem decisões informadas e estratégicas, validando a partir de diferentes fontes o caminho que foi escolhido.

Quer um exemplo? Ao analisar dados de desempenho de campanhas de marketing e rastrear a jornada do cliente, as empresas podem identificar padrões de comportamento, o que pode ser usado para otimizar estratégias futuras e evitar o desperdício de verba com campanhas não segmentadas.

A análise de dados também pode ajudar a identificar quais canais de marketing são mais eficazes na geração de leads e conversões. Isso permite a alocação de recursos de maneira mais inteligente e direcionada, potencializando o Retorno sobre o Investimento (ROI).

Atração de leads qualificados: mais chances de conversões

O tempo de conversão no mercado B2B costuma ser um entrave para muitos negócios, mas a qualificação de leads não só acelera esse processo, como torna ele mais eficiente. E a resposta para conseguir isso pode estar na integração de dados entre marketing e vendas B2B.

Ao combinar informações demográficas, comportamentais e de histórico de compra, é possível criar perfis detalhados dos clientes ideais. Um trabalho que pode direcionar os esforços de marketing para atrair leads com melhor scoring e que têm maior probabilidade de se tornarem clientes de longo prazo.

Além disso, a integração de dados também permite a personalização de campanhas de marketing, por exemplo, nas redes sociais. Compreender as preferências e necessidades específicas de cada lead qualificado pode aumentar a eficiência do time comercial, potencializando as conversões.

Imagine que um lead demonstrou interesse em um produto ou serviço específico, por que perder tempo com outras soluções? As campanhas são direcionadas e, consequentemente, o time comercial já pode fazer uma abordagem mais avançada nos próximos contatos.

Aumento da produtividade: criação de diferencial competitivo

Outra característica marcante do segmento B2B é a competitividade e as pequenas margens que as empresas têm, não é mesmo? Por isso, é preciso trabalhar nessas mesmas margens para criar diferenciais e uma das alternativas é a integração de dados para direcionar melhor os seus esforços.

Com diferentes plataformas conectadas, também é possível automatizar tarefas repetitivas, como a qualificação de leads, o rastreamento de interações com clientes e o envio de e-mails de acompanhamento, permitindo que as equipes se concentrem em atividades de maior valor agregado.

Além disso, a integração de dados simplifica a gestão de pipelines de vendas e funis de marketing. Ao centralizar todas as informações relevantes em uma única plataforma, as equipes podem acessar facilmente dados atualizados e tomar decisões mais rapidamente, reduzindo o desperdício de tempo no dia a dia.

No momento em que data-driven se torna um conceito tão importante, não basta ter todos esses dados em áreas diferentes da sua empresa. Eles precisam se conectar e, assim, abrir uma série de oportunidades para que o seu negócio consiga criar diferenciais competitivos.

Apesar de ser um elemento importante na estratégia de qualquer negócio B2B, nem sempre é fácil realizar a integração de dados, certo? O que acha, então, de contar com o time de especialistas da Tsuru para conectar todas essas informações? Fale agora mesmo com nosso time comercial!