Integrar uma estratégia de Inbound Marketing a uma ferramenta de CRM é um meio muito eficaz de gerar ótimos resultados. Algumas características comuns a ambos, quando somadas, levam ao aumento das vendas e ao excelente desempenho financeiro de uma empresa. Dito isso, cabe lembrar que tanto um quanto outro tem como meta atrair o público-alvo, fidelizá-lo, atender às suas necessidades e, com tudo isso, fazer com que as vendas sejam uma realidade. Unir forças é o segredo do sucesso.

O Inbound Marketing e suas 4 etapas

Sabemos que o Inbound Marketing consiste em seguir 4 principais etapas: atrair, converter, fechar e encantar. Em poucas palavras, o Inbound se caracteriza, basicamente, em levar pessoas para os canais digitais da empresa e, uma vez atraídos, transformá-los em leads, que se tornam qualificados graças ao investimento em um conteúdo específico para esse público, isto é, de seu interesse, e às eficazes técnicas de SEO. Com a área de marketing e os setores de vendas e atendimento unidos, as ações ficam mais organizadas, isto é, o gerenciamento dos canais digitais (páginas e redes sociais), o acompanhamento dos estágios dos leads no funil de vendas, o lançamento e o monitoramento de campanhas se fundem de modo que as equipes de atendimento e de vendas possam atuar. Tudo fica muito mais prático.  

Gestão comercial via CRM

As atividades de uma empresa giram em torno do cliente, de suas necessidades e de como ela, a empresa, pode satisfazê-lo. Quando o setor de marketing identifica um lead qualificado, ele imediatamente o direciona ao CRM, de modo que o setor de vendas tenha acesso ao perfil desse contato e se encarregue de fazer a sua parte. Desta forma, as informações desse lead obtidas no fluxo de nutrição se concentram em um mesmo lugar. Vale ressaltar que tais informações são tão valiosas para o time de vendas quanto para o Inbound Marketing.

Por que fazer essa integração?

Uma empresa de sucesso é formada por uma equipe que, subdividida por setores, melhora o seu funcionamento, o relacionamento com o público e, consequentemente, o seu resultado. Com a integração do Inbound com o CRM, o trabalho desenvolvido por cada um desses setores encontra facilidades e mais meios que levam a acertos, visto que cada passo é estudado. Assim, com uma equipe auxiliando a outra, o retorno final tende a ser o melhor possível. Pense assim: se o setor de marketing repassa ao setor de vendas informações sobre o perfil de um potencial cliente, por exemplo, certamente esse profissional irá explorar a técnica de abordagem com mais chances de trazer um retorno positivo. O perfil do público é construído pouco a pouco. A partir do momento em que cada setor faz a sua parte nesse levantamento, o trabalho do outro é automaticamente impactado, ou seja, facilitado. Podemos resumir tudo isso em uma só palavra: colaboração. É através desse espírito colaborativo entre o setor de marketing e o de vendas, em que cada um faz a sua parte em prol de um bem maior, ou seja, o aumento das conversões, que os resultados aparecem.

É através desse espírito colaborativo entre o setor de marketing e o de vendas, em que cada um faz a sua parte em prol de um bem maior, ou seja, o aumento das conversões, que os resultados aparecem.

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Uma só fonte de informações

Ao unir Inbound e CRM, sua empresa direciona todas as informações sobre seus potenciais clientes em um só canal. O resultado disso? Informações mais precisas sobre o estágio dos seus leads no funil de vendas. Isso é importante porque determina que tipo de conteúdo levar para essas pessoas respeitando o ponto exato em que elas se encontram dentro de seus processos particulares de decisão de compras. Para que dispersar essas informações sobre seus leads se você pode tê-las reunidas em um só lugar? Organização é um dos elementos fundamentais para abordar e se relacionar com esses contatos de acordo com a necessidade e o grau de interesse deles pelo seu negócio. Entenda por informações todo e qualquer dado sobre seu lead: o que ele busca, quais são os seus hábitos, se costuma fazer compras online, etc.

Gerenciamento em uma só plataforma

Assim como as informações sobre os leads, que se encontram em um só lugar, o gerenciamento de todas as ações também acontece em uma mesma plataforma. Não há muito o que questionar, afinal de contas, quanto maior o controle sobre cada passo desses dado rumo às conversões, melhor. Com o gerenciamento acontecendo numa única plataforma, é possível ter acesso a qualquer dado no momento em que se quer. Não importa onde você esteja. As informações estarão lá, reunidas harmonicamente e disponíveis tão logo você as queira. Ao unificar isso em um só lugar, todo o processo fica muito mais ágil. Por que não apostar nessa integração que só traz facilidades?

A tecnologia a favor da organização

Uma tecnologia à serviço de uma completa gestão de relacionamento (CRM) aliada a uma maneira mais inteligente de abordar os leads (Inbound Marketing). O que faz dessa integração tão importante para um negócio é a possibilidade mais real de aumentar o número de conversões, de acompanhar cada etapa do processo evolutivo dos leads e a preservação deles ao final de uma venda. Unir conhecimento com o que a tecnologia pode proporcionar é a dobradinha que você precisa adotar para que a sua empresa chegue lá, ou seja, para que obtenha o retorno que você tanto deseja através de suas ações.

Quer saber mais detalhadamente sobre essas integração entre o CRM e o Inbound Marketing? Então fale conosco. A Tsuru Agência Digital coloca-se à disposição para esclarecer essa parceria melhor para você.

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