Integrar uma estratégia de Inbound Marketing a uma ferramenta de CRM é um meio muito eficaz de gerar ótimos resultados. Algumas características comuns a ambos, quando somadas, levam ao aumento das vendas e ao excelente desempenho financeiro de uma empresa. Dito isso, cabe lembrar que tanto um quanto outro tem como meta atrair o público-alvo, fidelizá-lo, atender às suas necessidades e, com tudo isso, fazer com que as vendas sejam uma realidade. Unir forças é o segredo do sucesso.

O Inbound Marketing e suas 4 etapas

Sabemos que o Inbound Marketing consiste em seguir 4 principais etapas: atrair, converter, fechar e encantar. Em poucas palavras, o Inbound se caracteriza, basicamente, em levar pessoas para os canais digitais da empresa e, uma vez atraídos, transformá-los em leads, que se tornam qualificados graças ao investimento em um conteúdo específico para esse público, isto é, de seu interesse, e às eficazes técnicas de SEO. Com a área de marketing e os setores de vendas e atendimento unidos, as ações ficam mais organizadas, isto é, o gerenciamento dos canais digitais (páginas e redes sociais), o acompanhamento dos estágios dos leads no funil de vendas, o lançamento e o monitoramento de campanhas se fundem de modo que as equipes de atendimento e de vendas possam atuar. Tudo fica muito mais prático.  

Gestão comercial via CRM

As atividades de uma empresa giram em torno do cliente, de suas necessidades e de como ela, a empresa, pode satisfazê-lo. Quando o setor de marketing identifica um lead qualificado, ele imediatamente o direciona ao CRM, de modo que o setor de vendas tenha acesso ao perfil desse contato e se encarregue de fazer a sua parte. Desta forma, as informações desse lead obtidas no fluxo de nutrição se concentram em um mesmo lugar. Vale ressaltar que tais informações são tão valiosas para o time de vendas quanto para o Inbound Marketing.

Por que fazer essa integração?

Uma empresa de sucesso é formada por uma equipe que, subdividida por setores, melhora o seu funcionamento, o relacionamento com o público e, consequentemente, o seu resultado. Com a integração do Inbound com o CRM, o trabalho desenvolvido por cada um desses setores encontra facilidades e mais meios que levam a acertos, visto que cada passo é estudado. Assim, com uma equipe auxiliando a outra, o retorno final tende a ser o melhor possível. Pense assim: se o setor de marketing repassa ao setor de vendas informações sobre o perfil de um potencial cliente, por exemplo, certamente esse profissional irá explorar a técnica de abordagem com mais chances de trazer um retorno positivo. O perfil do público é construído pouco a pouco. A partir do momento em que cada setor faz a sua parte nesse levantamento, o trabalho do outro é automaticamente impactado, ou seja, facilitado. Podemos resumir tudo isso em uma só palavra: colaboração. É através desse espírito colaborativo entre o setor de marketing e o de vendas, em que cada um faz a sua parte em prol de um bem maior, ou seja, o aumento das conversões, que os resultados aparecem.

É através desse espírito colaborativo entre o setor de marketing e o de vendas, em que cada um faz a sua parte em prol de um bem maior, ou seja, o aumento das conversões, que os resultados aparecem.

Uma só fonte de informações

Ao unir Inbound e CRM, sua empresa direciona todas as informações sobre seus potenciais clientes em um só canal. O resultado disso? Informações mais precisas sobre o estágio dos seus leads no funil de vendas. Isso é importante porque determina que tipo de conteúdo levar para essas pessoas respeitando o ponto exato em que elas se encontram dentro de seus processos particulares de decisão de compras. Para que dispersar essas informações sobre seus leads se você pode tê-las reunidas em um só lugar? Organização é um dos elementos fundamentais para abordar e se relacionar com esses contatos de acordo com a necessidade e o grau de interesse deles pelo seu negócio. Entenda por informações todo e qualquer dado sobre seu lead: o que ele busca, quais são os seus hábitos, se costuma fazer compras online, etc.

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Gerenciamento em uma só plataforma

Assim como as informações sobre os leads, que se encontram em um só lugar, o gerenciamento de todas as ações também acontece em uma mesma plataforma. Não há muito o que questionar, afinal de contas, quanto maior o controle sobre cada passo desses dado rumo às conversões, melhor. Com o gerenciamento acontecendo numa única plataforma, é possível ter acesso a qualquer dado no momento em que se quer. Não importa onde você esteja. As informações estarão lá, reunidas harmonicamente e disponíveis tão logo você as queira. Ao unificar isso em um só lugar, todo o processo fica muito mais ágil. Por que não apostar nessa integração que só traz facilidades?

A tecnologia a favor da organização

Uma tecnologia à serviço de uma completa gestão de relacionamento (CRM) aliada a uma maneira mais inteligente de abordar os leads (Inbound Marketing). O que faz dessa integração tão importante para um negócio é a possibilidade mais real de aumentar o número de conversões, de acompanhar cada etapa do processo evolutivo dos leads e a preservação deles ao final de uma venda. Unir conhecimento com o que a tecnologia pode proporcionar é a dobradinha que você precisa adotar para que a sua empresa chegue lá, ou seja, para que obtenha o retorno que você tanto deseja através de suas ações.

Quer saber mais detalhadamente sobre essas integração entre o CRM e o Inbound Marketing? Então fale conosco. A Tsuru Agência Digital coloca-se à disposição para esclarecer essa parceria melhor para você.

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