A chegada da 4ª Revolução Industrial marca a digitalização do setor que, cada dia mais, está cheio de inovações e tecnologia. E contar com uma boa estratégia de marketing digital para indústrias é indispensável, não só para marcar presença no mercado. Mas, também, para ensinar e compartilhar informações sobre as máquinas inteligentes, processos automatizados e demais novidades da sua empresa para o seu público.

Inclusive, ele é responsável por auxiliar na criação de um relacionamento mais estreito com seus stakeholders. Também, ajuda a tornar seu negócio mais relevante e gerar autoridade, demonstrando toda a sua especialidade por meio do conteúdo de qualidade.

Para ajudá-lo a visualizar os canais de marketing digital para indústrias, preparamos este material. Continue a leitura e entenda mais!

Importância de ter uma estratégia de marketing digital para indústrias

Antes de mais nada, é importante dizer que sem planejamento estratégico de marketing digital, a indústria estará perdendo dinheiro. Inclusive, poderá não obter os resultados e expectativas que almeja. Afinal, não há mais espaço para as empresas que falam para todo mundo, mas, no fim, não se comunicam com ninguém. Então, assim como no marketing tradicional, é fundamental ter um plano para definir, por exemplo, em quais canais você irá trabalhar.

Entretanto, antes desse passo, vêm alguns processos que não devem ser deixados de lado. No marketing digital para indústrias, além de conversar com o público final, por meio de alguns canais, é preciso conversar com o mercado. Por isso, é indispensável, antes de sair criando os conteúdos, definir pontos-chave como suas buyers personas. São elas que direcionarão toda a sua comunicação. Sem saber para quem você deve comunicar, será difícil elaborar estratégias assertivas. Também, é preciso identificar em quais canais sua indústria irá apostar ou se estará presente em todos.

Conheça 3 canais do marketing digital que sua empresa precisa estar

Cada indústria possui suas características específicas e essas particularidades também se mostram na hora de se comunicarem com seu público. Mas todas, se bem trabalhado o planejamento estratégico, podem utilizar os canais do marketing digital que apresentaremos a seguir.

1. Mídias sociais

Esses canais são essenciais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital para indústrias. Inclusive, possuem grande destaque na criação do relacionamento com o público. Tanto que, de acordo com o Relatório de Visão Geral Global Digital 2021, há 4,20 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo. Sendo assim, 53% da população está nessas plataformas.

Elas fazem partem da estratégia de Inbound Marketing e o conteúdo é focado em atrair para conversão dos objetivos da empresa. Na sequência, listamos as principais redes sociais utilizadas no Brasil, de acordo com a nossa parceira, Resultados Digitais:

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  1. Facebook;
  2. WhatsApp;
  3. YouTube;
  4. Instagram;

2. Anúncios pagos

Essa é uma solução para dar uma força à sua divulgação e trazer resultados mais rápido. De modo geral, é possível segmentar os anúncios por região, sexo, idade, interesses e outras características. No marketing digital para indústrias, você pode utilizar a mídia paga em algumas das plataformas abaixo.

  • LinkedIn Ads: possui um excelente nível de segmentação para o marketing B2B. Por exibir os anúncios para o seu ICP (Ideal Customer Profile),  diminui a jornada de compra, aumentando as chances de gerar um lead Também é possível definir o investimento na plataforma e angariar dados de desempenho e conversões.
  • Facebook Ads: permite criar e editar diversos tipos de anúncios dentro da plataforma. Ele gera dados importantes, para saber se o investimento está dando retorno. Recentemente, uma atualização do iOS 14, sistema operacional da Apple, impactou essa plataforma.
  • Instagram Ads:para divulgar nessa rede social, você utiliza as mesmas ferramentas da plataforma acima. Facebook e Instagram são integrados.
  • Google Ads: o maior serviço de publicidade do Google, são os anúncios que aparecem quando se faz uma busca por meio de uma palavra-chave. Também podem aparecer em formato de vídeo e banner.
  • YouTube Ads: como pertence ao Google, sua plataforma de anúncios está interligada à já mencionada.

Para saber mais sobre o porquê investir em anúncios pagos, leia Fantasma da mídia orgânica: por que algumas indústrias ainda insistem somente nesse modelo?

3. E-mail marketing

Esta ainda é uma estratégia muito eficiente no marketing digital para indústrias. Entretanto, para que isso seja possível, é preciso fazer um trabalho em conjunto, utilizando-o integrado a outros canais. Assim, pode-se gerar leads e vendas. Esse canal ainda consegue conversar de modo privado e pode ser personalizado para cada pessoa.

A métrica mais importante para o e-mail marketing é a taxa de abertura. Ou seja, sua empresa quer que as pessoas abram suas mensagens e visualizem o que você oferece. Também, crie estratégias de segmentação de lista, para atingir diversas pessoas e fique de olho na quantidade de e-mails enviados e aos horários.

Deixamos uma dica bônus para a execução do seu planejamento estratégico e ações de marketing digital para indústrias. Conte com uma agência especialista, como a Agência Tsuru.

Agora que você viu os canais on-line que sua empresa precisa estar, confira, também, como a indústria pode se beneficiar com o marketing digital.