Para as instituições de ensino, o marketing tradicional sempre foi um grande aliado. Em épocas de matrícula, outdoors, VTs, anúncios impressos e outras ações off-line fazem parte do cronograma de divulgação. A má notícia é que, apenas isso, já não surte mais o efeito desejado. E é aqui que o marketing de conteúdo entra como uma opção para quem quer se posicionar e atrair mais estudantes. De acordo com o Censo da Educação Básica 2020, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve uma queda de 7,1% no número de matrículas na rede privada em 2020. Para reverter esse quadro, é preciso encontrar novas formas de se relacionar com o público.

Hoje, vamos mostrar como o marketing de conteúdo pode ajudar as instituições de ensino nesse objetivo. Você também entenderá como a interação nas mídias é importante para alcançar os resultados. Acompanhe!

Por que o marketing de conteúdo é tão importante para instituições de ensino?

A resposta é simples: porque o seu público está na internet. E, aqui, estamos falando dos dois alvos de interesse das escolas privadas: os pais, que são os decisores, e os alunos, que influenciam nessa escolha. Mas o marketing de conteúdo tem outras vantagens, além do aumento na taxa de conversão, como você pode ver a seguir.

  • Constrói autoridade: escolher uma instituição de ensino é bem diferente de escolher um produto. Isso porque devem ser considerados aspectos importantes como o impacto financeiro e, também, os valores educacionais que serão oferecidos. Então, essa, definitivamente, não é uma decisão que se toma por impulso. Ao nutrir os prospects com materiais ricos e informativos, consegue-se um posicionamento muito mais consistente, onde a marca se coloca como autoridade no assunto.
  • Mantém presença o ano todo: aparecer apenas nos meses em que as matrículas estão abertas é um dos principais erros que as instituições cometem no marketing digital. O marketing de conteúdo ajuda a manter a relevância da escola ao estabelecer contato frequente com as Por meio de um calendário editorial consistente, a interação nas mídias aumenta e, com isso, o ranqueamento das páginas melhora;
  • Cria um relacionamento: o marketing de conteúdo é responsável por estreitar o vínculo entre a marca e o público. É claro que isso não se conquista da noite para o dia e muito trabalho precisa ser feito para se colocar como uma referência para as personas

Outra característica interessante do marketing de conteúdo para instituições de ensino é que ele possibilita que a conversa vá além de apenas expor as vantagens de estudar em determinada escola. Assuntos relevantes para o público também devem ter espaço na curadoria! Assim, a interação nas mídias é estimulada e o buzz ajuda a marca a alcançar resultados ainda melhores.

Qual o papel da interação nas mídias para os resultados?

As redes sociais têm um papel relevante no marketing de conteúdo por dois motivos. O primeiro é que elas permitem uma interação muito mais ágil com o público. A resposta às postagens é imediata e, assim, é fácil estabelecer uma conversa dinâmica com os usuários. O segundo, é que esses canais são ideais para divulgar os materiais produzidos em outros meios, como o blog.

Mantê-las atualizadas, inclusive, é fundamental para que a marca alcance relevância. Isso porque os algoritmos privilegiam aqueles perfis que são interessantes para os usuários. É claro que os critérios para classificar uma conta variam de acordo com a rede social. Mas o Instagram é um bom exemplo do que queremos mostrar.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Nele, o algoritmo analisa três critérios-chave para determinar o ranqueamento:

  • temporalidade: são favorecidas as publicações mais recentes e, por isso, é tão importante manter as atualizações frequentes;
  • engajamento: quanto mais as pessoas interagirem com a conta, mais relevante ela é para o algoritmo. Isso vale para comentários, curtidas e número de pessoas que salvaram a publicação;
  • relacionamento: ele precisa ser uma via de mão dupla! Então, nada de deixar os usuários sem resposta. Toda interação da conta é válida e ajuda a página a aparecer mais na timeline.

O responsável por estimular a interação nas mídias, claro, é o conteúdo. Elas servem, também, como um termômetro do sucesso da estratégia. Como a resposta às publicações é rápida, é possível constatar o que mais agrada ao público, quais pontos devem ser reforçados ― ou deixados de lado ― e, até, os horários mais adequados para as postagens.

Inclusive, essa é mais uma vantagem do marketing de conteúdo para as instituições de ensino. Enquanto no off era preciso esperar o fim da campanha para conhecer os resultados, no digital isso pode ser acompanhado em tempo real, com base em dados.

Agora que você já sabe a importância do marketing de conteúdo e da interação nas mídias para aumentar a sua taxa de conversão, entre em contato com a Agência Tsuru e agende uma conversa. Leia também o artigo Marketing educacional: o que as instituições estão fazendo para estarem mais próximas à nova geração. Nele, mostramos um pouco sobre o perfil da geração Z e o que as escolas podem fazer para conquistar a atenção dela.