A construção do perfil online de uma marca é um processo muito importante que precisa ser pensado antes mesmo de começar quaisquer ações online. Criar essa identidade é fundamental, uma vez que ajuda a empresa a definir o estilo, a linguagem e a abordagem na web. Uma eficaz estratégia de marketing de conteúdo, bem definida e executada, contribui para que o sucesso faça parte da rotina do seu negócio.

Primeiro passo: brand persona

Para começo de conversa, vamos falar sobre o que chamamos de brand persona, etapa que consiste em atribuir à marca características que facilitem o diálogo com o público e criem para ela um tom tão próprio, que as pessoas, sem dificuldade, reconheçam como sendo unicamente do seu negócio. Assim como nós temos peculiaridades, estilos muito nossos que nos caracterizam, uma marca também pode criar uma identidade na web que faça dela facilmente reconhecida por quem a acompanha e tem afinidade.

Na elaboração dessa brand persona, é preciso conhecer muito bem o público-alvo, de modo que o perfil da sua empresa esteja inserido no universo dele e essa identificação seja um processo natural. Saiba muito bem e antecipadamente o que você espera que as pessoas sintam e pensem sobre a sua marca, quais palavras a definem e o que não tem nada a ver com ela. Acredite. Isso irá ajudá-lo a construir o perfil da sua empresa na Internet.

Lembre-se: ter uma persona bem definida contribui para aumentar o engajamento, as conversões e a sua empresa só tem a ganhar com tudo isso.

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Investimento que vale a pena

Vale dizer que este é um processo gradual. Embora seja necessário saber previamente o que você pretende conquistar com as redes sociais, o retorno não é imediato. Leva um tempo até que o resultado comece a aparecer, então o melhor que você tem a fazer é encarar isso como um investimento. O dia a dia da marca no ambiente online e o relacionamento com o público é que irão moldar, passo a passo, essa identidade.

Publicação constante e pertinente

A regularidade das publicações é outro aspecto importante que as marcas que investem em marketing de conteúdo não podem esquecer. Entenda por “publicações” qualquer tipo de conteúdo, não apenas o textual. Convém alimentar o Facebook, o Instagram ou o blog, por exemplo, com alguma frequência, independentemente de este conteúdo ser texto, imagem, áudio ou vídeo. O que não dá é para espaçar demais essas postagens e perder oportunidades preciosas de estreitar laços com o público.

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Investir em conteúdo de qualidade é e sempre será vital para o crescimento e para o excelente relacionamento da sua marca com o público, especialmente na Internet.

De que adianta escrever se ninguém lê?

Este é um ponto que muitas empresas questionam. Basta lançar conteúdo e não ter público interessado em ler o que vai parar no seu blog? A resposta você já deve imaginar: não. Alimentar um blog constantemente é, sim, conforme dissemos, muito importante, mas é preciso saber o que levar para o canal. De nada adianta se dedicar a mantê-lo sempre atualizado se não há um elemento que fisgue o público e o faça se interessar pelo que você, através da sua marca, tem a dizer. Tão fundamental quanto isso é saber promover cada publicação, não apenas para deixá-las em evidência, mas também para despertar nas pessoas a vontade de consumir aquela informação.

Some um bom conteúdo a uma boa estratégia para promovê-lo e assim, você terá o retorno que tanto espera.

Conteúdo que gera mais conteúdo

Um conteúdo pode se desdobrar e servir a outras fases do processo de comunicação da sua empresa. Quer um exemplo? Uma apresentação num evento pode se dividir em diversos artigos para o blog.

Tudo o que você precisa ter é visão e sensibilidade para perceber que nada se perde. Tudo pode ser aproveitado de uma maneira diferente, inovadora, criativa. Não estamos sugerindo aqui que a sua marca maquie um conteúdo e o reproduza repetidas vezes. Não é isso. Estamos falando da possibilidade de explorar o potencial que um determinado material pode ter e não se ater a um evento isolado. Se rendeu uma bela apresentação, não tem por que descartar. Pense de que maneira aquele material cuidadosamente preparado pode ser útil para a sua empresa e como ele pode aparecer nos seus canais digitais.

Tem dúvidas com relação à elaboração de estratégias de marketing de conteúdo da sua empresa? Entre em contato conosco para que possamos sugerir algumas e dar dicas exclusivas para o seu negócio.