Manter o consumidor sempre próximo da sua marca. Esse é o propósito maior do marketing de relacionamento, estratégia que, como sugere o nome, investe no contato, ou melhor, numa relação mais direta com o público-alvo, seja ele um potencial novo cliente, seja ele um cliente antigo, porém afastado.

O que falam sobre a sua marca?

Antes de tudo, tome conhecimento do que tem sido dito sobre o seu negócio. A internet facilita muito o acesso a esse tipo de informação que norteará as ações da sua empresa. É de suma importância ter um feedback, em tempo real, do que as pessoas pensam sobre o produto ou serviço oferecido pela sua empresa e é a internet a sua maior aliada para colher essas impressões, positivas ou negativas, acerca do que a sua marca desenvolve.

Adote uma linguagem adequada

Um dos primeiros passos para se valer das estratégias de marketing de relacionamento diz respeito à maneira com que a sua empresa se comunica com o seu público. Trace o perfil dessas pessoas, isto é, elabore uma persona, de modo que você saiba exatamente a melhor maneira de se comunicar com ele. Parece clichê mas é verdade: sua marca precisa falar a língua do público que pretende atingir. Esse trabalho que visa se aproximar da maneira que o público-alvo tem de se relacionar, livre de formalidades ou focado em um tom mais engessado, dado às gírias ou avesso a elas vai depender de quem você pretende atingir com a sua marca.

Sua marca precisa falar a língua do público que pretende atingir.

Procure quem anda sumido

Há casos de clientes afastados da empresa que só precisam de um contato para retomar a relação e lembrar quão bons são os produtos ou serviços oferecidos e que, em algum momento anterior, os atendeu plenamente. Dizer a falta que fazem e sugerir uma volta é uma excelente alternativa para recuperar essa relação que um dia existiu e que, hoje, anda adormecida. Vale a pena, por exemplo, recorrer à nutrição de leads, com conteúdos atualizados, completos e que vendem positivamente a imagem da empresa, de modo que esses contatos sumidos sintam-se motivados a novamente se relacionar.

Pintou problema? Mostre a solução

Nem sempre reclamações são pontos exclusivamente negativos. Com jogo de cintura, é possível mudar a imagem ruim que um cliente, porventura, possa ter da sua empresa oferecendo a solução de que ele tanto precisa. Detectou um problema? Uma insatisfação? Não hesite em fazer contato com essa pessoa e em mostrar para ela que a sua empresa é capaz de se retratar e de resolver o que for necessário.

Quer surpreender mais ainda um cliente insatisfeito? Além da solução, ofereça também algo que ele desconheça, mas que também agregue valor, isto é, que o faça ver o seu negócio com bons olhos. Não se limite a apenas apresentar a solução de um problema. Embora isso seja muito bom, ter uma carta na manga capaz de conquistar, de vez, a satisfação do cliente é ainda melhor.

O marketing de relacionamento é vital para toda empresa que deseja fidelizar clientes novos e resgatar clientes antigos. Se este é o seu propósito para o próximo ano, não hesite em falar conosco.