Manter o consumidor sempre próximo da sua marca. Esse é o propósito maior do marketing de relacionamento, estratégia que, como sugere o nome, investe no contato, ou melhor, numa relação mais direta com o público-alvo, seja ele um potencial novo cliente, seja ele um cliente antigo, porém afastado.

O que falam sobre a sua marca?

Antes de tudo, tome conhecimento do que tem sido dito sobre o seu negócio. A internet facilita muito o acesso a esse tipo de informação que norteará as ações da sua empresa. É de suma importância ter um feedback, em tempo real, do que as pessoas pensam sobre o produto ou serviço oferecido pela sua empresa e é a internet a sua maior aliada para colher essas impressões, positivas ou negativas, acerca do que a sua marca desenvolve.

Adote uma linguagem adequada

Um dos primeiros passos para se valer das estratégias de marketing de relacionamento diz respeito à maneira com que a sua empresa se comunica com o seu público. Trace o perfil dessas pessoas, isto é, elabore uma persona, de modo que você saiba exatamente a melhor maneira de se comunicar com ele. Parece clichê mas é verdade: sua marca precisa falar a língua do público que pretende atingir. Esse trabalho que visa se aproximar da maneira que o público-alvo tem de se relacionar, livre de formalidades ou focado em um tom mais engessado, dado às gírias ou avesso a elas vai depender de quem você pretende atingir com a sua marca.

Sua marca precisa falar a língua do público que pretende atingir.

Procure quem anda sumido

Há casos de clientes afastados da empresa que só precisam de um contato para retomar a relação e lembrar quão bons são os produtos ou serviços oferecidos e que, em algum momento anterior, os atendeu plenamente. Dizer a falta que fazem e sugerir uma volta é uma excelente alternativa para recuperar essa relação que um dia existiu e que, hoje, anda adormecida. Vale a pena, por exemplo, recorrer à nutrição de leads, com conteúdos atualizados, completos e que vendem positivamente a imagem da empresa, de modo que esses contatos sumidos sintam-se motivados a novamente se relacionar.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Pintou problema? Mostre a solução

Nem sempre reclamações são pontos exclusivamente negativos. Com jogo de cintura, é possível mudar a imagem ruim que um cliente, porventura, possa ter da sua empresa oferecendo a solução de que ele tanto precisa. Detectou um problema? Uma insatisfação? Não hesite em fazer contato com essa pessoa e em mostrar para ela que a sua empresa é capaz de se retratar e de resolver o que for necessário.

Quer surpreender mais ainda um cliente insatisfeito? Além da solução, ofereça também algo que ele desconheça, mas que também agregue valor, isto é, que o faça ver o seu negócio com bons olhos. Não se limite a apenas apresentar a solução de um problema. Embora isso seja muito bom, ter uma carta na manga capaz de conquistar, de vez, a satisfação do cliente é ainda melhor.

O marketing de relacionamento é vital para toda empresa que deseja fidelizar clientes novos e resgatar clientes antigos. Se este é o seu propósito para o próximo ano, não hesite em falar conosco.

Campanha Planejamento 2021