Por mais que a sua empresa preste serviços na área da tecnologia, pode ser que o seu marketing digital ainda esteja engatinhando quando o assunto é inovação. Atrair clientes, estudar os canais mais atrativos, analisar as taxas de conversão e operacionalizar a melhor forma de vender o seu negócio são tarefas que demandam tempo e conhecimento 

boa notícia é que a internet traz uma série de opções e estratégias que podem ser adaptadas para empresas de todos os portes. Hoje, não são apenas os grandes que têm um marketing de qualidade à disposição. Mas, para aproveitar desse potencial, é preciso estar disposto a quebrar alguns paradigmas e pensar diferente. 

Neste artigo, vamos mostrar 3 formas de inovar no marketing digital, mesmo que a tecnologia já seja o cerne do seu negócio. 

3 dicas para empresas de tecnologia inovarem no marketing digital 

Independente de qual seja o produto ou serviço que você oferece, é inegável que este é um ótimo momento para as empresas de tecnologia. Só para se ter uma ideia, em 2019, setor de TI movimentou cerca de US$ 86 bi. Para 2020, era esperado um crescimento de 4,9% no mercado nacional. Então, veio a pandemia e, com ela, alguns impactos no setor. Porém, de acordo com o estudo “IDC WW COVID-19 – Impact on IT Spending Survey”, mesmo que as previsões sejam mais modestas para 2021, ainda é possível observar o crescimento. 

Ou seja, existe demanda e o mercado está pronto para investir em tecnologia. Mas e como você vem se posicionando para que, dentre tantas opções, a sua solução seja a escolhida pelo cliente? É aqui que o marketing digital entra para fazer a diferença. 

1. Entenda de marketing digital, mas não muito

Quem trabalha com tecnologia sabe que tudo muda, o tempo todo. Com o marketing digital acontece a mesma coisa. Não apenas na esfera do que pode ser feito, mas, tambémpara quem deve ser feitoEntender quem é o seu público, como atingi-lo e se posicionar junto a ele é o pilar que sustenta todas as ações. E, acredite, o comportamento do consumidor, seja ele B2C ou B2B, vem se transformando rapidamente. 

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Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

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Então, além de decifrar a buyer persona, é preciso criar os conteúdos e estruturar os canais para atingi-la. É importante que você saiba e compreenda o que o seu marketing digital está fazendo, mas tenha cuidado para desviar a atenção do que é, de fato, essencial para o crescimento do seu negócio ― como a inovação e melhoramento dos seus produtos ou serviços. Por isso, é importante contar com uma equipe ― interna ou externa ― que possa assumir integralmente essa demanda. 

2. Invista na automação

As rotinas do marketing digital podem ser complexas, com tantos relatórios, análises e decisões que precisam ser tomadas instantaneamente. Acompanhar a jornada do lead, qualificá-lo e organizar as ações fica muito mais fácil com a ajuda da tecnologia. Hoje, já é possível encontrar softwares que automatizam essas funções. Isso, claro, representa um enorme ganho de tempo e eficiência das operações. 

Contar com esse recurso, inclusive, é determinante para o sucesso de qualquer estratégia. Isso porque pouco adianta gerar um conteúdo que atraia leads e não conseguir distribuí-los nas etapas do funil de vendas corretamente.  

3. Explore todo o potencial do Google

Quando você procura por uma empresa, provavelmente, recorre ao Google, certo? A sua buyer persona, também! E mesmo com tanta concorrência, esse é um terreno fértil para quem precisa de visibilidade. Mas, para isso, é preciso fazer do jeito certo. Existem três formas consagradas de conseguir um bom ranqueamento no buscador, que você confere abaixo. 

  • Google Adsaqui, estão os anúncios pagos. Mas só pagar por ele não garante que os seus estarão na primeira página. Outras empresas também se interessam pela mesma palavra-chave que você, então, é preciso haver alguns “critérios de desempate”. O valor, claro, é um deles, mas a relevância do seu material e página para a qual o usuário será direcionado têm peso nessa seleção. 
  • SEOtécnicas que otimizam o conteúdo de acordo com o que os algoritmos do Google consideram mais importante. Este artigo, por exemplo, foi escrito de acordo com essas orientações. Saber quais elas são é o que fará com que o seu site ou blog fique mais “amigável” para o buscador. 
  • Vídeos: o YouTube não é nenhuma novidade, mas poucos ainda dão a atenção que ele merece nos planejamentos de marketing digital. Vale lembrar que essa plataforma é o segundo maior buscador do mundo, então, é mais um ponto de contato que deve ser explorado. 

Como você pôde ver, o marketing digital engloba muitas frentes e todas elas podem ser utilizadas por empresas de tecnologia. Saber como e para quem divulgar o seu negócio é o primeiro passo para gerar leads qualificados e, consequentemente, aumentar as conversões. 

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