De acordo com David Skok, existem três fatores-chave para o sucesso de um negócio software as a service. Segundo o fundador do site For Entrepreneurs, listado como o segundo melhor da categoria empreendedorismo pela Forbes, são eles: aquisição, retenção e monetização. Para alcançá-los, o marketing digital para SaaS pode contribuir com ações importantes nessas três frentes.

Negócios desse segmento se diferenciam dos demais pelo fato da sua lucratividade estar diretamente atrelada ao pagamento mês a mês. Isso faz com que, de certo modo, a “conquista” do cliente aconteça a cada 30 dias. Caso contrário, a assinatura é cancelada e, com ela, vai-se embora tudo o que foi investido na aquisição daquele contrato. Portanto, é fundamental estruturar ações de retenção. Dessa forma, é possível aumentar o lifetime value, o lucro que a empresa obtém ao longo de todo o relacionamento.

Certo, mas e como o marketing digital para SaaS pode ajudar a atrair novos clientes, manter engajados os já conquistados e, ainda, monetizar sobre as assinaturas atuais? Essa pergunta tem muitas respostas e, abaixo, você confere as principais. Acompanhe!

Como o marketing digital para SaaS ajuda a escalar as vendas

Mesmo com a tecnologia no core business, não é raro encontrar empresas SaaS que resistam às estratégias de marketing digital. Os motivos são muitos: falta de conhecimento, tempo ou, até, por já terem testado e não alcançado os resultados prometidos. Independente da razão, o fato é que demorar para aderir a ações consistentes de atração e venda no on-line pode custar muito caro para o negócio. E, aqui, não falamos apenas em termos financeiros, mas, principalmente, em competitividade.

Manter o contato com os usuários, captar os leads, convertê-los e fidelizá-los são ações que ganham destaque no marketing digital para SaaS. Veja como essa estratégia é responsável por escalar as vendas de tech business.

1. Conteúdo relevante e adequado à persona

Não importa se o canal utilizado para atingir a buyer persona são as redes sociais, e-mail marketing ou blog. Em todos eles, o conteúdo precisa ser rico e relevante. Além de manter o contato entre empresa e usuários, ele tem uma missão importante de educar o prospect e construir autoridade.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Outro ponto que não podemos deixar de citar é que os softwares estão em constante evolução. Durante uma assinatura de um ano, por exemplo, o cliente receberá uma série de atualizações. E é seu dever mostrar a ele que está atento a essas transformações. O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para manter os leads por dentro das novidades. Investir nessa estratégia, inclusive, é uma das tendências do marketing digital voltado para empresas SaaS.

2. Promove a interação e alimenta o time com feedbacks

O marketing digital para SaaS precisa estabelecer uma comunicação de mão dupla. Ou seja, os leads e clientes também devem ter espaço para se manifestar. E isso é ótimo por dois motivos. O primeiro, claro, quanto mais engajamento, maior o destaque da marca. O segundo é que os comentários e reações podem servir de guia para o desenvolvimento de melhorias ou, até mesmo, novos produtos.

Essa troca entre consumidores e empresas é bastante rica para mostrar o direcionamento que as estratégias, tanto do negócio quanto do marketing, devem tomar. Inclusive, todas essas interações podem servir de base para a elaboração de materiais que alimentarão o conteúdo do marketing digital para SaaS.

3. Gera dados

O marketing digital para SaaS é totalmente data-driven. Todas as ações e interações são mapeadas e geram relatórios com informações relevantes para a tomada de decisão. Assim, o time de marketing sabe exatamente o que está performando como deveria, quais estão sendo as reações do público e quais as melhorias que os clientes esperam. Ter esses dados em mãos é essencial para a assertividade das ações. E o melhor: permite que ao menor sinal de baixo desempenho, tudo possa ser readequado. Assim, não é preciso esperar as campanhas chegarem ao fim para entender os resultados.

Essas são apenas três formas que o marketing digital para SaaS usa para conseguir atingir os três fatores-chave que comentamos no início deste artigo: atração, retenção e monetização. Se seu tech business precisa transformar o digital em uma máquina de gerar leads, entre em contato com a Agência Tsuru e converse com um dos nossos especialistas.