Uma maneira de as indústrias se reposicionarem no mercado e de apostarem em novos meios para alavancarem suas vendas é investindo em Inbound Marketing. A estratégia mostra a sua eficácia em diversos segmentos. Isso não é diferente com as indústrias, ramo que, apesar de ainda muito ligado ao modelo de marketing tradicional, entende quão melhor para o seu posicionamento é investir em estratégias mais atuais.

É preciso, antes de tudo, focar no poder de vendas de associados e revendedores. Este é o ponto de partida para um novo modelo de negócio focado em uma estratégia de conteúdo dirigida, pensada cuidadosamente e direcionada para o público-alvo. Ao apostar nisso, isto é, ao investir fortemente tanto em associados quanto em revendedores, as vendas do próprio fabricante são impactadas positivamente.

Recorra às estratégias do Inbound Marketing

Se você tem o aumento das vendas e da receita como metas para a sua indústria, é bom considerar as ações do Inbound para o seu negócio. Cresça no segmento e aumente o alcance, de modo que a sua indústria encontre no cenário digital o espaço que ela precisa ter para conquistar a relevância que merece.

Foco no marketing de conteúdo

Para conquistar esse relevância no mercado que você tanto busca para o seu negócio, dê o devido valor ao marketing de conteúdo. Antes de, efetivamente, começar a escrever sobre o seu segmento de atuação, faça pesquisas na Internet. Saiba quem é o seu público, conheça as necessidades dessas pessoas e o que elas têm comentado nas redes sociais a respeito da sua indústria ou do seu ramo de atuação. Isso irá ajudá-lo a produzir um conteúdo específico, que esteja de acordo com o que elas tanto esperam encontrar em suas pesquisas. Para saber o que falam sobre o seu negócio especificamente, faça buscas no Google. Para facilitar ainda mais, crie Google Alerts com o nome da indústria.

Saiba quem é o seu público, conheça as necessidades dessas pessoas e o que elas têm comentado nas redes sociais a respeito da sua indústria ou do seu ramo de atuação.

Ao focar no marketing de conteúdo, dê destaque ao diferencial do seu negócio em relação à concorrência. Fale de seus principais pontos fortes, apresente suas soluções e explique por que os produtos produzidos por ela são as melhores opções do mercado. Além de levar ao público as vantagens do seu negócio, um bom conteúdo prepara o time de marketing, uma vez que o deixa apto a responder todas as perguntas dos potenciais clientes.

A geração de leads

Indústrias devem focar em dois tipos de público no processo de geração de leads: um, formado por revendedores e distribuidores, e outro, formado pelo consumidor final. Para cada um, seu negócio deve produzir um conteúdo específico. Neste segmento, o Inboud é aplicado de uma maneira diferente do de outros segmentos, cuja geração de leads visa atingir somente a última ponta dessa relação empresa x público, isto é, o consumidor final.

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O conteúdo voltado para clientes revendedores e distribuidores deve ter como foco o treinamento de vendas. Já o direcionado para o consumidor final deve ter o objetivo de expôr a marca e promover o seu reconhecimento.

Próximo passo: automação de marketing

Nesta etapa, os leads identificados como consumidores são direcionados para os revendedores que se encontram na mesma região. A equipe responsável pela parte comercial da indústria recebe os leads que representam oportunidades de vendas. Assim, ambos grupos de leads são abastecidos de conteúdo ainda mais específico, o que fará com que eles avancem no funil de vendas.

Esse processo também é útil quando a indústria participa de eventos do seu setor. Neste caso, ela pode criar uma Landing Page e nutrir o público participante com conteúdo específico, isto é, com o que foi apresentado na ocasião.  

Todas essas ações ajudarão a sua indústria a construir uma marca forte, relevante e a se posicionar melhor no mercado. Invista nisso! Em caso de dúvida, fale com a Tsuru Digital.

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