Que o Marketing Digital é indispensável para o sucesso de um negócio na era em que vivemos, você, certamente, já sabe. Mas você sabe dizer qual é o verdadeiro papel dele na sua empresa? De que maneira ações digitais fazem a diferença? É essa questão que levantaremos aqui, neste artigo. Nosso objetivo é fazer com que você tenha total compreensão da importância do planejamento, da geração de leads, da automação de marketing, das ferramentas digitais disponíveis e de tudo mais que ajuda a fazer um empreendimento uma referência em seu segmento, sobretudo ao público que visa atingir.

Foco na geração de leads

Este é um primeiro e importante passo dentro do marketing digital. A geração de leads nada mais é do que a identificação e a captação de potenciais futuros clientes. Antes de tudo, você precisa focar nos visitantes que se encontram no começo do funil de vendas. Este grupo é formado basicamente por pessoas que, motivadas por algum interesse, ainda que superficial, pelo seu negócio, acessaram o seu site em busca de mais informações.

Nesta primeira etapa, é preciso entender quem são elas, o que as levou ao seu canal, o que querem e, principalmente, o que fazer para preservar o interesse delas pelo seu negócio. Em suma, o objetivo aqui é transformá-las em leads. A partir do momento em que você já conhece essas pessoas e sabe de suas preferências, já é possível desenvolver um conteúdo pensando nelas, no que elas querem ver, conhecer e, a médio ou longo prazo, adquirir.

A partir do momento em que você já conhece essas pessoas e sabe de suas preferências, já é possível desenvolver um conteúdo pensando nelas, no que elas querem ver, conhecer e, a médio ou longo prazo, no que elas vão querer adquirir.

Saiba onde o seu público-alvo está

O foco da geração de leads é atrair o maior número de pessoas que se encaixam naquilo que você tem como perfil de cliente ideal. Para que mais e mais conversões aconteçam, você precisa saber quais canais o seu público-alvo utiliza. Você precisa também entender que tipo de conteúdo o torna mais engajado.

Uma maneira muito eficaz de gerar tráfego para o seu site é levando conteúdo para onde o seu público está. Ao apresentar nesses espaços um conteúdo que, de alguma maneira, desperte o seu interesse sobre um segmento ou especificamente sobre um produto ou serviço oferecido pela sua empresa, você conseguirá atrair essas pessoas para o seu canal. Isso servirá de isca para que esse público, interessado em mais conteúdo, vá direto até a fonte nas vezes seguintes, seja esta fonte o seu site, o blog, as mídias sociais ou a Landing Page.

Otimização dos mecanismos de busca

O SEO é outra parte importante que leva ao sucesso das ações de marketing digital. É preciso ter total domínio do segmento de atuação bem como ter pleno conhecimento sobre as pessoas que se pretende atingir. Tudo isso contribui para que a seleção de palavras-chave usadas para que o Google direcione as buscas ao seu site seja a mais acertada possível.

E-BOOK

Aprenda a investir em Marketing Digital sem medo de errar!

Um guia básico com o passo a passo para pequenas e médias empresas atingirem e conquistarem clientes na internet.

Baixe aqui o e-book "Os primeiros passos para PMEs no Marketing Digital"

Engajar para gerar valor

Fazer com que os leads fiquem cada vez mais envolvidos com uma marca, de modo que se tornem engajados e reconheçam o seu valor é vital para a conduzi-los ao extremo oposto do funil de vendas. Levá-los ao site e fazer com que sinta-se suficientemente motivados a voltar em oportunidades futuras é o desafio de quem tem como meta aumentar as vendas e a receita de uma empresa. Invista no relacionamento para ir, pouco a pouco, conquistando a confiança dessas pessoas.

Quando o e-mail marketing entra em cena?

O e-mail marketing ajuda a segmentar a base de leads já conquistada. A partir do momento em que uma empresa identifica um grupo de pessoas com interesses e/ou características afins e envia um conteúdo cada vez mais personalizado, ela o educa e mostra que tem muito conhecimento sobre o mercado. Tudo isso ajuda a fazer esses potenciais clientes a avançarem mais no funil de vendas.

E se a base de leads crescer muito? Como administrá-la? 

Quando a base de leads cresce muito e fica complicado personalizar o conteúdo para nichos distintos, o ideal é recorrer à automação de marketing. É preciso acompanhar e entender a evolução do interesse desses potenciais clientes e ir alimentando essa base com informações que o façam caminhar ainda mais pelo funil. Outra dica é identificar o estágio em que esses leads se encontram e gerar um conteúdo que o motive a avançar ainda mais. O segredo é não permitir que esse público fique estagnado e acabe perdendo o interesse pela sua empresa.  

A preparação para a venda

Nesta etapa, você terá de identificar os leads já prontos para partirem para a compra e encaminhá-los à equipe de vendas. Um sinal de que isso está em vias de acontecer é quando o lead, que já está muito informado sobre o seu negócio, entra em contato para esclarecer uma dúvida. Aproveite esse momento para encaminhá-lo para o carrinho de vendas. Tudo indica que ele está a poucos passos de efetuar uma compra. Só precisa de um empurrãozinho. 

Entende agora por que o Marketing Digital é tão útil para o seu negócio? Coloque-o em prática! E se precisar de consultoria para fazer isso de forma correta, já sabe, não é? Fale conosco.

E-book: Facebook para negócios locais