Hoje em dia, a presença digital é de suma importância para profissionais de todas as áreas, inclusive a médica. A internet, que há alguns anos era apenas uma ferramenta de suporte, uma vez que ajudava a fortalecer marcas, empresas e serviços, mostra-se, atualmente, como a principal delas. Ter relevância no ambiente virtual é algo que um bom profissional deve batalhar para conquistar.

Razões não faltam para justificar a atuação de profissionais do ramo de saúde neste cenário. Hoje, apresentaremos algumas delas, as principais, de modo que você reconheça por que é tão necessário investir no relacionamento virtual via redes sociais, seja para fortalecer os laços com os pacientes e se aproximar deles, seja para se firmar como uma referência em seu segmento de atuação. Você já viu aqui, nesta publicação, por que deve apostar em e-mail marketing. Agora é a vez de entender por que investir em redes sociais é igualmente importante.

Seja encontrado no Google

Um fato que não há como negar. Os hábitos de pesquisa do público, sobretudo das pessoas que buscam informações acerca de um tratamento, de um atendimento ou de um profissional mudaram. É inegável que, hoje em dia, a internet é a primeira fonte de consulta. É notório que as pessoas recorrem ao meio digital quando querem se informar a respeito de algum assunto relacionado à saúde. O fácil acesso às informações proporcionado pela internet está, literalmente, ao alcance da mão, visto que dispositivos móveis fazem disso uma tarefa simples, prática, acessível.

Com uma simples busca, o público acha a informação que deseja. O que fazer, então? Estar no caminho delas é um primeiro e importante passo. Seja encontrado nas buscas do Google, por exemplo. Se as pessoas estão atrás de informações sobre um problema de saúde ou um tratamento que você, como profissional, domina e lida no seu dia a dia, o ideal é aparecer como resultado de busca. Mostre-se para o seu público. Torne-se uma referência. Uma simples consulta no Google pode transformar meros visitantes em pacientes.

Torne-se uma referência. Uma simples consulta no Google pode transformar meros visitantes em pacientes.

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Trabalhe a confiança dos seus pacientes

As redes sociais são grandes aliadas de médicos que se colocam à disposição para esclarecer dúvidas de pacientes e de potenciais pacientes. Construa com essas pessoas uma relação de confiança. Faça com que elas sintam-se satisfeitas com o trabalho realizado por você, sobretudo com o elo que têm virtualmente. Para isso, é interessante se manter presente nesses canais digitais que ajudam a aproximar os profissionais de seu público. A relação de confiança se constrói a partir daí. Uma vez que se sente confortável, seguro e tem consciência de que poderá recorrer ao profissional de saúde com apenas alguns cliques, o público passa a estabelecer uma relação mais próxima, que culmina não só na conquista de tal confiança, como também o estimula e divulgá-lo para outras pessoas.

Receba um feedback imediato

Eis aí uma das vantagens das redes sociais para a classe médica: o retorno dos pacientes. Monitorar o grau de satisfação desse público é fundamental, uma vez que indica o que funciona nessa relação e o que precisa ser melhorado. Poder acompanhar as impressões de quem esteve em seu consultório é um excelente termômetro que o ajuda a definir os passos seguintes, a estudar melhores maneiras de divulgar o seu trabalho e a entender mais detalhadamente as necessidades desse público, tanto no que se refere ao atendimento local, no consultório,  quanto no que diz respeito ao relacionamento online. Fique de olho nesse feedback a fim de identificar os problemas, o ruído na comunicação e de promover as melhorias necessárias.

Otimize as consultas

Outra grande utilidade das redes sociais é a otimização de consultas. Explicaremos melhor. A partir do momento em que você, médico, abastece as suas redes sociais com informações sobre o seu trabalho, você não só se coloca à disposição para esclarecer as dúvidas dos potenciais pacientes como também agiliza o atendimento local. Um paciente que o acompanha em seus canais digitais, que se interessa em saber o que você tem a dizer, chega nas consultas mais bem informado, o que otimiza o tempo das consultas. Assim, tanto você quanto ele contribuem para tornar tudo muito mais ágil e ambos saem ganhando. Vale lembrar que consultas, diagnósticos e prescrições devem ser feitas única e exclusivamente no consultório.

Poderíamos ficar aqui horas falando das vantagens que justificam a presença de médicos nas redes sociais, mas queremos conversar particularmente com você. Quer conhecer outras razões? Quer entender mais a fundo de que maneira tais canais podem ajudar a torná-lo uma referência em seu ramo de atuação? Então não hesite e fale conosco.

Campanha Planejamento 2021