Ter um objetivo é o primeiro passo para alcançar o sucesso. Até porque sem saber onde se quer chegar, os esforços são mal direcionados e, claro, não o levarão a lugar algum. Um dos conceitos que vem ajudando, especialmente aqueles que estão se inserindo no on-line, é o de metas SMART. Talvez, você já o tenha visto relacionado a outros assuntos, como aqueles voltados à administração. Mas ele pode ser aplicado a qualquer área e apresenta bons resultados quando usado no marketing digital.

Neste artigo, você verá o que são as metas SMART e como colocar em prática no seu planejamento. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Afinal, o que são metas SMART?

Como você pode imaginar, SMART é uma sigla. As letras representam, respectivamente, Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based. Mesmo sendo um conceito com mais de 40 anos (usado pela primeira vez em 1981 por George T. Doran no seu artigo There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives), ainda é extremamente relevante para líderes e gestores.

Traduzindo, as metas SMART são aquelas específicas, mensuráveis, atribuíveis, realistas e temporais. Para ficar mais claro o que cada uma significa, vamos detalhá-las a seguir.

  • Específica: antes de mais nada, é preciso saber o que se quer alcançar. Aqui, define-se a meta e os meios que serão utilizados para chegar até ela.
  • Mensurável: o marketing digital, hoje, é data-driven. Isso quer dizer que as ações devem ser guiadas por dados concretos e, por isso, todo objetivo deve ser passível de mensuração.
  • Atingível: o que for proposto deve ter condições de se tornar real.
  • Relevante: o quanto essa meta contribui para o seu crescimento? Um objetivo que não tem impacto real não será tratado como prioridade.
  • Temporal: o trabalho deve ter um limite de tempo para ser realizado.

Apenas pela definição, já dá para perceber que as metas SMART devem ser desafiadoras, não desmotivadoras. Um time que se vê com dificuldades em cumprir um objetivo dificilmente se empolgará se, no próximo mês, ele for mais ambicioso. O mesmo acontece com o marketing digital. Se todos os meses as metas estabelecidas não forem cumpridas, nada mais natural que a equipe achar que nenhum esforço ajudará a bater um número maior.

Como as metas SMART auxiliam no sucesso do seu marketing digital?

O primeiro ponto de melhoria ao definir metas SMART é em relação à materialização do objetivo. Quantas vezes sua equipe já “se perdeu” por, simplesmente, não saber qual era o real resultado que se esperava? Acredite, isso é bastante comum quando falamos em marketing digital. Especialmente porque, muitas vezes, equipes de marketing e de vendas acabam não sabendo até onde devem atuar. O tratamento de leads MQS e SQL são um bom exemplo.

Então, delegar as atividades, nomeando os responsáveis, é importante para que as ações tenham andamento. Ainda, outra grande contribuição das metas SMART para o marketing digital fica por conta da mensuração. Ter métricas e KPIs que quantifiquem os resultados é indispensável para checar se as táticas foram assertivas. Se isso já era importante em 1981, quando o conceito foi criado, imagine agora, onde há inúmeras opções de coleta de dados para embasar decisões!

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Como aplicar as metas SMART no marketing digital?

Para cada problema que o seu marketing digital enfrenta, existe espaço para criação de uma meta SMART que o ajudará a superá-lo. O tráfego do seu site anda baixo? A partir dessa constatação, você pode usar um template simples para aplicar esse conceito. Veja abaixo.

A meta pode ser, então, aumentar as visitas ao site em 30% até 31 de novembro de 2022. Para isso, a equipe de marketing investirá em anúncios patrocinados, inbound marketing e estratégias de SEO.

Ou seja, temos aqui tudo que qualifica uma meta como SMART. Afinal, é extremamente relevante para o negócio que exista um bom tráfego no site. Isso é posto de maneira atingível, além de ter definidos os responsáveis e o caminho que deve ser seguido. Também, há um prazo para o atingimento.

Como você pôde ver, as metas SMART são um recurso de gestão interessante e que adequa o seu marketing digital a um mercado onde a cultura data-driven está cada vez mais difundida. E ter um parceiro para ajudar a alcançá-las tornará os resultados ainda mais expressivos. Leia o artigo “Agência de Marketing digital: como ela é fundamental para o seu negócio na internet” e confira os detalhes.