Que o Facebook é, ainda hoje, o território propício para que marcas, produtos, serviços aconteçam, não é mais novidade. O lucro das empresas que sabem investir na rede social é algo que merece ser sempre lembrado. Mas marcar presença por lá não basta. É preciso pensar em estratégias que ajudem a alavancar um negócio, de modo que os resultados sejam sempre muito positivos.

Apostar apenas no alcance orgânico da rede social já não é o bastante, devido à grande concorrência pela atenção do público no feed de notícias. É fundamental investir em Facebook Ads, em anúncios que ajudem a projetar mais as marcas, de modo que as campanhas colocadas em prática tenham um alcance mais expressivo.

O que desconsiderar na mensuração?

Dados como número de fãs da página, embora sejam empolgantes, não representam o verdadeiro desempenho das campanhas. Vale dizer que as curtidas de uma página (fãs) podem ser compradas, o que não reflete o número real de pessoas que, espontaneamente, optaram e se interessaram em seguir as publicações dela. Isso, inclusive, pode atrapalhar e muito o engajamento da sua página.

Abaixo, o que você deve considerar ao analisar o desempenho de suas campanhas:

Quantas conversões foram feitas?

Há algumas maneiras de acompanhar o bom desempenho de uma campanha. Uma delas se dá com a geração de leads, que se refere ao número de pessoas que clicaram, no Facebook, na landing page do seu negócio e, em seguida, se cadastraram porque têm interesse em receber ofertas. O número de cliques e/ou cadastros irá sinalizar a necessidade ou não de promover melhorias nessa landing page, de modo que ela, de fato, ajude a trazer mais pessoas qualificadas para o negócio.

O número de vendas concluídas é outro parâmetro para esse tipo de análise de campanha. Se esse número estiver abaixo do esperado, cabe aumentar o orçamento da ação para que isso faça a diferença no resultado final.

Impulsionar publicações com links na rede social é outra opção. Assim, com o alcance ampliado, é possível fazer a mensuração tomando como base o número de cliques no link. Você também pode configurar pixels de conversão do Facebook, de modo que seja possível acompanhar suas conversões, além de a rede social otimizar seus anúncios.

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Cuidado com a frequência de exibição dos anúncios!

O seu investimento, diário, em anúncios do Facebook é alto? Legal, mas é preciso ficar de olho na métrica “frequência”, ela se refere à quantidade de vezes em que o mesmo anúncio foi exibido para o usuário. Não pense que a exposição constante do mesmo anúncio para a mesma pessoa é, necessariamente, uma prática positiva para o seu negócio. O efeito pode ser contrário. As pessoas podem se irritar com a frequência com que são impactadas por tal anúncio e ao invés de se aproximarem de seu negócio, vão preferir se afastar dele. Uma vez que o usuário sinalizou interesse pelo seu anúncio, ele não precisa ser atingido mais 10 vezes com o mesmo anúncio. O que fazer, então? Ficar de olho na frequência, se ela passar de 3 ou 4 vezes, você deve pausar e criar um novo anúncio, com uma nova proposta de valor ou direcionar para um novo público. Se preferir, você pode também selecionar a opção “Alcance único diário”, assim os seus anúncios serão exibidos no máximo uma vez ao dia para cada pessoa.

Acompanhe o retorno do investimento

Por que isso é tão necessário? Há algumas razões para isso. A mais importante delas, talvez, seja para cessar os investimentos em campanhas que não deram certo e, a partir de então, focar nas que deram resultados mais positivos para o seu negócio. A verba destinada para as campanhas de anúncios que não atenderam às expectativas pode incrementar aquelas que têm dado um retorno mais satisfatório.

A verba destinada para as campanhas de anúncios que não atenderam às expectativas pode incrementar aquelas que têm dado um retorno mais satisfatório.

Como você pôde notar, as métricas de campanhas no Facebook apresentadas acima são fundamentais para acompanhar e avaliar o desempenho de suas campanhas de anúncios. Trace seu objetivo e acompanhe suas métricas. Lembre-se que as métricas isoladas podem não fazer muito sentido, então olhe sempre para o conjunto para ter uma visão mais correta sobre o desempenho de suas campanhas.

Queremos falar mais detalhadamente com você sobre essas métricas. Entre em contato conosco! A Tsuru Agência Digital tem soluções sob medida para o seu negócio.

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