Segundo um estudo feito pela Marketful, 40% dos profissionais de marketing que atuam no segmento B2B apontam as newsletters como uma das estratégias mais eficientes no planejamento de inbound marketing. O desafio, porém, é entender como utilizá-las para se relacionar com a base de leads.

Cada empresa — e suas respectivas audiências — têm estilos diferentes e propostas que podem ser implementadas em uma newsletter para ter resultados. O que fazer, então, para criar esses conteúdos que realmente gerem vendas para o seu negócio?

Continue a leitura e entenda como as newsletters podem ajudar a sua empresa B2B!

1. Personalização e segmentação de conteúdo

Uma das formas mais eficientes para se relacionar com um cliente B2B é mostrar que você entende do assunto que está falando e, mais importante, que aquele tópico é relevante para ele. O caminho, então, é desenvolver newsletters que considerem o interesse e perfil do destinatário.

Uma empresa de TI, por exemplo, pode criar segmentos diferentes para os perfis de clientes, como segurança, desenvolvimento de software ou infraestrutura de rede. A ideia é que, assim, você consiga se comunicar com leads a partir de uma mensagem que faça sentido para ele, aumentando as chances de abertura também.

No final das contas, o usuário entende que aquela mensagem é direcionada para ele, criando uma simpatia com a marca que está enviando. Ao mesmo tempo, a sua empresa consegue reforçar a sua autoridade no assunto, mostrando que entende e pode ser uma referência quando ele precisar dar o próximo passo.

2. Compartilhamento de estudos de caso

Mas nada funciona tão bem quanto histórias reais que põem o leitor em cenários que se enxerga. Não à toa, os cases de sucesso fazem tanto sucesso: eles mostram situações reais em que as suas soluções foram aplicadas e funcionaram. Como consequência disso, o destinatário pode se sentir representado ali.

Imagine que a sua empresa ajudou um dos seus clientes a reduzir os custos das operações em 20%, tudo bem? Colocando um título destacando esses fatores, é muito provável que você consiga fisgar a atenção de quem também está atrás de uma redução nos gastos operacionais.

E o melhor de tudo: você não está fazendo uma promessa, mas sim entregando exatamente como as suas soluções podem ser aplicadas. É o ápice da entrega de valor que uma empresa pode oferecer, algo ainda mais valioso quando você considera o competitivo mercado B2B.

3. Atualizações de produtos e serviços

Em alguns segmentos bem específicos, como um SaaS, pode ser interessante ter uma relação mais próxima com o seu público para mostrar atualizações e novas funcionalidades que impactam diretamente a experiência do usuário. Essa é uma alternativa interessante para criar mais transparência com sua base de leads.

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Um CRM, por exemplo, pode ter uma newsletter mensal para mostrar tudo o que foi feito internamente para melhorar a plataforma. Novos recursos, mudanças no design, tutoriais, enfim, passar o máximo de detalhes possíveis para manter os clientes bem informados sobre o que está acontecendo.

Ao mesmo tempo que você entrega uma informação útil para o usuário, está criando uma relação de transparência e confiança com ele. Afinal, você não só entregou a plataforma com aquela versão inicial, a sua empresa está constantemente criando novas soluções e melhorias.

4. Convites para webinars e eventos

Além de ser uma excelente alternativa para demonstrar conhecimento, nada melhor do que um convite para estreitar relações com seus clientes, não acha? Pode ser para um webinar explicando um novo lançamento da sua empresa ou detalhando um assunto específico que é do interesse do usuário.

Ou, uma alternativa, é um convite para algo mais exclusivo e personalizado. Por que não reunir alguns dos clientes mais importantes da sua empresa em um encontro em um centro de convenções? Você está se aproximando dos clientes, mostrando quem também confia no seu trabalho e criando oportunidades de networking.

Essa pode ser uma oportunidade para fazer um upsell de um cliente que ainda tem o modelo freemium de um software. Ou mesmo uma tentativa de manter alguém da sua base de leads aquecido o suficiente para colocar em contato com o time comercial e, quem sabe, fechar um negócio.

5. Feedbacks e sugestões

Além de todas as estratégias acima, as newsletters podem ser muito úteis para fazer algo que conecta empresas e leads de forma orgânica: oportunidade de fala. Já parou para pensar em quantos negócios realmente dedicam algum tempo para ouvir o que os seus clientes têm para falar?

Depois de criar uma relação próxima com a sua base de leads usando a newsletter, enviar conteúdos focados em feedbacks e sugestões pode abrir uma oportunidade para o relacionamento se tornar ainda mais saudável. Vamos usar o exemplo lá de cima da newsletter com atualizações e novidades de um CRM?

Depois de enviar esse conteúdo, a ideia pode ser disparar um e-mail pedindo um feedback sobre aquilo que foi apresentado no e-mail anterior. Será que esses recursos realmente melhoraram a experiência do cliente? Além deles, qual é a próxima dor que precisa ser resolvida? A newsletter ajuda a coletar essas respostas.

Utilizar newsletters de maneira estratégica pode transformar a comunicação com a base de leads, promovendo engajamento, lealdade e conversão. Ao personalizar, segmentar e desenvolver conteúdos específicos para a sua audiência, esse tipo de relacionamento periódico pode levar a mais conversões e a fidelização.

Se você quer implementar uma estratégia de newsletters que realmente criem uma conexão com a sua base de leads, pode ser interessante contar com especialistas no assunto, certo? Entre em contato com o nosso time comercial para conhecer mais sobre as nossas soluções!