CRM se refere, ao pé da letra, à gestão de relacionamento com o cliente. Mas, na prática, o que significa e para que serve este software? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

A gestão sugerida pelo CRM tem o propósito de fazer um acompanhamento mais direto das interações dos clientes já existentes e dos que estão por vir. Alguns deles controlam dados como nome, e-mail e telefone do cliente ou potencial cliente. Há também os que acompanham o feed de redes sociais, chamadas telefônicas e registros de e-mails enviados a esses leads. Há, inclusive, aqueles que direcionam esses contatos aos representantes de vendas, acelerando assim o processo de compra.

Em suma, o software tem a missão de facilitar essa relação, de ter esses contatos mais por perto para agilizar as conversões e fazer do processo de fidelização algo mais concreto. Com mais interação, mais aproximada a sua marca está de seu público e maiores as chances de fazer negócio com essas pessoas.

A equipe de vendas usa o CRM para ter controle e acesso a todo o histórico do prospect em um único lugar, sem ter que usar um monte de programas diferentes para tentar saber o que fazer na próxima chamada telefônica com o prospect, assim economiza tempo e melhora a produtividade.

A equipe de vendas usa o CRM para ter controle e acesso a todo o histórico do prospect em um único lugar.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Sua empresa já tem um sistema de CRM?

Se ainda não, é melhor pensar em ter por uma questão de organização, de ter o pleno controle das interações. Uma planilha de excel supre, em parte, essa necessidade, mas o uso de um software a fim de facilitar o controle de um número crescente de clientes se faz fundamental.

E qual software de CRM escolher, afinal?

Isso varia de empresa para empresa, isto é, das necessidades específicas que cada uma tem. Por exemplo, se há a necessidade de identificar os clientes mais engajados, é mais interessante optar por um que auxilie a equipe de vendas a identificar para quem e em que momento telefonar, caso ela não tenha esse tipo de controle. Tal escolha varia também de acordo com o tipo de interação: mídias sociais? E-mail? Ligações telefônicas? A combinação de mais de um desses tipos? Não importa. Há software para esse tipo de necessidade também. Agora se a sua empresa trabalha com interações com muitas pessoas que envolvem transações B2B, cabe optar por aquele que lhe forneça dados sobre a organização em que esses leads trabalham.

Identifique os recursos que sua empresa precisa

É isso o que vai definir qual software de CRM é o mais adequado a adotar. Em que a sua empresa precisa investir para zelar por uma interação produtiva? O que ela precisa para potencializar isso? De quais recursos ela precisa para fazer um trabalho de excelência?

Ter um software de CRM é fundamental se está nos seus planos fazer a sua empresa crescer. Esta é a sua meta? Então adote um. Se tiver dúvidas sobre qual escolher, entre em contato com a Tsuru Agência Digital.