Dentro de um negócio, todo setor possui a sua verba. Entretanto, não é incomum vermos o orçamento de marketing sendo definido por poucos ou nenhum parâmetro. Para fazer sentido, essa área precisa ter metas estabelecidas e, uma delas, deve ser em relação ao investimento. Neste conteúdo, você descobrirá por que ter um budget é importante e como fazer isso. Ainda, verá as diferenças entre contar com uma equipe interna e a contratação de uma agência especializada. Boa leitura!

Por que fazer o orçamento de marketing?

Mesmo em empresas de tecnologia, a proposta do orçamento de marketing tende a ser questionada antes de ser aceita. Isso acontece porque, muitas vezes, a comunicação é utilizada apenas para marcar presença, sem responder por métricas e práticas que comprovam seu resultado. Desse jeito, o que era para ser uma estratégia para gerar oportunidades acaba sendo encarado como um centro de custos duvidoso para os tomadores de decisão.

Contudo, o objetivo do marketing é abrangente. Esse departamento é o responsável pelo bom relacionamento com clientes, reputação da marca, impulsionamento das vendas, entre outros. Logo, destinar uma parte dos lucros para esse segmento é investir no próprio negócio. Basta que seja feito da forma correta.

Quais são os principais pontos do orçamento de marketing?

Muitas empresas usam como parâmetro de 5% a 10% do valor total anual de seu faturamento ou mesmo valores fixos em ações pontuais. Como exemplo disso, temos uma campanha promocional específica para a Black Friday ou o desenvolvimento de sites institucionais. Porém, usar uma fração da receita nem sempre é uma boa ideia. Afinal, ela pode ser alterada com a sazonalidade e enfraquecer a comunicação no momento em que você precisar dela. Antes de começar a tentar definir um orçamento de marketing, confira dicas importantes logo abaixo.

1. Conheça seus objetivos

Enquanto startups não medem esforços para dominar uma parcela maior do market share, outros negócios limitam a receita para chegar a um balanço positivo rápido. E tudo bem! Nem todos querem o mesmo sucesso. Assim, é fundamental entender aonde você deseja ir para alocar o dinheiro.

Para alcançar uma meta, primeiro você deve imaginá-la. Então, comece a planejar o seu orçamento de marketing conhecendo seus objetivos. Ao visualizar aquilo que será atingido e os caminhos para chegar até lá, ficará mais fácil ter uma previsão de gastos.

2. Seja constante

Ações pontuais até podem ajudar a melhorar seus resultados, mas não são sustentáveis. Por isso, não coloque todo o seu budget em uma campanha e deixe o restante no anonimato. Seu time de comunicação estratégica precisa construir uma estrutura que traga retorno constante. É isso o que irá desenvolver o setor.

É justamente por esse motivo que tantas empresas de tecnologia investem em inbound marketing. A partir dele, é possível ter uma base que gere um crescimento durável e constante. Essa é uma regra que pode ser aplicada aqui. Ao lançar um blog, por exemplo, tenha certeza de que conseguirá manter uma rotina de publicações de conteúdos. Seu foco não deve ser apenas atrair novos visitantes, mas também para entregar uma boa experiência para quem já visualiza seus conteúdos.

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3. Cogite a automação

Você com certeza já sabe da importância de contar com um software, afinal isso faz parte do seu core business. Contudo, ir além do ERP, com uma solução voltada especialmente para o gerenciamento das operações da rotina, lhe ajudará muito. Um sistema feito para esse setor é capaz de agilizar suas postagens de blog, redes sociais, enviar e-mails, otimizar o funil de vendas e entre outros.

Antes de fazer o orçamento de marketing, faça cotações entre possibilidades e busque um parceiro que se encaixe em suas necessidades. O custo mensal debitará da sua verba, logo, é importante tê-lo mapeado em seu planejamento desde o início. Foque e estruture aquilo que servirá de base para toda a sua equipe.

4. Tenha uma visão ampla, sem esquecer dos detalhes

Quando pensamos a longo prazo, é normal idealizarmos as ações como um todo, como se fossem apenas uma marcação do que irá acontecer. Entretanto, quanto mais detalhes você tiver, maior será a eficiência do seu orçamento de marketing. Itens como a impressão de flyers, folders, anúncios on-line, mídias pagas, produção de vídeos e textos têm de ser previstos.

Caso pense em realizar um evento, não o deixe de lado. Você não precisa definir, de fato, os itens. Mas deverá ter uma base real dos custos com palestrantes, local, deslocamento, ambientação, alimentação, entre outros. Cotas, patrocínios e feiras em estandes do seu segmento também entram nessa lista. Tendo uma média de gastos em vista, você pode se surpreender positivamente caso a contratação acabe saindo mais em conta.

Marketing interno ou terceirizado?

Da tecnologia às indústrias, na hora de colocar o marketing em ação sempre surge a dúvida sobre fazer internamente ou contar com uma ajuda de fora. A resposta ideal para esse questionamento é: unir o melhor dos dois mundos. Contratar uma agência vai ajudar a ganhar velocidade e explorar diferentes ideias que um equipe interna não poderia absorver. Além disso, a experiência aplicada ao mercado de comunicação trará melhores insights e dicas do que funciona ou não para o seu setor.

Porém, é fundamental ter pelo menos um expert no seu time. Essa pessoa será responsável por se comunicar com a agência garantindo que as ações executadas estejam de acordo com os seus objetivos. Ainda, acompanhará resultados, podendo intervir e cobrar quando algo não estiver como o planejado.

A cobrança mensal ou anual de uma agência, com certeza, deve estar em seu orçamento de marketing. Quer saber mais sobre por que esse parceiro é fundamental? No blog da Agência Tsuru, preparamos um artigo que conta tudo. Confira!