Responsáveis por planejar, criar e comercializar o desenvolvimento de sites, aplicativos e sistemas, as softwares houses estão crescendo bastante no mercado. De acordo com a Anatel, em 2020, aumentou em 3,26% o número de acessos de sites via mobile. Isso se dá, em parte, pela transformação digital em que vivemos, onde a procura por soluções web está cada vez maior. Mas, assim como outras empresas, estão sujeitas a cometerem erros em uma estratégia de inbound marketing.

Para ajudá-lo com essa questão, preparamos este artigo. Anote esses equívocos para não cometê-los em seu negócio. Continue a leitura e confira!

Erros da estratégia de marketing no setor de software

Cada vez mais, as softwares house estão ganhando espaço, afinal, vivemos em uma era conectada e digital. Então, as soluções desenvolvidas por essas são indispensáveis. E uma estratégia que ajuda muito nas vendas desse setor é o inbound marketing. O conhecido “marketing de atração” é diferente do tradicional, pois tem o objetivo de nutrir o prospect com conteúdo relevante, que agregue algo à sua vida.

Para este artigo, separamos 5 erros de uma estratégia de Inbound Marketing, ou marketing de atração, que podem atrapalhar os resultados do seu negócio. Confira!

1. Não ter um bom planejamento

Esse, infelizmente, é um erro que muitas empresas, não só do setor de software house, cometem: a falta de um planejamento. Somente por meio dele, será possível traçar estratégias e ações para se chegar aos objetivos que seu negócio quer alcançar.

Essa etapa precisa contar com as metas, como conquistar mais visitantes, gerar mais leads, fidelizar clientes, entre outros. Também, é necessário que esteja definida a buyer persona, além de ser realizado um mapeamento da jornada de compras do seu público, por meio do funil de vendas. Ele é dividido, basicamente, em 3 etapas:

  1. topo― aprendizado e descoberta;
  2. meio― reconhecimento do problema;
  3. fundo― decisão de compra.

Ainda, um bom planejamento deve conter o cronograma de ações. Assim, será possível definir quando serão criados os conteúdos, o momento em que será feita a divulgação e a análise dos resultados.

2. Não fazer conteúdos para a persona e ICP

Um dos erros de uma estratégia de inbound marketing é a criação de conteúdos sem respeitar o Perfil de Cliente Ideal (ICP) e a persona. Eles caminham lado a lado e se complementam, tornando as ações mais assertivas e fazendo com que as campanhas entreguem mais resultados.

Para traçar o primeiro, é necessário identificar características e atributos que o seu alvo deve ter. Porém, o ICP para o mercado B2B, então, as informações que você precisa saber são as da empresa que seu negócio quer obter. E elas são alcançadas por meio da sua lista de leads.

Já a persona é a representação do seu público. Para reconhecê-la, você precisa saber dados sobre o comportamento, os hábitos de consumo, os objetivos e tudo mais que caracteriza o seu cliente.

Assim, levando em conta esses dados, é possível criar conteúdos de qualidade e que sejam do interesse de quem irá consumi-lo.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

3. Não realizar testes

Esse é outro erro de uma estratégia de inbound marketing que pode acabar trazendo resultados negativos para suas ações: a falta de testes. Afinal, cada público tem uma característica, então, nem sempre o que funciona para um, chamará a atenção de outro.

O básico não torna a sua audiência fiel, não converte seus leads. Por isso, é preciso realizar experimentos com diversos formatos de conteúdo. Aposte em blogs, e-books, white papers, estudos, infográficos, pesquisas… mas invista, também, em canais diferentes como vídeos, redes sociais, podcasts etc. Identifique onde está seu potencial cliente, o que ele gosta de consumir e faça o teste!

4. Esquecer de usar blog e e-mail

Os artigos de blog (blogposts) são excelentes para atrair tráfego, gerar relacionamento e educar o mercado. Além disso, demonstram sua autoridade sobre determinados assuntos. Eles ajudam, também, a sua empresa a entender os seus clientes, pois geram dados a serem analisados.

Para utilizá-los com eficiência, é preciso não cometer nenhum dos equívocos citados neste artigo. Além disso, deve-se usar uma linguagem acessível ao seu público, o que, além de tudo, irá melhorar a experiência do usuário. Também, não se esqueça de utilizar as técnicas para mecanismos de busca (Search Engine Optimization ― SEO).

Outro erro é não utilizar e-mail marketing na sua estratégia. Se seu lead assinou sua newsletter ou se inscreveu para receber informações, é porque tem interesse em saber mais sobre sua empresa e mercado.

Então, não se esqueça de colocá-lo em seu planejamento e dispará-lo estrategicamente. Nada de mandar e-mail só por enviar! Quer saber mais sobre e-mail? Então, leia: Nutrição de leads: 4 tipos de e-mails indispensáveis.

5. Não mensurar e analisar

Quando você realiza corretamente a sua estratégia de inbound marketing, gera alguns dados e é indispensável analisá-los. E isso deve ser feito constantemente, pois, assim você saberá quais estratégias estão dando retorno ou não.

Bônus: não contar com parceiros estratégicos

Fazer as estratégias de inbound marketing sem ter o conhecimento necessário é outro erro bastante cometido por muitas empresas. Por isso, é fundamental contar com profissionais que tenham a qualificação ou ter parcerias estratégicas com empresas que têm know-how em marketing, como é o caso da Agência Tsuru.

No artigo de hoje, mostramos apenas 5 dos erros que estão sendo cometidos não só pelo setor de software house, mas, também, por outras empresas. Para saber mais sobre inbound marketing, acesse nosso site.