Atrair público para os canais digitais requer empenho, ações oportunas e, entre outros elementos, boas estratégias. É aí que entra em jogo o Inbound Marketing, modelo adotado por empresas que entendem a importância do relacionamento não apenas para trazer pessoas para esses canais, mas também para mantê-los por perto, motivá-los a fazer conversões e, por fim, fidelizá-los.

O papel do Inbound Marketing

Inbound Marketing, que por definição quer dizer marketing de atração, segue no caminho oposto do modelo tradicional, este ainda adotado, ainda com o seu valor, mas que vem se tornando cada vez mais ultrapassado. O propósito do Inbound é fazer com que as pessoas, envolvidas pelo conteúdo produzido pensando nelas, resolvam ir atrás das empresas, não mais o contrário. Assim, as chances de conversões aumentam significativamente, uma vez que já foi trabalhado nelas o interesse em conhecer mais detalhadamente o produto ou o serviço comercializado. Assim, com a ajuda de alguns empurrõezinhos oportunos sob a forma de um bom conteúdo, elas efetuam suas compras.

O propósito do Inbound é fazer com que as pessoas, envolvidas pelo conteúdo produzido pensando nelas, resolvam ir atrás das empresas, não mais o contrário.

Em suma, o propósito do Inbound é justamente identificar os potenciais clientes, trazê-los para os canais digitais, que pode ser um blog, as redes sociais ou o próprio site da empresa e lá investir fortemente no relacionamento. Uma vez atraídos, esses clientes são acompanhados em sua jornada rumo à efetivação da compra. Ao longo desse caminho, ele é abastecido com conteúdo que, pouco a pouco, e respeitando o seu grau de interesse, amadurece a sua vontade de adquirir o produto ou serviço oferecido.

Audiência mais bem informada

Além de atrair essas pessoas, o Inbound tem também o papel de educá-las, isto é, apresentar a empresa como um todo, suas soluções e o que pode fazer para elas. É a oportunidade de mostrar a relevância da empresa no mercado, o que ela tem como diferencial em relação à concorrência e, deste modo, estabelecer com esse público uma relação próxima e de absoluta confiança.

Toda empresa pode adotar o Inbound?

Sim, toda empresa, independente do segmento. Antes de qualquer coisa, vamos partir do princípio de que todo mundo está na internet. Levando isso em consideração, é fácil concluir que há público para empresas de todas as áreas de atuação, logo é preciso adotar as estratégias de atração independente do tipo de atividade desenvolvido por um negócio. Sendo assim, podemos afirmar que o Inbound é democrático, uma vez que não há restrições. Para se comunicar com o público e estabelecer com ele um relacionamento, é preciso estar na internet e adotar a estratégia mais eficaz: o Inbound.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Por que a estratégia é tão eficaz?

A resposta é simples e muito animadora: porque a mensuração de dados, importante para toda e qualquer ação de marketing, encontra no Inbound muitas facilidades. É possível, por exemplo, acompanhar o desempenho de uma campanha e alterá-la quando e como bem entender. Algo vai mal? O público não está dando um retorno satisfatório? Então mudanças são bem-vindas. Além disso, o Inbound permite que seja feito um acompanhamento do número de visualizações, de conversões e de compras, que torna as campanhas muito mais otimizadas, uma vez que se tem, com precisão, o retorno sobre o investimento (ROI).

Novos hábitos de consumo

Um dado que vale a pena ser citado diz respeito ao hábitos de consumo do público em geral. Não é novidade dizer que as pessoas, cada vez mais, recorrem à internet quando desejam obter algum tipo de solução. Sua empresa deve estar no caminho delas. Não perca espaço nem a atenção do seu target para a concorrência. Adote a estratégia, alimente com bom conteúdo a sua audiência e veja como isso impactará positivamente nos resultados da sua empresa.

Quer saber melhor o que o Inbound Marketing pode fazer pelo seu negócio? Entre em contato com a Tsuru Agência Digital!