2017 está aí, a todo vapor, e é chegada a hora de pensar no planejamento de marketing digital para os próximos doze meses. Início de ano representa a oportunidade perfeita de acertar os ponteiros, analisar o desempenho das ações postas em prática no ano que passou e trabalhar para que os melhores resultados venham. E aí, já começou a fazer o da sua empresa? A Tsuru Digital vai ajudá-lo indicando o que não pode ficar de fora.

Planejamento é necessidade apenas das grandes empresas?

Não mesmo! Planejamento de marketing digital é fundamental para todas as empresas, independente do porte. Muita gente à frente de pequenos e médios negócios se iludem achando que seus empreendimentos não requerem um planejamento. Mas, não! Ele é fundamental para que as ações e estratégias se deem da melhor maneira possível e tragam os resultados esperados. A chance de um negócio dar certo sem um planejamento bem elaborado, sem previsão de riscos e análise do que funciona é mínima. É importante fazer, sim, inclusive para que oportunidades sejam identificadas e aproveitadas.

Análise do histórico

Uma das etapas desse planejamento propõe uma análise do desempenho da empresa de uns meses para trás. Tal análise ajuda a estudar o cenário, a evolução do negócio ao longo do tempo e a comparar os concorrentes diretos. Assim, é possível identificar falhas e propôr ajustes para os meses seguintes. Só é possível saber se os investimentos feitos trouxeram resultados positivos fazendo esse tipo de trabalho. A taxa de conversão do funil de vendas é um ótimo indicativo. Vale a pena recorrer a esse dado para checar se o resultado das ações e estratégias correspondem ao empenho dedicado.

A taxa de conversão do funil de vendas é um ótimo indicativo. Vale a pena recorrer a esse dado para checar se o resultado das ações e estratégias correspondem ao empenho dedicado.

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Estabeleça metas

Feita a análise do histórico, o passo seguinte diz respeito à elaboração de metas a serem atingidas. O que você quer para o seu negócio? Quais são os seus objetivos? Defina-os e estude a melhor maneira de alcançá-los. A análise do histórico feita no primeiro momento o auxiliará a escolher os próximos passos, que levarão a algo maior.

Monte um plano de ação

Esta é a etapa em que serão definidas as ações que serão colocadas em prática em curto, médio e longo prazo. Cabe aqui definir o que será feito em cada uma delas, programar as ações de acordo com o tempo que elas precisam para que, efetivamente, comecem a trazer resultados que impactem e ajudem a atingir o objetivo final. As pessoas envolvidas, quanto financeiramente será destinado para cada ação, quando tais ações serão postas em prática e o detalhamento de cada uma delas são pontos que devem ser levantados e que caracterizam um bom plano de ação.

Aproveite que o ano acabou de começar e elabore, o quanto antes, o planejamento de marketing digital da sua empresa. A Agência Tsuru tem ótimas soluções que podem ajudá-lo a preparar o seu negócio. Que tal entrar em contato conosco? Estamos esperando a sua mensagem.