Você já sabe o quão importante o marketing digital é para o sucesso da sua empresa. No início de 2014, inclusive, demos dicas de como investir nisso ao longo do ano. Mas… como montar um planejamento capaz de trazer os resultados esperados por sua empresa? É sobre isso que falaremos hoje.

Antes de qualquer coisa, é sempre válido lembrar que um bom planejamento de marketing digital traz várias vantagens para as empresas, como, por exemplo, melhor posicionamento nas buscas do Google, ajuda a agregar mais valor às marcas, torna o relacionamento com o público mais direto e permite um retorno mais rápido, etc.

O planejamento é algo muito específico para cada empresa, uma vez que leva em consideração o porte, o segmento em que atua e, entre outras coisas, o interesse de cada uma ao investir em ações online. Embora estas razões nos mostrem que os modelos podem variar de empresa para empresa, um aspecto em especial é comum a todas: é necessário ter uma meta, um norte, afinal de contas, sua empresa precisa ter bem claro desde o início o que ou quem pretende alcançar. Isso é, inclusive, o ponto de partida para tudo o que será feito. Lembre-se que a sua campanha só terá o resultado esperado se você estiver ciente, desde o começo, de até onde pretende chegar.

Se você não quer que a sua marca integre a estatística negativa de empresas que dão início às suas ações sem antes elaborar um planejamento, tenha uma equipe de alto padrão capaz de geri-lo com eficácia e siga as dicas a seguir.

Estabeleça bem a sua meta

Como já falamos acima, ter uma meta bem definida é fundamental. Ela é o ponto de partida que irá ajudá-lo a traçar os rumos das suas ações. Não esqueça: antes de tudo, saiba onde quer chegar e quem pretende atingir. Só então ponha em prática tudo o que irá levar a sua empresa a alcançar este objetivo.

Monte um cronograma de ações

Depois de definida a meta, organize antecipadamente todas as ações que você planeja executar, etapa a etapa. Isso mantém o trabalho mais organizado e o ajuda a ter uma visão mais ampla de todo o processo. Seja lá qual for o tipo de abordagem que você planeja para a sua empresa (promocional, tipo de linguagem adotada, etc), tenha um cronograma para ter controle de tudo o que acontece e o que está por vir.

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Saiba para quem direcionar a mensagem

Determine também no começo o público-alvo e direcione suas ações a ele. Não perca o foco. Não convém produzir conteúdo para o público em geral e dispersar demais as informações sem direcionar a quem realmente interessa. Não focar nas pessoas certas é perda de tempo e não ajuda na mensuração de resultados, que vem a ser uma etapa de suma importância no processo.

Faça monitoramento e pesquisas

Como você já sabe, ter um público-alvo é importante. O que fazer para identificá-lo? Através do monitoramento e de pesquisas de grupos de interesse. Ações como estas vão ajudá-lo a conhecer quem já fala sobre a sua marca ou pode vir a identificar com ela. A partir das informações colhidas, trace o perfil desse consumidor. Esta etapa é importante, pois mesmo depois de já iniciadas as ações do seu planejamento de marketing digital, ela dá o feedback de como o público recebe o que a sua empresa divulga, ajuda na análise do desempenho da concorrência e sugere insights para ações mais assertivas.

Escolha os canais de comunicação

Identifique na primeira etapa os canais de comunicação ideais para trabalhar as suas ações. Analise com sua equipe quais deles irão proporcionar uma conversa interessante entre a sua empresa e o público, isto é, onde essas pessoas mais estão e onde a sua marca tem mais chances de obter retorno positivo. A forma como ela levará informação através desses canais também deve ser previamente pensada. Estude o que é mais adequado para a sua empresa e mãos à obra!

Mensuração de resultados

Você planejou as ações, começou a executá-las, tem se preocupado em gerir corretamente e já começou a receber o retorno do público. E agora? Qual é a próxima etapa? Mensurar os resultados de tudo o que tem sido feito. Use todo o retorno obtido para analisar o que deu certo e o que não funcionou e promova as mudanças necessárias. Empresas que entendem a importância do bom planejamento nunca são pegas de surpresa, uma vez que têm na manga um plano B, isto é, alternativas para driblar o que, porventura, foge do roteiro.

Planejamento, execução e gestão. Nesta ordem. O sucesso das ações de marketing digital da sua empresa depende do seu objetivo, da sua organização, da sua disciplina ao seguir passo a passo o cronograma e, sobretudo, do seu interesse em conhecer muito bem tanto o cenário em que atua quanto o público a quem todos os seus esforços irão se destinar.

Quer saber mais sobre o  assunto? Entre em contato conosco para que, juntos, possamos montar um planejamento sob medida para o seu negócio.