Mesmo que o core business da sua empresa seja a tecnologia, será que ela está acompanhando a revolução digital que se propõe a entregar? Suas estratégias de marketing digital, por exemplo, estão maduras o suficiente para transformar visualizações em oportunidades de negócio? E, por mais que pareça contraditório, é bastante comum startups ainda derraparem na hora de se promoverem on-line. Mas por que isso acontece? Bom, é o que mostraremos no artigo de hoje! 

Se você é frequentador assíduo da internet, já deve ter encontrado uma série de materiais, influencers e anúncios que prometem te ensinar a gerir marketing do seu negócio em pouco tempo. Ou, então, oferecem o serviço por um preço que parece ser irrecusável. E esse é um dos principais motivos que fazem empresas de tecnologia demorarem tanto a adotar estratégias de marketing digital que realmente funcionam.  

Entretanto, precisamos ressaltar que esse problema não é exclusivo da área da tecnologia! Negócios de todos os segmentos ainda estão tateando o melhor caminho de suas estratégias de marketing digital e muitos dos pontos que traremos aqui se aplicam a elas, também 

Confira, a seguir, os motivos pelos quais as empresas de tecnologia ainda resistem em adotar estratégias de marketing digital efetivas. 

Estratégias de marketing digital: 3 barreiras que sua empresa precisa quebrar 

1. Entender o marketing digital como ele realmente é 

Presença on-line é uma coisa, estratégias de marketing digital são outras. Entender isso é o primeiro passo para compreender o que, de fato, o on-line pode trazer para a sua empresa. Mais que postagens em redes sociais, esse trabalho engloba uma série de outras questões. Planejamento, a definição do tom de voz, estudo do mercado e criação da buyer persona são apenas algumas delas.  

Para que os seus esforços sejam considerados estratégicos, esse é o mínimo que precisa ser feito. Além de, claro, analisar de perto os resultados para validar a efetividade das ações. Mas o marketing digital vai além disso e envolve, também, outros pontos. A estratégia pode englobar: 

  • marketing de conteúdo: eduque e qualifique leads por meio de conteúdos que sejam valiosos para o seu público. O planejamento deve estar ancorado nas etapas da jornada do consumidor e, ainda, auxilia na geração de autoridade para a marca; 
  • inbound marketingengloba uma série de ações que visam a atrair o cliente. É dividida em etapas que vão desde a forma de conquistar a atenção do público, nutrir e qualificar os leads, além de uma análise de resultados mais estruturada com previsibilidade de crescimento;  
  • SEOquem não está no Google, dificilmente estará no radar de um potencial cliente. Aqui, estão algumas medidas que podem ser utilizadas para melhorar o ranqueamento no buscador. 

Essas são só algumas estratégias de marketing digital para que você perceba como esse universo é enorme! Todas essas citadas acima podem, inclusive, trabalhar em conjunto para garantir uma presença de qualidade no on-line.  

2. Encarar como investimento, não custo 

Enxergar a curto prazo, definitivamente, é um dos grandes entraves que impedem empresas de tecnologia a alcançarem resultados com o marketing digital. Mas, melhorar o alcance da  sua marca e, assim, conseguir mais negócios não deveria ser encarado como um custo, não acha? 

[Webinar]

Não deixe o seu marketing em quarentena. Saiba o que fazer!

Webinar sobre os desafios da quarentena para o mercado e ações práticas de marketing que você pode executar para diminuir os impactos da crise e te ajudar a passar por este momento.

Acesse aqui e assista agora

Porém, o fato é que uma estratégia de marketing digital que funcione de verdade precisa, sim, de recursos. Ter uma equipe, seja ela interna ou externa, é essencial para que todas as atividades possam ser feitas em sintonia. E, como você pôde ler anteriormente, são muitas as tarefas que precisam ser feitas para que o marketing digital dê resultados. Ter também um budget destinado ao investimento em mídia paga faz toda diferença em potencializar esse alcance e acelerar todo o processo de marketing digital.  

3. Colocar sua marca como prioridade 

No dia a dia, existe muito trabalho a ser feito para entregar o melhor para o cliente. E, claro, é nisso que o seu time deve focar, afinal, essa é a expertise dele! Só que o marketing não pode ficar no fim da lista de prioridades. Especialmente, nas empresas de tecnologia! Sabe aquele ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”? Um negócio que se coloca como vanguarda tecnológica não pode deixar a marca à própria sorte. Muito menos quando existem tantas inovações e estratégias de marketing digital que o permitem explorar o mercado. 

Então, encarar a própria empresa como o seu principal cliente é essencial para um marketing digital bem-sucedido.  

Esses três pontos são as principais barreiras que os gestores encontram quando o assunto é estratégia de marketing digital. É importante entender a complexidade desse trabalho e compreender que, para desempenhá-lo, é preciso conhecer muito mais que a simples programação das redes sociais. 

Quer bater um papo sobre estratégias de marketing digital efetivas para empresas de tecnologia? Entre em contato com a Agência Tsuru!

Campanha Planejamento 2021