Trabalhar com o público on-line é uma tarefa desafiadora. Mais ainda se ele for composto por outras empresas. Afinal, o relacionamento B2B é complexo e apresenta uma jornada de compra diferente das de pessoas físicas, independentemente do meio. Contudo, investir nas estratégias digitais certas pode potencializar seus resultados nessa área. Você já conhece os benefícios do inbound marketing? Veja abaixo:

  1. redução dos custos do setor;
  2. abordagens mais eficientes;
  3. visibilidade em buscas;
  4. ações mensuráveis;
  5. geração de leads.

Conforme o State of Marketing Trends Report 2022 da HubSpot, 82% das companhias implementam o inbound marketing. Por isso, entender o impacto positivo que esse tipo de ação tem causado é o primeiro passo para obter bons indicadores. Se você ficou curioso para saber mais sobre cada um dos tópicos acima, continue sua leitura e descubra tudo.

Entendendo como o inbound marketing auxilia as indústrias

O principal objetivo dos negócios é gerar vendas. Logo, elas precisam conversar com o público de uma maneira que se conecte com ele. Implantar uma estratégia de inbound marketing é a resposta para essa questão. Com fases bem definidas que vão da descoberta até a compra, essa prática compreende as necessidades da persona para, então, oferecer o produto ou serviço. Abaixo você encontra os principais benefícios que adotar uma estratégia assim causa no dia a dia das indústrias.

1. Redução dos custos do setor

O marketing tradicional, ou outbound, se caracteriza por chamar a atenção das pessoas com interrupções de ofertas. Alguns exemplos são os comerciais de televisão e spots de rádio. No digital, isso é feito quando a playlist começa a tocar propaganda ou vamos acessar um conteúdo e há um anúncio por cima. Essas não são ações tão rentáveis hoje em dia. A partir do empoderamento do consumidor, as companhias passaram a focar primeiro nos interesses do cliente, em vez de oferecer seus itens.

Pensar desse jeito não só tem gerado um desempenho melhor, como também mais vantajoso financeiramente. Enquanto investir em outbound seria necessário um alto custo para alcançar um grande público, no inbound marketing, você conversa apenas com as pessoas certas. O efeito é um interesse maior por um valor bem menor. De acordo com a Invesp, o investimento é até 62% mais barato e pode triplicar o número de leads.

2. Abordagens mais eficientes

Uma das maiores vantagens de trabalhar com funil de vendas é que, para planejar, é preciso primeiro levar em consideração as necessidades do público-alvo. Esse fator é primordial para ter uma presença digital bem-sucedida. Para isso, deve-se saber ouvir, entender os problemas e, assim, oferecer respostas e soluções por meio de conteúdos. Postagens de blog podem parecer pouco incisivas para o mercado B2B. Porém, elas têm se mostrado altamente retornáveis.

O estudo How Effective is Inbound Marketing da Invesp, citada anteriormente, mostrou que 80% dos tomadores de decisão preferem obter informações dessa forma. Com uma base que compreende o que busca e sabe que você pode oferecer, a venda é simplificada. Logo, sua equipe comercial ganha tempo para focar apenas em ações e contas que podem ter ótimos rendimentos.

3. Visibilidade em buscas

Com o inbound marketing, as chances da sua indústria aparecer entre os primeiros resultados do Google são maiores. Esse posicionamento fortalece a marca, destaca a empresa da concorrência e garante acessos ao site. Esse item é feito por meio de um recurso chamado SEO (Search Engine Optimization). Traduzido como a otimização para mecanismos de busca, ele é um conjunto de técnicas que faz com que páginas sejam facilmente encontradas na web.

Essa ferramenta age por meio do uso de palavras-chave, da usabilidade do layout, clareza do assunto e diversas outras características. Dependendo da forma como o seu conteúdo for ranqueado, a divulgação da sua marca pode até acabar saindo de graça. Não é à toa que 64% dos profissionais responderam à Hubspot sobre como o SEO é um investimento eficiente.

4. Ações mensuráveis

Antigamente, era comum vermos as pesquisas boca a boca sendo aplicadas para tentar encontrar as percepções dos clientes. Agora, a realidade é outra e existem diversas soluções capazes de gerar métricas sobre o comportamento dos usuários. Com elas, é possível verificar as partes mais acessadas de sites, as rejeitadas, faixa etária e gênero predominante, entre outros.

Essa praticidade é feita desde o início. Já nas configurações dos anúncios do Google, pode-se direcionar de forma bastante afunilada. Após, basta mensurar, em detalhes, o que foi alcançado e quem atingiu. Para campanhas de mídias pagas, estabelecer KPIs, analisar as métricas e aperfeiçoar processos tornará tudo eficaz.

5. Geração de leads

A captação de leads é essencial para o funil de vendas da indústria. Reunindo dados de forma personalizada, ela ajuda a conhecer o perfil do consumidor e possibilita a segmentação. Com isso, você pode aprimorar experiências utilizando a comunicação para se aproximar dos usuários. Assim, o relacionamento com o público se fortalece e as chances de vendas são maiores.

Trabalhar com clientes B2B é um segmento que carrega muita concorrência. Logo, a necessidade de diferenciação é algo tanto desafiador como necessário. Porém, existem muitas formas para se fazê-lo. Uma delas é contar com os melhores parceiros ao lado do seu negócio.

No blog da Agência Tsuru, preparamos um conteúdo explicando por que somos a escolha ideal quando o assunto é inbound marketing para indústrias. Acesse e veja como, juntos, podemos tornar seus resultados on-line cada vez mais reais.