2020 foi um ano difícil para as instituições de ensino privadas. De acordo com o Censo Escolar 2020, foi registrada uma queda de 579 mil matrículas, se comparado a 2019. Diante desses números, a prioridade está em repensar as estratégias que levam à captação e retenção de alunos. A metodologia Inbound Marketing, ou “marketing de atração”, tem apresentado bons resultados e pode ajudar na retomada do setor.
Diferente do método tradicional, esse modelo foca na construção de um relacionamento com o público. Por meio do conteúdo, mídia paga e redes sociais, o Inbound passa por todas as etapas da jornada da persona. Desde a primeira curtida até a conversão, de fato, toda a base de leads é acompanhada de perto e nutrida com materiais importantes. Mais que “vender” a instituição, o foco está em construir autoridade e manter a marca sempre próxima do prospect.
Mas esses são apenas alguns dos motivos pelos quais a Agência Tsuru recomenda a metodologia Inbound Marketing para diversos setores. Neste artigo, vamos explorar melhor esse método aplicado às instituições de ensino, as vantagens para esse mercado e como ele ajuda, inclusive, a aumentar a nota de cursos de graduação no MEC. Acompanhe e conheça os detalhes.
Metodologia Inbound Marketing: por que essa é a melhor escolha para instituições de ensino
Seja uma escola de educação básica ou uma instituição de ensino superior, o fato é que a maneira de se posicionar mudou muito nos últimos anos. Com os consumidores mais informados e a internet trazendo todas as respostas em um clique, ganhar a confiança do público e manter um relacionamento, agora, são fundamentais para a sobrevivência de qualquer marca.
Porém, uma relação de longo prazo deve ser construída. E a metodologia Inbound Marketing prevê isso, trabalhando a jornada de compra desde o primeiro contato até a conversão. Para isso, utiliza uma série de ferramentas, como as redes sociais, automação, criação de conteúdo e mídias pagas para atrair, reter e fidelizar o lead.
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Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
Cada uma dessas ações cumpre um propósito, que é se adequar para atingir a persona. As mídias sociais, por exemplo, podem se comportar de forma diferente das campanhas de e-mail marketing. Aqui, vale uma ressalva: determinar quem se quer alcançar é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida. Afinal, é esse perfil que direcionará toda a comunicação. Nas instituições de ensino, é preciso ter cuidado especial na hora dessa definição, uma vez que, nem sempre, o decisor da compra é o aluno!
Uma das grandes vantagens desse modelo é que ele atua na retenção dos estudantes. Isso é um fator importante, especialmente, para as instituições de ensino superior. A Portaria Normativa nº 8, do Ministério da Educação, diz que os cursos de graduação terão o Indicador de Trajetória dos Estudantes como parte do cálculo que determina a qualidade dos cursos. Nesse indicador são considerados os números de egressos, de ingressantes e, também, de permanência. Portanto, a metodologia Inbound Marketing, ao trabalhar ações de retenção e de acompanhamento dos alunos, consegue ajudar a melhorar a nota da instituição junto ao MEC.
Por onde começar: as dicas da Agência Tsuru para instituições de ensino
Nos mais de cinco anos de experiência com a metodologia Inbound Marketing, a Agência Tsuru já atendeu diversos clientes do segmento da educação. “Hoje, contamos com parceiros estratégicos, como RD Station, Facebook e Google. Então, a agência tem uma estrutura completa para direcionar ações de marketing com base no Inbound. Com o know-how adquirido, pudemos entender melhor o que funciona para esse setor e o que fazer para alcançar os resultados”, comenta o CTO da agência, Thiago Dias.
Perguntamos à equipe o que ela considera fundamental para instituições de ensino iniciarem no Inbound com o pé direito. Confira na sequência.
- Anúncios pagos: de fato, o ranqueamento orgânico é ótimo para a construção de autoridade. Mas é inegável que os resultados podem demorar muito mais para aparecerem. E é aqui que a mídia paga entra como uma ótima solução para dar uma força na divulgação. Com esse investimento, é possível criar atalhos para chegar onde quer. Isso porque é possível segmentar o público por região, sexo, idade, interesses, entre outros filtros.
- Mídias sociais: elas têm um papel importantíssimo no relacionamento que se quer criar com o público e, por isso, são essenciais para o sucesso da estratégia. Porém, são diferentes entre si e conhecer essas nuances é o que potencializa as ações.
- Conteúdo: ele é a principal moeda de troca da internet. Sem um conteúdo atrativo e que, realmente, seja interessante para o prospect, fica quase impossível transformar um visitante em um lead
Claro, esses são apenas alguns dos pontos que precisam ser considerados na metodologia Inbound Marketing. Muitas outras ações podem ser definidas, a depender dos objetivos de comunicação. Agora que você já sabe por que a agência Tsuru indica essa metodologia para as instituições de ensino, entre em contato e agende uma conversa.