Não é novidade dizer que as redes sociais promoveram grandes mudanças no relacionamento cliente x empresa. A oportunidade de falar diretamente com quem consome o produto ou serviço e, entre outras coisas, a de dar ao público um retorno imediato tornou tais canais indispensáveis para quem tem como grande meta crescer no mercado e firmar-se nele.

O fato é que nunca a comunicação das empresas com seus clientes foi tão intensa quanto agora. As redes sociais, que são poderosas ferramentas de marketing de relacionamento, tornaram-se um meio propício para que marcas apresentem suas propostas, exaltem suas vantagens, explorem todo seu potencial criativo para conquistar o cliente mais exigente e, sobretudo, testem a capacidade que têm de lidar com reclamações. É lá onde as pessoas mais falam de seus descontentamentos, visto que esse tipo de atitude, dada a exposição, acelera possíveis correções a fim da garantir a tão desejada satisfação do cliente.

Por que as redes sociais ajudam tanto no crescimento das empresas?

A resposta é simples: porque elas ajudam na propagação de uma mensagem, imagem, enfim, do conteúdo apresentado por uma marca em seu canal oficial. À medida que se interessam por alguma publicação de uma marca, as pessoas naturalmente divulgam aos seus amigos, o que faz delas multiplicadoras espontâneas. Fazer isso pelas redes sociais torna tudo muito mais fácil. Quem acompanha a sua marca nas redes sociais é muito mais do que um consumidor. É alguém que se identifica com ela e é muito interessado no que ela tem a dizer. A consequência disso é a disseminação do seu conteúdo na rede.

A importância do imediatismo das respostas

O público embarcou com tudo no mundo de facilidades proporcionado pelo meio virtual e, sobretudo, pelas redes sociais. Cabe às empresas se adaptar a essa nova forma de comunicação e manter um relacionamento em tempo integral com quem consome seus produtos e serviços.

A importância do imediatismo das respostas

Foi-se o tempo em que as pessoas usavam o e-mail da empresa para fazer elogios e críticas. Isso não significa que esta ferramenta seja completamente ignorada, mas, hoje, as redes sociais têm desempenhado muito mais esse papel. Eis aí, portanto, a confirmação de que o relacionamento cliente x empresa, definitivamente, não é mais o mesmo. O contato é cada vez mais interativo, ágil e personalizado.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

O feedback positivo é sempre muito esperado, obviamente, mas é bom lembrar que as pessoas também usam a Internet para criticar. As empresas precisam estar atentas a isso. O que muitas delas têm feito é acelerar o processo de resposta ao cliente descontente para que ele goste da atenção dada e não se dedique a propagar a sua reclamação na rede. Um cliente satisfeito com um determinado serviço, por exemplo, irá usar o Facebook, o Twitter ou o Instagram (só para citar 3) para falar sobre sua ótima experiência. O insatisfeito também.

Analise tudo acima e responda: existe alguma chance de a sua empresa ficar longe disso? Não adianta ignorar a força e a importância das redes sociais. Elas provaram que não são um modismo, uma tendência passageira. Elas vieram, sim, para ficar. Se você zela pelo bom relacionamento da sua empresa com o seu público, é bom se atualizar. Ofereça um excelente atendimento, acompanhe todos os avanços que, vertiginosamente, crescem  no ambiente online e ditam um novo ritmo e, por fim, permita que a sua empresa faça parte disso tudo.

Se você quiser saber mais como as redes sociais podem ajudar a sua empresa no relacionamento com seus clientes, entre em contato conosco.