Poucas coisas são tão eficazes para alavancar o número de conversões, sejam elas diretas, sejam elas indiretas, quanto a geração de leads. No entanto, é importante destacar que muitos sites desprezam a força de tais conversões indiretas, que se dão, por exemplo, por meio de ebooks que o público pode baixar, muitas vezes gratuitamente,  e ignoram o quanto isso pode ser positivo para as suas marcas.

Entenda por conversão direta aquelas em que as empresas estão mais interessadas em realizar vendas, sem se preocupar em conquistar o público primeiro. É lógico que este tipo de conversão tem a sua importância e, de fato, pode trazer excelentes resultados, mas é importante lembrar que para construir com o público uma relação próxima, que leve à fidelização e, consequentemente, às vendas, é preciso conquistá-lo. Pular etapas e forçar a barra com essas pessoas numa ação muitas vezes desesperada para aumentar conversões, ao invés de ajudar, pode ter efeito justamente contrário. No marketing de relacionamento, assim como na maioria das relações, ir com muita sede ao pote pode pôr tudo a perder. Conquiste aos poucos. Invista em conversões indiretas para converter mais.

No marketing digital, assim como na maioria das relações, ir com muita sede ao pote pode pôr tudo a perder. Conquiste aos poucos. Invista em conversões indiretas para converter mais.

Relacionamento sério x relacionamento passageiro

Assim como em quaisquer relações (e aqui nos referimos, inclusive, às que temos com as pessoas com quem convivemos ou gostaríamos de conviver), é preciso conquistar a confiança para que o objetivo maior seja atingido. Empresas que, de cara, apostam nas conversões diretas, isto é, que visam, antes de qualquer coisa, aumentar o número de vendas, focam na abordagem mais agressiva para atingir este objetivo. Isso, no entanto, nem sempre gera um retorno positivo, uma vez que tal ação, que não passa pela etapa da conquista, isto é, que não enxerga o relacionamento como algo importante, pode espantar esse público ao invés de trazê-lo mais para perto. É válido lembrar que para fazer do relacionamento com o público uma coisa sólida e capaz de impactar positivamente nos resultados da empresa, é preciso estabelecer com ele uma relação que passe pela etapa da conquista. Ao invés de forçar a venda, que tal oferecer a ele um ebook que, de alguma maneira, o ajude no que tanto precisa? Assim, essas pessoas terão a oportunidade de conhecer melhor o seu negócio e verão quão útil ele pode ser para elas.

A partir do momento em que a sua empresa seduz o público por meio de uma conversão indireta, mesmo que isso não culmine imediatamente numa venda, as chances de isso acontecer lá na frente são muito maiores. Por que não investir nisso? Por que não deixar as conversões diretas para uma etapa seguinte, ou seja, para a etapa em que o público já identifica o seu negócio como algo verdadeiramente útil e relevante?

Como investir no Marketing de Relacionamento?

Você já está convencido de que é preciso investir no bom relacionamento para que, mais à frente, seja possível ver o número de conversões aumentar? Se a resposta for sim, entenda como o seu ebook pode ser uma ferramenta vital para o processo que visa atrair e conquistar o público-alvo, de modo que isso contribua para a geração de leads:

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  • Domine o assunto que se propõe a falar. Fale com propriedade, de modo que as pessoas sintam confiança naquilo que é dito no material;

  • Não ignore a força de um bom design. O aspecto visual contribui e muito para chamar a atenção de quem se pretende atingir;

  • Use o site e as redes sociais como os principais divulgadores desse material. Chamadas criativas são indispensáveis;

  • Quer voltar a falar de um assunto já apresentado numa oportunidade anterior? Não hesite! Um texto mais completo e mais profundo sobre um tema que já tenha tido, em algum momento, algum destaque é sempre bem-vindo.

Se o seu objetivo é aumentar o número de conversões, não se precipite, não assuste o público. Conquiste-o primeiro. Faça com que essas pessoas se envolvam com a sua marca para que, deste modo, desperte nelas a vontade de adquirir seu produto ou serviço. Conquiste, ofereça, por exemplo, um ebook com um conteúdo envolvente e tenha com a geração de leads um relacionamento sério, longo e que dê bons frutos.

Invista mais e melhor nas conversões indiretas para aumentar as suas vendas. Quer focar em ações do gênero, mas não sabe muito bem como fazer isso? Fale conosco!

Campanha Planejamento 2021