Se você é do tipo que investe em ações de marketing digital e espera que os resultados apareçam de um dia para o outro, atenção para o recado: você está fazendo isso errado. Muito errado. O perfil do consumidor na era digital é muito diferente do de antigamente, quando o marketing tradicional é que ditava as regras do jogo. Hoje, as estratégias são novas,  bem como o retorno que elas geram.

Diante desse novo perfil do consumidor, é preciso adotar novas estratégias. Tais estratégias precisam atingir o público-alvo de forma certeira, no entanto, isso não acontece tão rapidamente. Em suma, podemos afirmar que para obter resultados que se mantenham a longo prazo, é preciso recorrer a ações mais econômicas e com grande poder de engajamento. Trata-se de um trabalho minucioso, que requer análise do potencial cliente, elaboração de estratégias para que, a partir daí, ela possa ser colocada em prática. Tudo isso pode não gerar resultados imediatos, mas a duração de seus efeitos compensa qualquer espera.

Resultados em marketing digital: seja paciente e tenha foco

Atrair consumidores, afinar o diálogo com eles, melhorar o posicionamento da empresa e, entre outras metas, promover produtos ou serviços. Em rápidas palavras, é isso o que essas estratégias proporcionam para o seu negócio. Agora responda: você consegue imaginar tudo isso, com elevado nível de excelência, até para se destacar em relação à concorrência, possível de obter de uma hora para a outra? É claro que não. Só para você ter uma ideia, no que se refere ao estreitamento de laços com os consumidores, é preciso trabalhar a confiança dessas pessoas. E confiança, não é novidade dizer, é artigo de luxo. Se nas nossas relações interpessoais conquistar a confiança de alguém requer tempo, na relação empresa x consumidores não é diferente. Seja paciente e tenha foco. Invista na nutrição de leads. Os resultados podem até demorar um pouco, mas eles, certamente, aparecerão na hora certa.

Se nas nossas relações interpessoais conquistar a confiança de alguém requer tempo, na relação empresa x consumidores não é diferente.

Resultados a curto, médio e longo prazo

Em todo caso, há ações cujos retornos aparecem em tempos específicos. É o caso dos links patrocinados, por exemplo, cujos resultados podem aparecer no dia seguinte. Isso, porém, não dá garantia de que o usuário manterá o relacionamento com a empresa ou comprará dela. Trata-se de uma ação contínua, isto é, que precisa ser constantemente mantida para que continue gerando retorno, já que uma vez parando os anúncios, os resultados também param de aparecer.

E-BOOK

Aprenda a investir em Marketing Digital sem medo de errar!

Um guia básico com o passo a passo para pequenas e médias empresas atingirem e conquistarem clientes na internet.

Baixe aqui o e-book "Os primeiros passos para PMEs no Marketing Digital"

Os sites, por sua vez, costumam gerar retornos a médio prazo. É a oportunidade que você tem de apresentar a empresa, de lançar atualizações e os produtos ou serviços oferecidos, e continuar atraindo visitas.

Já o marketing de conteúdo é uma ação que exige mais tempo. O envolvimento do potencial cliente com a empresa precisa ser trabalhado à medida que ele sinaliza o interesse nessa relação e vai, aos poucos, atrás do que busca para amadurecer o seu poder de decisão. Se tratando de ações que geram retornos a longo prazo, elas podem precisar de um investimento maior, porém trazem resultados mais duráveis para a marca, continuando surtindo efeito mesmo depois do trabalho finalizado. 

Planejamento e análise do desempenho

Outra parte importantíssima dentro do marketing digital e que requer tempo é o planejamento de marketing. Um planejamento eficaz inclui uma importante etapa de pesquisa e análise de mercado – definir personas, jornada de compra, palavras-chave, entre outras -, que irá definir os rumos da empresa no ambiente digital e determinará de que maneira ela se relacionará com quem deseja ter como consumidor. Medir o retorno é absolutamente necessário, uma vez que isso irá sugerir mais atenção a um canal em relação ao outro, bem como poderá sugerir mudanças nas estratégias, de modo que elas, efetivamente, tragam os resultados esperados.

Leve em consideração os pontos apresentados acima e aumente os acertos da sua empresa. Sem pressa, com muito trabalho e muito planejamento, a sua empresa vai longe. Em caso de dúvida ou precisando de ajuda, já sabe, não é? Fale conosco.

eBook: Aprenda a investir em Marketing Digital sem medo de errar