Se você é do tipo que investe em ações de marketing digital e espera que os resultados apareçam de um dia para o outro, atenção para o recado: você está fazendo isso errado. Muito errado. O perfil do consumidor na era digital é muito diferente do de antigamente, quando o marketing tradicional é que ditava as regras do jogo. Hoje, as estratégias são novas,  bem como o retorno que elas geram.

Diante desse novo perfil do consumidor, é preciso adotar novas estratégias. Tais estratégias precisam atingir o público-alvo de forma certeira, no entanto, isso não acontece tão rapidamente. Em suma, podemos afirmar que para obter resultados que se mantenham a longo prazo, é preciso recorrer a ações mais econômicas e com grande poder de engajamento. Trata-se de um trabalho minucioso, que requer análise do potencial cliente, elaboração de estratégias para que, a partir daí, ela possa ser colocada em prática. Tudo isso pode não gerar resultados imediatos, mas a duração de seus efeitos compensa qualquer espera.

Resultados em marketing digital: seja paciente e tenha foco

Atrair consumidores, afinar o diálogo com eles, melhorar o posicionamento da empresa e, entre outras metas, promover produtos ou serviços. Em rápidas palavras, é isso o que essas estratégias proporcionam para o seu negócio. Agora responda: você consegue imaginar tudo isso, com elevado nível de excelência, até para se destacar em relação à concorrência, possível de obter de uma hora para a outra? É claro que não. Só para você ter uma ideia, no que se refere ao estreitamento de laços com os consumidores, é preciso trabalhar a confiança dessas pessoas. E confiança, não é novidade dizer, é artigo de luxo. Se nas nossas relações interpessoais conquistar a confiança de alguém requer tempo, na relação empresa x consumidores não é diferente. Seja paciente e tenha foco. Invista na nutrição de leads. Os resultados podem até demorar um pouco, mas eles, certamente, aparecerão na hora certa.

Se nas nossas relações interpessoais conquistar a confiança de alguém requer tempo, na relação empresa x consumidores não é diferente.

Resultados a curto, médio e longo prazo

Em todo caso, há ações cujos retornos aparecem em tempos específicos. É o caso dos links patrocinados, por exemplo, cujos resultados podem aparecer no dia seguinte. Isso, porém, não dá garantia de que o usuário manterá o relacionamento com a empresa ou comprará dela. Trata-se de uma ação contínua, isto é, que precisa ser constantemente mantida para que continue gerando retorno, já que uma vez parando os anúncios, os resultados também param de aparecer.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Os sites, por sua vez, costumam gerar retornos a médio prazo. É a oportunidade que você tem de apresentar a empresa, de lançar atualizações e os produtos ou serviços oferecidos, e continuar atraindo visitas.

Já o marketing de conteúdo é uma ação que exige mais tempo. O envolvimento do potencial cliente com a empresa precisa ser trabalhado à medida que ele sinaliza o interesse nessa relação e vai, aos poucos, atrás do que busca para amadurecer o seu poder de decisão. Se tratando de ações que geram retornos a longo prazo, elas podem precisar de um investimento maior, porém trazem resultados mais duráveis para a marca, continuando surtindo efeito mesmo depois do trabalho finalizado. 

Planejamento e análise do desempenho

Outra parte importantíssima dentro do marketing digital e que requer tempo é o planejamento de marketing. Um planejamento eficaz inclui uma importante etapa de pesquisa e análise de mercado – definir personas, jornada de compra, palavras-chave, entre outras -, que irá definir os rumos da empresa no ambiente digital e determinará de que maneira ela se relacionará com quem deseja ter como consumidor. Medir o retorno é absolutamente necessário, uma vez que isso irá sugerir mais atenção a um canal em relação ao outro, bem como poderá sugerir mudanças nas estratégias, de modo que elas, efetivamente, tragam os resultados esperados.

Leve em consideração os pontos apresentados acima e aumente os acertos da sua empresa. Sem pressa, com muito trabalho e muito planejamento, a sua empresa vai longe. Em caso de dúvida ou precisando de ajuda, já sabe, não é? Fale conosco.