A era digital chegou e trouxe uma série de mudanças de comportamento, inclusive no que se refere às relações entre marcas e clientes, uma vez que vieram para agilizar processos e facilitar a vida dos dois lados da negociação de venda. Essa já é a realidade de CEOs já mergulhados no mundo de vantagens oferecido pelo marketing digital. O que ainda é tido como algo desafiador é como mostrar para leigos de que maneira as estratégias no universo virtual trazem resultados.

O marketing digital é a opção mais prática e mais eficaz de estabelecer o contato de empresas com seu público. O conteúdo compartilhado nas redes sociais, e-mails, sites e toda sorte de canal online ganha um alcance que justifica todo o investimento. Além do mais, o marketing tradicional, nem de perto, consegue esse mesmo alcance, embora este também tenha o seu valor. O fato é que as relações mudaram e é preciso se adaptar a essas mudanças. É preciso, sobretudo, investir em ferramentas online e interativas para estabelecer contato com o público.

1º passo: apresente as vantagens do marketing digital

O empresário, em alguns casos, pode se mostrar mais leigo em relação às pessoas que estão à frente do setor de marketing das empresas com atuação digital. É preciso dizer o que, de fato, é o marketing digital e quão importante ele é para a sua empresa. É importante lembrá-lo também que o consumidor está mais exigente e mais conectado do que nunca. Para atendê-lo e, consequentemente, satisfazê-lo, é preciso oferecer o melhor atendimento e o melhor serviço, sempre.

Para começo de conversa, que tal apresentar as vantagens do marketing digital? Eis as principais:

  • oferece uma comunicação personalizada;
  • não há limite geográfico para estabelecer contato nem para realizar entregas;
  • a mensuração de resultados, isto é, a performance das ações é acompanhada em tempo real;
  • o custo é infinitamente menor quando comparado ao marketing tradicional;
  • consumidor e marca estabelecem um diálogo mais direto, o que gera mais engajamento;
  • a visibilidade da marca é aumentada;
  • é mais fácil e mais prático segmentar o público.

Mostre os resultados

Vá direto ao ponto: mostre números. Muitos empresários têm a real dimensão da eficácia de uma estratégia ao serem apresentados aos números positivos que elas trazem. Assim, fica mais simples mostrar que o marketing digital tem um custo menor e o retorno é mais interessante para a marca. Gráficos que apresentem de que maneira o orçamento da empresa está sendo utilizado são sempre muito claros e, por isso, muito bem-vindos.

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Explique o que são KPIs

KPIs nada mais são do que os indicadores-chave de desempenho. Eles mostram a evolução da campanha colocada no ar e são, sobretudo, um dos maiores aliados do marketing digital, uma vez que permitem que seja feito o acompanhamento de cada ação e do seu consequente efeito. Taxa de conversão via funil de vendas, taxa de conversão de leads, custo por aquisição de cliente, desempenho das estratégias de e-mail marketing, entre outros, são alguns exemplos.

A conversa com empresários e consumidores leigos é importante para dar mais gás às ações digitais. É preciso mostrar por que o marketing digital adotado isoladamente ou aliado a outra estratégia de marketing é tão vital para garantir, e em bem menos tempo, o sucesso de uma campanha. Quer mais dicas? Fale com a Tsuru Digital!

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