O mercado B2B, ao contrário do que muitos pensam, pode ter resultados expressivos ao adotar o Inbound Marketing como forma de conquistar mais clientes. Falamos “ao contrário do que muitos pensam” porque ainda é bem comum diretores de marketing com o discurso de que “inbound não funciona” e que essa estratégia é recurso exclusivo para empresas B2C.

Bom, hoje nós vamos te mostrar que o Inbound pode, sim, ser adaptado a todos os mercados e, quando bem explorado, pode dar resultados mais significativos que os conquistados através do modelo tradicional.

Neste artigo, separamos os erros mais comuns quando o assunto é execução de estratégia Inbound e, claro, vamos te mostrar o que fazer para ter sucesso neste novo modelo.

6 erros que o mercado B2B comete na estratégia de Inbound Marketing

Antes de começarmos a lista, vamos te contar de cara qual o maior erro que observamos no mercado B2B quando o assunto é Inbound Marketing: para muitos, adotar a nova estratégia significa apenas redirecionar os investimentos. Ou seja, a verba que antes ia para o VT de 30’’ agora é direcionada para a produção de conteúdo. Onde está o erro? Em não considerar as diferenças básicas entre os modelos. A gente explica:

No Inbound Marketing o objetivo é atrair o consumidor ou, no caso das empresas B2B, empresas, através de conteúdo de qualidade. Por isso, ele também é chamado de marketing de atração. Por outro lado, no modelo tradicional, a empresa é quem tenta encontrar o cliente, muitas vezes, de forma invasiva e interruptiva.

Como a propaganda tradicional é mais cara, é natural que se use o investimento feito para “vender o seu peixe” mas, esse modelo já não é mais tão atrativo quanto antes. Hoje, com internet em mãos onde quer que esteja, o público tem poder de escolha e muita informação. E é aí que entra a estratégia de inbound como uma maneira de atrair a atenção e se destacar com material de qualidade.

Então, já anota aí o primeiro passo para uma estratégia de inbound de sucesso: adequar-se aos modelos e saber as diferenças entre eles. Conheça agora os outros 6 erros comuns cometidos pelo mercado B2B:

1. Ignorar os conceitos básicos de Inbound

Além do que falamos acima, não conhecer os conceitos básicos deste modelo também pode atrapalhar a performance da estratégia. Os mais fundamentais são:

  • Perfil de Cliente Ideal (ICP): esqueça o público-alvo e seus dados generalizados. Você precisa conhecer e, claro, definir o seu perfil de cliente ideal. Ele tem nome, sobrenome, profissão, idade, desejos, dores e cada detalhe conta para definir com maestria a linguagem que irá usar para se comunicar com ele e quais conteúdos mais atrativos. Para o mercado B2B essa definição é essencial, uma vez que tudo é levado em conta para atingir empresas, não consumidores comuns;
  • Funil de vendas: ele ajuda a compreender a maturidade do seu prospect e é dividido em 3 etapas (topo, meio e fundo) que mostram o caminho que o lead percorre desde o primeiro contato com o seu negócio até a conclusão da compra;
  • Jornada de compra: qual conteúdo oferecer para cada fase da jornada de compra? Como não oferecer a solução certa no momento errado? Estruturar uma jornada de compra para o seu perfil de cliente ideal vai ajudar a ser mais assertivo na hora de produzir e escoar o seu conteúdo.

Ter conhecimento desses conceitos vai ajudar você a ter uma estratégia clara de Inbound, com esforços conjuntos para um objetivo e evita que você cometa o erro de oferecer a sua solução antes da hora, afastando os leads.

2. Esperar resultados imediatos

Isso, junto a desistir do Inbound Marketing nos primeiros meses, realmente, são os maiores responsáveis por estratégias fracassadas. O Inbound se constrói em partes e esse processo precisa ser respeitado. Não será no primeiro blogpost que o prospect vai fechar negócio, então, sim, a estratégia de Inbound exige um pouco de paciência. Em contrapartida, você ganha autoridade, constrói relacionamento e dá ao setor de vendas leads mais qualificados, exigindo menos esforços, e recursos, deste time.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Para driblar esse aparente marasmo do começo, é recomendado algum investimento em anúncios pagos para aumentar o alcance enquanto a estratégia de inbound classifica seu conteúdo de forma orgânica. Utilizar ferramentas de automação e análise também pode ajudar a acelerar a chegada de resultados. Acompanhando tudo desde o primeiro momento fica muito mais fácil de ir ajustando a estratégia em direção ao que se espera dela.

3. Não pensar no usuário

Olhe para o seu site hoje e responda: ele é atrativo? Como é o design dele? A navegação é fácil e o carregamento é rápido? Está adaptado para mobile? Se a sua resposta for “sim” para todas essas perguntas, parabéns! O seu site está levando em conta a experiência do usuário.

O site do seu negócio deve ser feito para quem vai acessá-lo, não para a diretoria ou para os sócios. Ter um design atrativo, levar em conta algumas regras de SEO para posicioná-lo nos mecanismos de busca e manter a página o mais leve possível são essenciais.

4. Não direcionar o usuário

Você produziu o material, ele está dentro dos padrões e regras, o conteúdo é adequado e relevante e… mesmo assim ele não converte, ou seja, não transforma visitantes em leads nem leads em clientes. O erro pode estar em não falar para o leitor qual atitude ele deve tomar em seguida.

Os call to action (“chamada para a ação”) são essenciais na estratégia de inbound, inclusive para o mercado B2B. Entrar em contato, baixar um e-book, preencher um formulário ou ler um outro artigo: se você quer que o prospect faça algo, diga a ele!

5. Vendas e marketing trabalhando separados

A gente sabe que existe uma eterna rixa entre esses setores e, talvez, implementar uma estratégia de Inbound possa selar a paz entre as equipes. Isso porque elas precisam trabalhar juntas, alinhando expectativas, para que tudo funcione.

É bastante comum o marketing gerar leads e acreditar que a estratégia está dando certo mas, na verdade, nenhum negócio foi fechado porque o time de vendas não sabe como atender os contatos gerados pelo marketing. Aproximar os times e montar um pipeline de vendas podem ajudar a resolver esse gargalo nas conversões.

6. Não aprofundar o assunto

O conteúdo é o que “carrega” toda a estratégia de Inbound, então, a qualidade é fundamental. Especialmente para o mercado B2B, onde as soluções oferecidas são mais complexas e o ciclo de vendas é mais longo, conteúdo detalhado, que envolva especialistas, é uma ótima ideia. Fornecer esse tipo de material, que responde à questões técnicas, por exemplo ajuda a fazer com que ele entenda melhor e veja valor na sua oferta.

Percebeu como são vários os fatores que podem derrubar uma estratégia de Inbound? Ela precisa estar afinada em todos os níveis para que funcione e traga resultados. Neste artigo, mostramos apenas 6 erros que podem colocar por água abaixo qualquer estratégia de inbound para o mercado B2B, mas a lista é bem mais extensa!

Percebeu que está cometendo algum (ou alguns!) desses erros e quer salvar a sua estratégia de Inbound? Fale com um de nossos especialistas!