Pois deveria. A geração que já nasceu na era digital e que não conhece um mundo sem smartphones, tablets e toda a sorte de recursos eletrônicos tem características muito próprias que não podem ser desprezadas. A forma com que se relacionam com as empresas, bem diferente da forma com que gerações anteriores lidavam e ainda lidam, é um dos motivos que justificam que a sua marca esteja de olhos bem atentos a esse público.

Quem integra a Geração Z?

Basicamente, crianças e adolescentes, isto é pessoas nascidas de 1995 a 2010. Como dissemos acima, a Geração Z, – hoje, nos EUA, ela representa 25% da população (e este número tende a crescer), já nasceu em meio a dispositivos móveis e não precisou passar, digamos, por um rito de passagem para o mundo digital. Ao contrário destes, os que nasceram em décadas anteriores viveram a transição e se adaptaram a essa realidade cujas relações são cada vez mais virtuais.

A Geração Z tem a preocupação de não repetir os erros da que a antecedeu – a Millennials – tida como a da inocência perdida. Tem visão mais empreendedora, uma vez que é mais ligada à ideia de ser dona de seu próprio nariz. Outro aspecto que caracteriza este grupo é o fato de ele ser mais disperso com conteúdo que não o atrai de imediato. Melhor dizendo, ele não se apega a qualquer conteúdo. É mais seletivo, prende-se mais ao que instantaneamente chama a sua atenção e que tem relevância. Sendo assim, para fisgar a Geração Z é necessário um trabalho muito maior para atrai-lo de cara e com ele estabelecer um contato por afinidade.

Que tipo de rede social interessa a essas pessoas?

As mais transitórias. Aquelas que valorizam o agora, o dinamismo, as que não fazem com que o usuário tenha com o conteúdo publicado qualquer tipo de apego. Este é o caso, por exemplo, do Snapchat, cujos vídeos de até 10 segundos e fotos, que podem receber divertidos animações, ficam no ar por, no máximo, 24 horas. A efemeridade é o que mais marca esta geração e é atrás de redes sociais que propõem isso que ela vai. Nota-se, portanto, que estes jovens são mais visuais, tanto é que o Instagram figura entre suas redes preferidas.  

Como profissionais de marketing devem lidar com esse público?

Antes de tudo, com muita honestidade. Ao contrário das anteriores, a Geração Z não é tão facilmente seduzida por publicidade, por exemplo. Mais do que saber a opinião de influenciadores, ela está mais interessada em adquirir algo verdadeiramente bom. A abordagem franca, que mostra, sem rodeios, a que veio, e que agrega valor tem muito mais chances de ser bem recebida por esse público.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

A Geração Z não é tão facilmente seduzida por publicidade. Mais do que saber a opinião de influenciadores, ela está mais interessada em adquirir algo verdadeiramente bom.

Outra característica que marca esse grupo é a diversidade. É preciso estar ciente disso para começar um diálogo franco, direto e que seja do interesse do maior número possível de pessoas.

Objetividade é fundamental

Lembra do que dissemos lá em cima sobre o desapego dessa geração com um conteúdo pouco envolvente, que não a conquista de cara? Pois bem, para aumentar as chances de ganhar a atenção desses jovens, é preciso ser objetivo na comunicação. O mundo digital é muito acelerado e a Geração Z é muito mais ávida por conteúdos práticos. A confiança desse grupo é conquistada com conteúdo que sabe ser, ao mesmo tempo, prático (no que diz respeito ao acesso), objetivo e original. Seja tudo isso para esta nova geração.

Vamos continuar este papo. Temos muito a lhe falar sobre mercado, boas experiências e Geração Z. Entre em contato conosco.