Nos dias de hoje, o mundo do marketing digital é uma verdadeira montanha-russa de mudanças constantes. As transformações tecnológicas e a evolução das preferências do consumidor tornam essencial para as empresas se manterem atualizadas, mas quais são as tendências do marketing digital para 2024?

Seja a criação de conteúdos mais personalizados e humanizados, seja entender o impacto da Inteligência Artificial (IA) na busca por tráfego orgânico. Algumas mudanças já estão acontecendo e outras ainda vão impactar a performance das estratégias de marketing das empresas.

O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre quais são essas tendências e como preparar o seu negócio? Continue a leitura e confira!

1. Automação focada em personalização

A automação sempre foi uma ferramenta valiosa no marketing digital, economizando tempo e recursos. Mas a tendência em 2024 é a automação focada na personalização, especialmente agora que as empresas estão percebendo que os consumidores valorizam experiências mais personalizadas e relevantes.

Ou seja, os profissionais de marketing precisam adotar estratégias que permitam a criação de conteúdo altamente direcionado e automatizado. Para se preparar para essa tendência, as empresas devem investir em tecnologias avançadas de automação de marketing.

Chatbots inteligentes, estratégias de ABM (Account Based Marketing) e sistemas de recomendação são exemplos que podem ajudar. Além disso, é essencial coletar e analisar dados de forma eficaz para entender melhor o comportamento do cliente e fornecer conteúdo mais personalizado.

2. Humanização dos conteúdos

Ao mesmo tempo em que você deve investir na personalização e automação, é preciso olhar também para a humanização. Você não pode perder o controle e acabar criando uma marca que se comunica de maneira robótica e pouco natural com quem está do outro lado.

Afinal, os consumidores desejam se conectar com marcas que têm uma voz autêntica e que se preocupam com suas necessidades. Portanto, as empresas devem se esforçar para criar conteúdos que façam sentido e se comuniquem com seus públicos-alvo.

Na prática, isso significa contar histórias envolventes, usar linguagem acessível e criar conteúdos que mostrem a personalidade da marca. As empresas também devem ser transparentes e responsáveis em suas comunicações, construindo assim a confiança do consumidor.

3. Aplicação da metodologia ágil no marketing

A metodologia ágil, que é muito popular na área de Produto ou Tecnologia, está se tornando cada vez mais relevante no marketing digital. Em 2024, as empresas estão adotando abordagens ágeis para se adaptarem rapidamente às mudanças no mercado e às necessidades do cliente.

Para se preparar para essa tendência, as equipes de marketing devem adotar práticas ágeis, como sprints e retrospectivas, o que permite uma resposta muito mais rápida às tendências emergentes e a capacidade de ajustar estratégias conforme necessário para ter melhores resultados.

4. Data-driven marketing

Pode parecer repetitivo, mas as decisões baseadas em intuição precisam ficar de lado em 2024. O data-driven marketing se torna ainda mais crucial para o sucesso das empresas: é preciso coletar, analisar e interpretar dados de forma eficaz para entender o comportamento do cliente e identificar oportunidades.

Para se preparar para essa tendência, as empresas devem investir em ferramentas de análise de dados avançadas e treinar suas equipes para interpretar os insights gerados, mais do que isso, entender como essas informações podem fazer parte das estratégias de marketing.

5. Uso eficiente da Inteligência Artificial

Se 2023 foi o ano em que as ferramentas mais populares de Inteligência Artificial apareceram, como o ChatGPT, agora é o ano de entender como essas soluções podem fazer parte da realidade de uma equipe de marketing digital.

Atualmente, a IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas, analisar grandes volumes de dados e personalizar a experiência do cliente. Mas não foque apenas em usar essa solução porque é algo popular, entenda quais são as dificuldades do seu time e aplique as melhores ferramentas de IA no dia a dia.

Em resumo, para se preparar para essa tendência, as empresas devem investir em tecnologias como chatbots, assistentes virtuais e algoritmos de aprendizado de máquina. Além disso, é importante treinar equipes para aproveitar ao máximo essas ferramentas e garantir que a IA seja usada de maneira ética.

6. Adaptações da SERPs para IA

Por falar em Inteligência Artificial, também é importante entender o impacto dessas ferramentas em outras estratégias de marketing, mais precisamente na busca por tráfego orgânico. Afinal, como a IA vai mudar o comportamento dos usuários em relação aos resultados das SERPs?

Além disso, as páginas de resultados de mecanismos de busca estão passando por adaptações significativas para acomodar a inteligência artificial. Hoje, os mecanismos de busca já estão usando IA para fornecer resultados mais relevantes e personalizados para os usuários.

O lado negativo é que os principais buscadores, como Google ou Bing, ainda não revelaram como a IA vai modificar as suas SERPs, mas os profissionais da área já devem se preparar e acompanhar o que está acontecendo em relação a esse tema.

Mais importante do que conhecer as tendências que listamos acima, é entender como cada uma delas pode ser útil para a realidade da sua empresa. Seguir uma tendência apenas pela moda vai gerar custos extras e poucos resultados, é fundamental ter planejamento antes de implementar qualquer nova tendência.

Por mais que você acompanhe e saiba quais são as tendências de marketing digital para 2024, nem sempre é fácil aplicá-las no dia a dia do seu negócio, não é mesmo? Uma dica, então, é contar com o suporte de quem entende do assunto: entre em contato com nosso time e descubra como a Tsuru pode ajudar você!