Já ouviu falar em CMO? Sabe a que essa sigla se refere? CMO (Chief Marketing Officer) nada mais é do que o Diretor de Marketing de uma empresa, isto é, o responsável por gerenciar todo o planejamento de marketing, bem como as ações que têm o propósito de atrair, reter e de fidelizar clientes.

Ganhar notoriedade no mercado, sobretudo em seu segmento de atuação, e ter condições de enfrentar os concorrentes é uma das metas das empresas que se aventuram nesse cenário a fim de conquistar espaço e ver o seu negócio acontecer. As ações do CMO devem ser cirúrgicas, estratégicas, de modo que o retorno esperado, de fato, apareça tão logo as ações planejadas forem colocadas em prática.

Desafios não faltam a esse profissional, principalmente se considerarmos a concorrência cada vez mais ferrenha, visto que mais e mais empresas se prepararam para disputar a preferência de um público cada vez mais exigente. Hoje, falaremos aqui de 7 desses desafios. Os principais, aqueles que todo CMO terá de encarar para que suas estratégias funcionem de verdade.

1. Estar sempre à frente para prever tendências

Ver de que maneira as informações ajudam a dar um novo fluxo de receita a ser adotado na empresa é um passo importante a ser dado. De posse de tais informações, o CMO torna-se apto a apresentar soluções, visto que passa a ter uma visão macro do cenário e das tendências que, uma vez implementadas, podem ser o suporte necessário para tomadas de decisão certeiras.

2. Conhecer a análise do cliente sobre a empresa

Que percepção o cliente tem da marca? É possível obter uma análise abrangente acompanhando os perfis digitais desse público, isto é, saber, através das redes sociais, o que as pessoas têm falado sobre a empresa. Saber o que vem sendo dito sobre a sua marca e antecipar-se na elaboração de soluções, em situações de crise, facilita e muito na hora de resolvê-las. Tudo isso em tempo real, o que permite que alterações nas campanhas sejam feitas tão logo os problemas são identificados, o que impede que as ações se percam em meio às críticas.

Saber o que vem sendo dito sobre a sua marca e antecipar-se na elaboração de soluções, em situações de crise, facilita e muito na hora de resolvê-las.

3. Montar uma equipe proativa e eficiente 

Gerenciar a equipe é um dos desafios do CMO. Cercar-se de profissionais competentes é fundamental para o sucesso de todo time unido em um único propósito: o de crescer sempre. Uma seleção criteriosa, um bom treinamento e ter a capacidade de identificar potenciais perfis de liderança dentro da equipe são funções indispensáveis de um CMO.

E-BOOK

Aprenda a investir em Marketing Digital sem medo de errar!

Um guia básico com o passo a passo para pequenas e médias empresas atingirem e conquistarem clientes na internet.

Baixe aqui o e-book "Os primeiros passos para PMEs no Marketing Digital"

4. Automatizar processos

Adotar tecnologias que acelerem os processos como o monitoramento (da concorrência e do próprio público) e a análise de dados, entre outros , é também uma das tarefas do CMO. A automatização é indispensável para trazer resultados mais precisos e em menos tempos. Implantar na sua empresa é fundamental.

5. Ser capaz de administrar mudanças

Sejam do público, sejam no mercado. Uma das habilidades que o CMO deve ter é a de saber lidar com as mudanças que, porventura, surjam no caminho. E elas são constantes. A tendência é que, com o tempo, elas sejam ainda mais frequentes. Em função disso, é preciso estar preparado para lidar com elas, de modo que a empresa acompanhe todas essas transformações, se adapte às necessidades de seu público e preserve a sua relevância no mercado.

6. Saber lidar com a pressão por resultados

Se a pressão para apresentar os melhores resultados é uma constante no meio empresarial, o CMO é o profissional que melhor tem de lidar com isso, uma vez que é a ele que recaem as maiores cobranças. Saber lidar com isso sem se abalar e sem deixar a peteca cair é mais um de seus desafios. Confiar em suas estratégias, em seu time e comprometer-se com a entrega de resultados são importantíssimos para que esse profissional constantemente cobrado cumpra o seu papel. A ele, não resta outra alternativa: os resultados devem sempre superar expectativas.

7. Adotar ferramentas eficazes

Com as constantes mudanças pelas quais passam o marketing e os avanços tecnológicos que nos surpreendem dia após dia, é necessário adotar ferramentas que acompanhem tantas novidades, que atendam o público de forma eficaz e que auxiliem o CMO e sua equipe. Identificar as ferramentas que deem o melhor suporte é essencial para que o trabalho previamente pensado traga o retorno mais positivo possível.

Vamos conversar mais sobre os desafios do CMO. Entre em contato com a Tsuru Digital.

Campanha Renove-se 2019