Já ouviu falar em CMO? Sabe a que essa sigla se refere? CMO (Chief Marketing Officer) nada mais é do que o Diretor de Marketing de uma empresa, isto é, o responsável por gerenciar todo o planejamento de marketing, bem como as ações que têm o propósito de atrair, reter e de fidelizar clientes.

Ganhar notoriedade no mercado, sobretudo em seu segmento de atuação, e ter condições de enfrentar os concorrentes é uma das metas das empresas que se aventuram nesse cenário a fim de conquistar espaço e ver o seu negócio acontecer. As ações do CMO devem ser cirúrgicas, estratégicas, de modo que o retorno esperado, de fato, apareça tão logo as ações planejadas forem colocadas em prática.

Desafios não faltam a esse profissional, principalmente se considerarmos a concorrência cada vez mais ferrenha, visto que mais e mais empresas se prepararam para disputar a preferência de um público cada vez mais exigente. Hoje, falaremos aqui de 7 desses desafios. Os principais, aqueles que todo CMO terá de encarar para que suas estratégias funcionem de verdade.

1. Estar sempre à frente para prever tendências

Ver de que maneira as informações ajudam a dar um novo fluxo de receita a ser adotado na empresa é um passo importante a ser dado. De posse de tais informações, o CMO torna-se apto a apresentar soluções, visto que passa a ter uma visão macro do cenário e das tendências que, uma vez implementadas, podem ser o suporte necessário para tomadas de decisão certeiras.

2. Conhecer a análise do cliente sobre a empresa

Que percepção o cliente tem da marca? É possível obter uma análise abrangente acompanhando os perfis digitais desse público, isto é, saber, através das redes sociais, o que as pessoas têm falado sobre a empresa. Saber o que vem sendo dito sobre a sua marca e antecipar-se na elaboração de soluções, em situações de crise, facilita e muito na hora de resolvê-las. Tudo isso em tempo real, o que permite que alterações nas campanhas sejam feitas tão logo os problemas são identificados, o que impede que as ações se percam em meio às críticas.

Saber o que vem sendo dito sobre a sua marca e antecipar-se na elaboração de soluções, em situações de crise, facilita e muito na hora de resolvê-las.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

3. Montar uma equipe proativa e eficiente 

Gerenciar a equipe é um dos desafios do CMO. Cercar-se de profissionais competentes é fundamental para o sucesso de todo time unido em um único propósito: o de crescer sempre. Uma seleção criteriosa, um bom treinamento e ter a capacidade de identificar potenciais perfis de liderança dentro da equipe são funções indispensáveis de um CMO.

4. Automatizar processos

Adotar tecnologias que acelerem os processos como o monitoramento (da concorrência e do próprio público) e a análise de dados, entre outros , é também uma das tarefas do CMO. A automatização é indispensável para trazer resultados mais precisos e em menos tempos. Implantar na sua empresa é fundamental.

5. Ser capaz de administrar mudanças

Sejam do público, sejam no mercado. Uma das habilidades que o CMO deve ter é a de saber lidar com as mudanças que, porventura, surjam no caminho. E elas são constantes. A tendência é que, com o tempo, elas sejam ainda mais frequentes. Em função disso, é preciso estar preparado para lidar com elas, de modo que a empresa acompanhe todas essas transformações, se adapte às necessidades de seu público e preserve a sua relevância no mercado.

6. Saber lidar com a pressão por resultados

Se a pressão para apresentar os melhores resultados é uma constante no meio empresarial, o CMO é o profissional que melhor tem de lidar com isso, uma vez que é a ele que recaem as maiores cobranças. Saber lidar com isso sem se abalar e sem deixar a peteca cair é mais um de seus desafios. Confiar em suas estratégias, em seu time e comprometer-se com a entrega de resultados são importantíssimos para que esse profissional constantemente cobrado cumpra o seu papel. A ele, não resta outra alternativa: os resultados devem sempre superar expectativas.

7. Adotar ferramentas eficazes

Com as constantes mudanças pelas quais passam o marketing e os avanços tecnológicos que nos surpreendem dia após dia, é necessário adotar ferramentas que acompanhem tantas novidades, que atendam o público de forma eficaz e que auxiliem o CMO e sua equipe. Identificar as ferramentas que deem o melhor suporte é essencial para que o trabalho previamente pensado traga o retorno mais positivo possível.

Vamos conversar mais sobre os desafios do CMO. Entre em contato com a Tsuru Digital.