A diversificação é um conceito importante em vários setores do mundo corporativo, como no mercado financeiro. Mas por que não aproveitar os benefícios que essa estratégia tem para oferecer em outras áreas? No Inbound Marketing, isso é possível ao conhecer os tipos de tráfego para a aquisição de clientes.

Por mais que uma empresa consiga atrair mais leads por um canal do que por outro, a variação da origem do tráfego pode ser importante para potencializar a sua estratégia de aquisição de clientes, por exemplo. A lógica aqui é a mesma: não depender exclusivamente de um único canal para gerar oportunidades.

Mas antes de definir quais são os canais que vão gerar tráfego qualificado para a sua estratégia de Inbound Marketing, é importante conhecer os tipos de tráfego e a relação de cada um deles com a aquisição de clientes. Continue a leitura e descubra!

1. Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é gerado naturalmente por meio das SERPs, ou seja, da página de resultados de busca não pagos de mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo. Para conseguir gerar oportunidades dentro dessa estratégia, é preciso criar conteúdo relevante e otimizado para SEO.

A partir do uso de palavras-chave estratégicas, meta descrições convincentes e uma estrutura de site amigável para os motores de busca, as suas páginas vão se destacar nos rankings do Google, por exemplo. Na prática, é dessa forma que o tráfego orgânico impacta a aquisição de clientes:

  • O tráfego orgânico é altamente segmentado, já que os usuários estão procurando ativamente informações relacionadas ao seu nicho de mercado;
  • Ao criar conteúdo valioso e otimizado, você aumenta suas chances de atrair leads qualificados, com mais chances de se tornarem clientes.

2. Tráfego direto

Já o tráfego direto acontece quando os usuários acessam seu site digitando diretamente o URL na barra de endereços do navegador. Para isso acontecer, a sua marca já deve ser consolidada ou ter tido alguma interação prévia com aquele usuário, que lembra o link de uma visita anterior, por exemplo.

Além disso, esse tráfego pode ser feito com recomendações de outros clientes ou até mesmo estratégias offline. Apesar de ser mais difícil de ser conquistado — até porque é impossível controlar as decisões do usuário —, os leads são muito qualificados e os benefícios são vários:

  • O tráfego direto muitas vezes indica uma familiaridade prévia com sua marca ou empresa, o que sugere um nível de confiança estabelecido;
  • Fornecer uma experiência positiva no site e manter uma presença consistente pode incentivar a conversão de visitantes diretos em clientes.

3. Tráfego de referência

O tráfego de referência tem algumas similaridades com o canal acima: depende da confiança e autoridade da sua marca. Afinal, ele é gerado quando links de outros sites, blogs ou redes sociais direcionam os usuários para as suas páginas.

Quanto melhor for a fonte que está fazendo essa referência, melhor vai ser o tráfego gerado. Para isso, então, é importante que a sua marca seja vista como uma autoridade dentro do seu segmento e algumas estratégias podem ajudar na aquisição de clientes:

  • Os links de referência podem aumentar a visibilidade da sua marca, direcionando um fluxo contínuo de tráfego qualificado para o seu site;
  • Ao estabelecer parcerias estratégicas ou implementar táticas de guest posting, você pode expandir sua rede de referência e alcançar novos públicos que possam se interessar pelos seus produtos ou serviços.

4. Tráfego social

Segundo dados da Comscore, o Brasil é o 3º país com mais usuários acessando as redes sociais, ou seja, uma fonte de tráfego que não pode ser ignorada por nenhuma empresa, certo? Na prática, ele é impulsionado por compartilhamentos, curtidas, comentários e outras interações nas redes sociais.

Os conteúdos produzidos no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter ou YouTube vão estimular o engajamento com a audiência e, a partir disso, vai ser possível atrair tráfego para os seus sites ou landing pages. Mas é importante destacar algumas características desses canais:

  • As redes sociais oferecem uma oportunidade única de engajar diretamente com o seu público-alvo, construindo relacionamentos e incentivando a lealdade à marca;
  • Ao criar conteúdo cativante e compartilhável, você pode ampliar o alcance da sua mensagem e atrair novos leads, muitos dos quais podem se converter em clientes ao longo do tempo.

5. Tráfego de e-mail

Por mais que já tenha sido apontado como um canal antigo, a verdade é que o e-mail continua sendo muito eficiente, especialmente pela variedade de formatos e estratégias que podem ser utilizados para a aquisição de clientes.

Ou seja, é uma fonte de tráfego resultado de campanhas de marketing por e-mail, newsletters e comunicações diretas com os assinantes da sua lista de e-mail. O grande diferencial é a capacidade de personalização, que torna o trabalho de aquisição de leads mais preciso e qualificado:

  • O e-mail marketing permite criar relacionamentos mais profundos com os leads ao longo do tempo, fornecendo conteúdo relevante e ofertas exclusivas;
  • Ao segmentar sua base de contatos com precisão e enviar mensagens oportunas e personalizadas, você pode aumentar as taxas de conversão.

6. Tráfego pago

Pensando em formas de aquisição mais rápidas — e mais caras na maioria dos casos —, o tráfego pago é adquirido por meio de campanhas pagas em canais digitais, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e anúncios nativos em sites parceiros.

O que acontece na prática é que você paga por cada clique, impressão ou conversão, dependendo do modelo de precificação escolhido. Em algumas situações, é a estratégia mais eficiente para conseguir resultados sem precisar esperar muito:

  • O tráfego pago oferece resultados rápidos e mensuráveis, permitindo que você alcance um público específico com grande precisão;
  • Ao investir em campanhas bem planejadas e otimizadas, você pode gerar leads qualificados e acelerar o processo de aquisição de clientes.

Em um ambiente tão competitivo, contar com diferentes fontes de tráfego para a sua estratégia de aquisição de clientes pode ser muito importante, mas sempre de forma organizada, identificando quais são os canais mais interessantes para potencializar o alcance da sua empresa.

Viu como os diferentes tipos de tráfego podem ser úteis para a sua estratégia de Inbound Marketing? Mas nem sempre é fácil colocar o planejamento em ação em outros canais e, por isso, você pode contar com o time de especialistas da Tsuru: fale com a nossa equipe agora mesmo!