Muita gente quando pensa em aproveitar todo o potencial da Internet não tem dúvida: corre para o Facebook. A escolha faz sentido, uma vez que a rede social de Mark Zuckerberg ainda é a maior do mundo. Devemos lembrar também que, no Brasil, o site tem um grande número de usuários, o que faz com que ganhe uma especial atenção. E as demais redes? Como elas ficam nesta história?

LinkedIn, Pinterest, YouTube e Twitter são, assim como o Facebook, algumas das mais importantes redes sociais do mundo. Por aqui elas também têm participação bastante expressiva. Falaremos hoje sobre o Twitter, site que permite o envio de mensagens curtas (até 140 caracteres), que mostra-se extremamente prático e que hoje é referência quando o assunto é o fenômeno segunda tela, aquele em que as pessoas assistem um determinado programa na TV e, ao mesmo tempo, acompanham o que está sendo dito sobre ele nas redes sociais.

O Twitter, no entanto, não se destacou apenas por isso. Vale dizer também que a rede se consolidou como uma das preferidas dos brasileiros, uma vez que as pessoas a veem como um canal prático e eficiente de contato com empresas de vários segmentos.

Segundo uma pesquisa realizada em 2012 pela empresa Semiocast, o País já contava com 33,3 milhões de usuários brasileiros e ocupava a segunda posição no ranking mundial. Em maio de 2013, Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter no Brasil, afirmou que metade dos brasileiros já acessavam a rede via smartphone. Um dado bastante empolgante não apenas para os investidores, mas também para as marcas que realizam ações no microblog. De olho em nosso potencial, a empresa pretende ampliar as operações no Brasil em busca de mais usuários e receita maior.

A intenção da empresa de ampliar suas atuações no Brasil e o crescente número de usuários são duas grandes razões que justificam o ingresso das marcas na rede social.

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Aproveite o melhor do Twitter

No Twitter, assim como nas outras redes sociais, cada empresa possui uma maneira muito particular de lançar conteúdo e de se relacionar com seus seguidores. Algumas dicas, no entanto, são úteis a todas, independente do ramo de atuação, visto que estreitam o contato com o público e ajudam a aumentar o alcance da marca na Internet. Aproveite o melhor do Twitter e tenha, em tempo real, o feedback do impacto das ações do seu negócio.

Estatística favorável

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Market Probe International, 72% dos seguidores de pequenas e médias empresas que interagem com elas estão mais propensos a comprar. Já 85% sentem-se mais conectados às marcas depois que começam a segui-las. 73%, por sua vez, seguem porque esperam receber novidades em primeira mão. Das pessoas que veem um tweet promovido por uma marca, 32% mostram-se interessadas em conhecê-la melhor.

Quer ingressar na rede ou melhorar as ações da sua empresa nela? Então confira as dicas abaixo.

Faça tweets curtos

Fusework Studios apresentou uma informação que deve ser levada em conta: tweets com até 100 caracteres têm mais engajamento. Dito isto, seja objetivo na hora de definir o tipo de conteúdo que você levará para o microblog.

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Horário nobre

Assim como acontece com outras mídias, as redes sociais também têm os seus horários nobres, isto é, os dias da semana e os horários com maiores picos de visitação. Este ano, o Scup apresentou os dados referentes a 2012. Segundo o estudo, quarta e quinta-feira são, respectivamente, os dias de maior movimento. Com relação ao horário, o que mais se destaca em praticamente todos os dias é o das 21 horas, seguido pelo intervalo entre 14h e 17h.

Monitoramento constante

Esta é uma das melhores e mais práticas maneiras de tomar conhecimento do que as pessoas pensam sobre sua marca. Use a busca do Twitter para saber quais impressões o público tem do seu serviço ou produto e a partir daí, promova as mudanças que considerar necessárias.

Interaja com seu público

Estabeleça conversas com quem está disposto a ouvir o que a sua marca tem a dizer. Responda às perguntas enviadas pelos seguidores e não ignore os comentários negativos que, porventura, surgirem. Lembre-se: ao entrar em contato com um usuário insatisfeito você tem a chance de melhorar a imagem que ele tem do seu negócio.

Gere tráfego

O Twiter é ótimo para o compartilhamento de conteúdo do site oficial e das outras redes sociais. Use-o como ponto de partida. Quer uma dica? Faça um tweet curto e inclua nele um link que leve ao Facebook, por exemplo, onde um determinado assunto (produto, serviço ou ação especial) poderá ser mais detalhado.

Use hashtags

Antes de tudo, saiba identificar as palavras mais adequadas (as mais importantes e as mais óbvias). O próprio Twitter afirma que há mais engajamento em tweets que têm até duas hashtags e que mais do que isso é exagero.

Promova seus tweets

Esta é uma ótima opção para quem quer aumentar o alcance dos tweets, ou seja, fazer com que eles sejam vistos pelo maior número de pessoas. Leia aqui o que mais a sua empresa pode ganhar com isso.

Faça promoções

Sorteios, concursos e descontos ainda atraem muito a atenção do público das redes sociais. Sendo assim, elabore ações criativas e que ofereçam algum tipo de vantagem aos seguidores, de modo que o seu negócio ganhe mais notoriedade na rede e assim, conquiste mais fãs.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a melhorar as ações da sua empresa no Twitter.

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