Uma coisa é certa: toda empresa que visa potencializar suas ações e ver o seu negócio acontecer, marca presença nas mídias sociais. Há bem pouco tempo, esta era apenas uma alternativa que trazia uma coisa nova: promover a aproximação da marca com o seu público e uma interação imediata. Hoje, elas já não são apenas mais uma opção; são indispensáveis.

Você já procurou saber como os seus concorrentes atuam nas mídias sociais? Isso é algo relativamente simples. Este tipo de acompanhamento é importante, uma vez que o ajuda a ditar o rumo das suas ações online. Mas isso não basta. A sua empresa precisa fazer a diferença. Criatividade e originalidade ajudam muito nisso. Hoje, no entanto, uma outra característica tem se destacado e aproximado ainda mais os fãs das marcas: a naturalidade do discurso.

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O que fazer para tornar o conteúdo da sua empresa nas mídias sociais mais natural e, com isso, conquistar mais pessoas? Abaixo, apresentamos algumas dicas de como mudar o tom de forma simples, de modo que o seu público perceba o interesse da sua empresa em promover um diálogo mais aberto, mais franco e nada engessado.

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1 – Esqueça as respostas automáticas

O que o usuário mais tem buscado nas conversas com as marcas é uma linguagem menos mecânica. Quanto mais natural ela for, mais passará confiança. É isso o que faz com que uma pessoa sinta-se especial na conversa, isto é, tenha a ideia de que a resposta foi elaborada única e exclusivamente para ela. Não tenha dúvida de que isso pesa muito na opinião que o público terá sobre a sua marca.

Lembre-se: humanizar o discurso a fim de fazer com que o público sinta que há uma pessoa e não uma máquina de respostas automáticas assumindo as mídias sociais das marcas é a melhor opção.

2 – Trabalhe com a emoção das pessoas

Conquiste o público com um discurso que, com muita sensibilidade, seja capaz de chegar ao coração das pessoas. É isso que fará com que elas se tornem defensoras espontâneas da sua marca, uma vez que o vínculo emocional já criado servirá de motivação.

3 – Não tema: quando for necessário, recorra ao público

É isso mesmo! Uma maneira muito eficaz de tornar o relacionamento com o público ainda mais estreito é recorrendo a ele para solicitar algum tipo de ajuda que, de uma maneira ou de outra, o faça conhecer melhor o consumidor e o ajude a definir as próximas ações e campanhas. Convidar o público a participar de uma pesquisa de satisfação é um bom exemplo. De um modo geral, é algo que não toma muito tempo e a marca ainda ganha com esse feedback.

 4 – Use um tom mais informal

Isso vai depender, claro, do segmento da sua empresa. Analise os seus interesses, o seu público e veja se cabe adotar uma linguagem mais coloquial, que se aproxime à do público, promovendo, assim, uma identificação. Mas, cuidado. Não deixe que isso pareça algo forçado. As pessoas não costumam se enganar. Faça com que esse tom mais descontraído esteja no DNA da sua marca.

Há muitas outras maneiras de tornar o discurso da sua marca nas mídias sociais mais natural e, com isso, ganhar a confiança e a conquistar a preferência do público. Se é do seu interesse promover esse tipo de mudança nas suas ações online, não pense duas vezes. Entre em contato conosco para que possamos orientá-lo neste processo.