As vendas B2B (business to business), relações comerciais realizadas entre empresas, podem ter o Inbound Marketing como um importante aliado para alcançar o sucesso dessas vendas complexas.

Entenda venda complexa como o tipo de venda que está atrelada a um longo processo que inclui etapas como prospecção, abordagem consultiva ao cliente, negociação, implantação e, por fim, pós-venda e suporte ao cliente. Normalmente empresas B2B costumam ter processos de vendas longos como esse.

Agora, vamos conversar sobre como o Inbound Marketing pode agregar muito valor ao processo de vendas B2B, atraindo, conquistando e fidelizando clientes.

Em que exatamente o Inbound Marketing pode ajudar?

Você já leu aqui, em nossos artigos, que o Inbound Marketing além de ser uma poderosa estratégia para gerar leads qualificados, ele é fundamental em todas as fases do relacionamento com o potencial cliente, isto é, desde a etapa inicial, do aprendizado e descoberta, passando pelo reconhecimento do problema, consideração da solução até a decisão de compra e culminará em todo o trabalho seguinte, que não termina quando a venda é realizada. Nas vendas B2B, não é diferente, o Inbound ajuda no relacionamento estabelecido nesse tipo de venda, além de auxiliar em duas estratégias muito específicas: up-sell e cross-sell.

[E-book Grátis]

12 estratégias de marketing digital para indústrias

Neste e-book, você vai entender quais caminhos seguir para tornar a sua indústria mais forte e manter-se sempre alguns passos à frente dos seus concorrentes.

Acesse aqui o e-book

O que são estratégias up-sell e cross-sell?

São estratégias que auxiliam na evolução do ticket do cliente. Enquanto o up-sell refere-se às vendas de versões atualizadas e avançadas de um produto ou serviço, o cross-sell foca na venda de produtos ou serviços complementares àqueles anteriormente adquiridos pelo consumidor (neste caso, empresa) e que, porventura, possa se tornar uma necessidade nova dele.

Ajuda a reduzir o CAC

Empresas que investem no Inbound Marketing também têm um impacto muito positivo no CAC, Custo de Aquisição de Cliente, uma vez que a estratégia auxilia na otimização e na redução de custos referentes à obtenção dos dados dos clientes (neste caso, os tomadores de decisão das empresas). Tais dados são fundamentais para manter o relacionamento com eles ao longo de todo o processo, o que contribui para a conquista dos melhores resultados.

Melhor relação custo-benefício

Assim como nas relações B2C, isto é, entre empresa e consumidores finais, na B2B, o Inbound tem importante participação. Além de reduzir significativamente os custos para aquisição de clientes, conforme falamos acima, e de auxiliar na manutenção do relacionamento com as empresas com quem a sua deseja fechar negócio, o Inbound também possibilita mensurar e analisar os resultados em todas as etapas da estratégia, automatizar boa parte do processo, principalmente do relacionamento personalizado, gerando retorno positivo do investimento e baixo custo comparado ao marketing tradicional, esses são alguns pontos principais a serem levados em consideração para optar em utilizar o Inbound Marketing como estratégia para o seu negócio B2B.

Você possui um negócio B2B? Nós podemos te ajudar com o Inbound Marketing. Fale conosco para que possamos apresentar mais vantagens da estratégia em suas relações B2B.