As vendas B2B (business to business), relações comerciais realizadas entre empresas, podem ter o Inbound Marketing como um importante aliado para alcançar o sucesso dessas vendas complexas.

Entenda venda complexa como o tipo de venda que está atrelada a um longo processo que inclui etapas como prospecção, abordagem consultiva ao cliente, negociação, implantação e, por fim, pós-venda e suporte ao cliente. Normalmente empresas B2B costumam ter processos de vendas longos como esse.

Agora, vamos conversar sobre como o Inbound Marketing pode agregar muito valor ao processo de vendas B2B, atraindo, conquistando e fidelizando clientes.

Em que exatamente o Inbound Marketing pode ajudar?

Você já leu aqui, em nossos artigos, que o Inbound Marketing além de ser uma poderosa estratégia para gerar leads qualificados, ele é fundamental em todas as fases do relacionamento com o potencial cliente, isto é, desde a etapa inicial, do aprendizado e descoberta, passando pelo reconhecimento do problema, consideração da solução até a decisão de compra e culminará em todo o trabalho seguinte, que não termina quando a venda é realizada. Nas vendas B2B, não é diferente, o Inbound ajuda no relacionamento estabelecido nesse tipo de venda, além de auxiliar em duas estratégias muito específicas: up-sell e cross-sell.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

O que são estratégias up-sell e cross-sell?

São estratégias que auxiliam na evolução do ticket do cliente. Enquanto o up-sell refere-se às vendas de versões atualizadas e avançadas de um produto ou serviço, o cross-sell foca na venda de produtos ou serviços complementares àqueles anteriormente adquiridos pelo consumidor (neste caso, empresa) e que, porventura, possa se tornar uma necessidade nova dele.

Ajuda a reduzir o CAC

Empresas que investem no Inbound Marketing também têm um impacto muito positivo no CAC, Custo de Aquisição de Cliente, uma vez que a estratégia auxilia na otimização e na redução de custos referentes à obtenção dos dados dos clientes (neste caso, os tomadores de decisão das empresas). Tais dados são fundamentais para manter o relacionamento com eles ao longo de todo o processo, o que contribui para a conquista dos melhores resultados.

Melhor relação custo-benefício

Assim como nas relações B2C, isto é, entre empresa e consumidores finais, na B2B, o Inbound tem importante participação. Além de reduzir significativamente os custos para aquisição de clientes, conforme falamos acima, e de auxiliar na manutenção do relacionamento com as empresas com quem a sua deseja fechar negócio, o Inbound também possibilita mensurar e analisar os resultados em todas as etapas da estratégia, automatizar boa parte do processo, principalmente do relacionamento personalizado, gerando retorno positivo do investimento e baixo custo comparado ao marketing tradicional, esses são alguns pontos principais a serem levados em consideração para optar em utilizar o Inbound Marketing como estratégia para o seu negócio B2B.

Você possui um negócio B2B? Nós podemos te ajudar com o Inbound Marketing. Fale conosco para que possamos apresentar mais vantagens da estratégia em suas relações B2B.