Que o mercado está mudando rapidamente e que o consumidor também está adotando outro perfil, não deve ser novidade para você. Mas, e o que você está fazendo para se adaptar a esse novo modelo? Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital não é exclusividade de grandes empresas e muitos pequenos negócios têm sofrido o impacto de ficar para trás no quesito digital.

Mas, é bom frisar que transformar digitalmente é diferente de “digitalizar” uma empresa. Não basta ter uma página no Facebook ou um blog se as redes não servem a um propósito, não tenham o objetivo de angariar os dados dos consumidores e transformar os processos, internos e externos. Aqui, entramos em um ponto interessante: a transformação digital pode acontecer dentro da empresa, utilizando a tecnologia para otimizar processos, ou ocorrer externamente, aplicando-a às estratégias de marketing.

E, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as empresas de tecnologia que devem se preocupar com as mudanças drásticas ― e quase que diárias! ― do mundo digital. Seja a sua empresa uma pet shop, padaria, escola, enfim, não interessa qual seja o segmento, a transformação digital chegou para todos. Agora, é questão de sobrevivência!

Mas, nada de pânico! Vamos conversar melhor sobre isso neste post e, no final, prometemos que você vai saber exatamente o que fazer para a sua empresa sobreviver, e se destacar no mundo digital.

A transformação digital como ela realmente é

Já não é de hoje que a internet passou a fazer parte da nossa rotina e da nossa tomada de decisões de compras. Então, por que ainda há tanto medo de aderir à transformação digital? A resposta é bem mais simples do que se pensa e não tem nada a ver com big data ou inteligência artificial: aderir à transformação digital exige uma grande mudança de cultura em qualquer organização.

Isso quer dizer usar a tecnologia a favor de um propósito. Seu propósito é conquistar mais leads por meio do blog? Ótimo, e como fazer isso? Pode ter certeza que postar alguma coisa aleatória e cruzar os dedos não é o melhor caminho. Pesquisa de palavra-chave, definição do seu perfil de cliente ideal, estudo das etapas da jornada de compra para criar conteúdo original e relevante, são formas de usar a tecnologia de forma inteligente e estratégica. Essa é a verdadeira transformação digital.

Como adaptar o seu negócio à transformação digital

Um dos mitos que ainda afastam muitos donos de empresas, e até mesmo diretores de marketing, é que a transformação digital exige investimentos estratosféricos e em tecnologias dignas de Black Mirror. Sim, é claro que investimentos serão necessários, mas a gente sabe que nem todo mundo tem aporte para investir pesado em realidade virtual, por exemplo.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Pequenas ações como a automatização no disparos de e-mails, maneiras de captar dados valiosos a cada interação com o cliente e buscar opções que não sejam apenas as redes sociais já podem trazer impactos significativos para os seus resultados.

E, embora o termo transformação digital nos remeta unicamente à tecnologia, há um ingrediente fundamental para o sucesso da sua adaptação que algoritmo algum pode substituir: as pessoas. Tenha no seu time profissionais capazes de analisar dados, não apenas de coletá-los, e que consigam transformar essa análise em estratégias de marketing poderosas e assertivas.

O grande foco da transformação digital

Não se esqueça: o centro de tudo é o usuário. Pensar apenas em como automatizar seus processos não serve de nada se a sua estratégia não levar em consideração quem é o centro de tudo, o seu potencial cliente.

E, com os consumidores cada vez mais exigentes, é imprescindível oferecer a eles uma experiência única e personalizada. Cada interação com o consumidor é fundamental, uma vez que o seu concorrente está a um clique de distância.

A jornada de compra de um produto já é feita 67% de forma digital, então, basta saber como aproveitar esses dados que as suas ações estão captando e encontrar as melhores, ou melhor, as mais adequadas, soluções para a sua empresa.

E, claro, se quiser aquela ajuda de expert para se adaptar à transformação digital, os profissionais da Agência Tsuru estão sempre prontos para conversar sobre o seu negócio. Para falar com a gente, é só clicar aqui!