Esqueça anúncios que buscam a conversão rápida: quando se trata de empresas B2B, é fundamental pensar em todo funil de vendas e como o seu negócio pode participar ao longo dessa jornada do cliente final. E uma das melhores estratégias para isso é aplicar o Inbound Marketing em empresas de software.

Mas por que essa estratégia é eficiente para negócios que vendem softwares para outras empresas? Entre as muitas particularidades desse segmento, utilizar essa técnica vai ajudar a, por exemplo, qualificar melhor os leads e, principalmente, reduzir o churn da sua companhia.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre como o Inbound Marketing pode ter um impacto positivo no churn de empresas de software? Continue a leitura para saber mais!

Atração de leads qualificados

Para qualquer empresa do segmento B2B, gerar leads pouco qualificados, ou pior, converter clientes ainda longe de entenderem sobre o produto, pode gerar uma série de problemas para a companhia. Um deles é o churn, afinal, por não saber sobre as funcionalidades da solução, ele pode acabar desistindo da compra.

Quando bem executada, a estratégia de Inbound Marketing resolve esse problema: ela passa a atrair leads qualificados, ou seja, pessoas que realmente têm algum tipo de interesse no software. Na prática, isso aumenta as chances não só de conversão, mas de retenção no longo prazo.

A lógica aqui é bem simples: se você fez a nutrição e explicou exatamente quais são as funcionalidades e benefícios que o seu software tem para oferecer, o cliente já vai entender a sua oferta de valor antes da conversão. Em resumo, ele não vai pensar duas vezes depois da compra, ele já está decidido.

Redução das quebras de contrato

Como consequência do tópico acima, é natural que as quebras de contrato, mais conhecidas como churn, também sejam reduzidas. Afinal, a compra não vai acontecer por impulso: o cliente já sabe os mínimos detalhes do que a sua ferramenta tem para oferecer e sabe como utilizá-la.

Até porque é natural, dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, que, aos poucos, os conteúdos comecem a focar nos benefícios das suas soluções. Assim, no momento da compra, ele já vai ter a certeza de que o seu software resolve as suas principais dores e necessidades.

Menor necessidade de suporte após a conversão

Outro ponto relevante que o Inbound Marketing ajuda a resolver é a redução de possíveis problemas, dúvidas e até mesmo atritos após a conversão. Como ele já tem informações mais relevantes sobre o seu produto, o time de suporte e atendimento, por exemplo, não vai precisar atuar tanto com esses clientes.

Além disso, como o lead é altamente qualificado, você aumenta as suas chances de fornecer exatamente o que ele precisa do seu software. Então esqueça as possíveis reclamações sobre funcionalidades que não resolvem as dores desse cliente, já que a entrega final é bastante personalizada.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Dentro desse tópico, é natural que outro benefício seja visível: a maior satisfação do cliente. Em um ambiente tão competitivo, isso pode ser o diferencial para crescer as suas vendas, por exemplo. Integrado e satisfeito com o produto, a tendência é que ele fique por muito tempo na sua base de clientes.

Educação e engajamento contínuos

Um conceito fundamental para o Inbound Marketing é a regularidade, certo? Nesse caso, mesmo após a conversão, você vai continuar fornecendo materiais e conteúdos que o ajudem a entender mais sobre os seus produtos e soluções, contribuindo para a manutenção de um relacionamento saudável.

Imagine que o seu software vai passar por uma atualização, tudo bem? Você precisa, então, avisar os clientes atuais sobre essa mudança, explicando o que vai ser alterado, os benefícios e até mesmo eventuais tutoriais e boas práticas que precisam ser seguidas, não é mesmo?

Ao fazer isso, você evita, por exemplo, que a equipe de atendimento seja sobrecarregada com uma alta demanda de reclamações e dúvidas. Mais do que isso, você reduz qualquer tipo de dúvida ou insatisfação do cliente, que vai ter em mãos todas as informações que precisa sobre aquele determinado assunto.

Personalização da comunicação

Que tal continuarmos no exemplo acima da atualização do software? Agora, só adicione uma diferença: essa mudança impacta apenas clientes que utilizam uma determinada funcionalidade da sua solução. Com o Inbound Marketing, toda a comunicação pode ser feita de maneira personalizada.

A notícia com as novidades não vai ser disparada para todos os clientes: apenas aqueles que realmente precisam saber sobre a atualização serão notificados. O que isso promove? Uma experiência personalizada e exclusiva, contribuindo para a manutenção de um relacionamento saudável entre as partes.

Consequentemente, é natural que o nível de insatisfação — e o churn — seja reduzido na sua base de clientes. Mais do que isso, as equipes de vendas, de marketing e de atendimento podem atuar apenas de maneira pontual, com maior precisão, fazendo contatos que realmente são valiosos para aquele cliente.

Com clientes cada vez mais exigentes no segmento B2B, o trabalho de retenção precisa começar desde cedo. Nada melhor, então, do que investir no Inbound Marketing para garantir que isso aconteça, por exemplo, ainda no primeiro contato, atraindo clientes cada vez mais qualificados.

Mas nem sempre é simples implementar uma estratégia como essa na realidade da sua empresa, não é mesmo? O que acha de contar com o suporte de quem entende do assunto para potencializar os seus resultados? Entre em contato com o time comercial para descobrir como a Tsuru pode ajudar!