Um dos grandes erros de negócios que querem se conectar com os seus clientes e consumidores em potencial é não definir estratégias de marketing que sejam mais adequadas para falar com o seu público. O primeiro passo, portanto, é entender a importância de aplicar abordagens diferentes no B2B.

Afinal, uma decisão de um consumidor final tem uma série de fatores que podem influenciar, enquanto a maioria deles pode não fazer a menor diferença para alguém que esteja comprando em nome de uma companhia. Sim, sempre existe uma pessoa por trás da empresa, mas a tomada de decisão é diferente.

Dessa forma, é essencial se aprofundar na importância de investir em estratégias de marketing diferenciadas do varejo. Continue a leitura e saiba como!

Por que o B2B precisa de estratégias de marketing diferenciadas do varejo?

Mas quais são os motivos que tornam necessário investir em estratégias diferentes se você atua no varejo ou no B2B? Uma das principais diferenças dessas duas abordagens do marketing é o processo de vendas. Em geral, convencer uma empresa de fechar um negócio é mais complexo, envolve mais pessoas e leva mais tempo.

Normalmente, é natural que mais de dois profissionais sejam consultados até que se chegue a uma decisão. E para tornar ainda mais complexo, é comum que esses profissionais sejam de diferentes áreas e tenham objetivos diferentes ao comprarem um produto ou serviço.

Um analista, por exemplo, vai buscar informações que impactem muito mais o seu dia a dia e otimizem a sua performance. Enquanto isso, o gestor financeiro precisa entender quais são os retornos econômicos que o investimento pode gerar. Ou seja, mensagens completamente diferentes em um mesmo processo.

Outra diferença importante entre o marketing B2B e o de varejo é o ciclo de vendas. Em geral, as conversões no B2B são mais longas e envolvem uma relação mais próxima entre a companhia vendedora e a empresa compradora.

Além disso, é fundamental analisar um outro aspecto na hora de criar estratégias de marketing para B2B: o público-alvo costuma ser mais segmentado e restrito do que as empresas de varejo. Isso significa que as ações B2B devem ser mais personalizadas para aumentar o poder de convencimento.

Quais estratégias de marketing para B2B que você pode utilizar?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de adotar uma abordagem diferente quando se fala em estratégias de marketing B2B, o que você pode fazer, na prática, para ter esses resultados?

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para o marketing B2B, já que a criação de conteúdo relevante e útil pode ajudar a construir a reputação da sua marca, gerar leads e educar potenciais clientes sobre os seus produtos ou serviços.

O mais interessante aqui é criar conteúdo em diferentes formatos, como posts em blog, ebooks, infográficos, webinars, vídeos, entre outros. Além disso, é importante criar um calendário editorial para planejar o conteúdo e manter uma frequência de publicação constante.

SEO

Conectado ao tópico anterior, o SEO é uma estratégia importante para aumentar a visibilidade da sua empresa nos motores de busca e direcionar o tráfego para o seu site. Mais do que isso, é uma maneira de economizar nos seus investimentos e garantir melhores retornos financeiros.

Para otimizar seu site para SEO, você deve realizar uma pesquisa de palavras-chave e criar conteúdo relevante e otimizado para as palavras-chave escolhidas. E outro aspecto importante é ter uma estrutura de site amigável para os motores de busca, com uma navegação clara e fácil de usar.

Mídia Online

Outra estratégia relevante que você pode utilizar para ter melhores resultados no segmento B2B é a mídia online. Na prática, é uma maneira muito eficaz de ampliar o alcance das suas campanhas com bastante precisão, segmentando os seus anúncios e mensagens para impactar clientes em potencial.

O mais interessante aqui é exatamente essa capacidade de direcionar a sua mensagem. Você consegue definir o perfil do público, área de atuação e uma série de outros fatores que tornam essa estratégia mais precisa. Utilizando LinkedIn Ads, Google Ads e Meta Ads, por exemplo, você fala com seus leads nas mais diferentes plataformas online.

Inbound Marketing

Enquanto a mídia online tem uma maior precisão para o curto prazo, você também pode investir no Inbound Marketing se a ideia é atrair, converter e fidelizar clientes no médio e longo prazos. Especialmente para o segmento B2B, é uma forma de construir um relacionamento mais duradouro e de confiança.

E dentro dessa estratégia, um dos grandes diferenciais é a possibilidade de segmentação e qualificação dos leads. Você pode dividir os seus conteúdos de acordo com o estágio do funil de vendas dos leads, aumentando a precisão das suas mensagens e evitando perder tempo, por exemplo, com e-mails em massa ou as cold calls, as famosas ligações frias.

Após colocar tudo isso que abordamos acima em prática, ainda há muito trabalho para ser feito, mas você já tem um direcionamento muito mais claro na hora de impactar o seu público-alvo. Agora, as suas chances de conseguir uma conversão aumentam consideravelmente.

Está com alguma dúvida sobre como diferenciar as suas estratégias de marketing B2B do que o varejo costuma aplicar? Nada melhor do que conversar com quem entende do assunto, não é mesmo? Fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar a gerar mais leads qualificados para o seu time de vendas.