O Google aprimora constantemente a experiência dos usuários, como as novidades sobre o Search Generative Experience (SGE), e agora passou por mais uma atualização em seu algoritmo. A mais nova versão do Google Core Update traz mudanças significativas para aqueles sites que querem continuar relevantes nas SERPs.

E é exatamente por isso que os responsáveis por sites precisam acompanhar as últimas mudanças nos algoritmos do Google, garantindo que as suas páginas estejam sempre atualizadas para aumentar a chance de continuar relevante nos resultados de pesquisa.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o Google Core Update e como as últimas atualizações do algoritmo vão impactar o seu negócio? Continue a leitura!

O Google está desindexando páginas ruins

Uma das mudanças mais significativas nas atualizações recentes do algoritmo do Google é o foco na qualidade do conteúdo. O buscador está cada vez mais desindexando páginas consideradas de baixa qualidade ou spam, ou seja, aquelas que não entregam informações relevantes ou exclusivas para os seus usuários.

Na prática, as páginas que não oferecem valor real aos usuários estão sendo removidas dos resultados de pesquisa, o que pode ter um impacto negativo na visibilidade e no tráfego do site. Por isso, é sempre importante conferir o que está acontecendo com as suas páginas.

Para evitar ser penalizado por essas atualizações, é fundamental garantir que o conteúdo do seu site seja relevante, informativo e de alta qualidade. Na prática evite procedimentos como o preenchimento de palavras-chave, o uso de conteúdo duplicado e a criação de páginas com pouco ou nenhum valor para os usuários.

Quantidades exageradas de conteúdos são penalizadas

Outra mudança importante na atualização mais recente do algoritmo do Google é a penalização de sites que produzem quantidades excessivas de conteúdo com pouca qualidade. Anteriormente, muitas empresas adotavam uma abordagem de “quanto mais conteúdo, melhor”, na esperança de aumentar sua visibilidade nos resultados.

Na prática, porém, o Google agora está priorizando a qualidade sobre a quantidade. Isso significa que, em vez de criar uma grande quantidade de conteúdo superficial, é melhor focar na produção de conteúdo de alta qualidade e relevante para o seu público-alvo.

O movimento é visto pelo mercado como uma estratégia anti-spam do Google. A ideia é justamente acabar, por exemplo, com o abuso de domínios expirados, conteúdos feitos em escala e com aqueles sites com reputação ruim, ou seja, com mínima supervisão ou pouco engajamento.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

No trabalho da sua equipe, você pode focar, por exemplo, na criação de conteúdos longos e detalhados, que abordam as perguntas e preocupações dos usuários de forma abrangente. Além disso, textos muito repetitivos também acabam sendo deixados de lado pelo algoritmo.

Conteúdos totalmente feitos com IA estão em baixa

Tudo o que foi falado acima tem a ver com um assunto importante: com o avanço da inteligência artificial (IA), muitas empresas começaram a utilizar sistemas automatizados para criar conteúdo em massa. No entanto, as atualizações recentes do algoritmo do Google estão colocando um foco em priorizar outros tipos de conteúdo.

A ideia do Google é direcionar a produção de diferentes textos com maior qualidade, o que significa que os conteúdos totalmente gerados por IA estão em baixa. Embora a IA possa ser uma ferramenta útil para auxiliar na criação de conteúdo, é importante garantir que o conteúdo gerado dessa forma seja revisado e editado por humanos.

Assim como os seus usuários, o próprio Google está direcionando os seus esforços em rankear melhor aqueles textos que oferecem uma experiência de alta qualidade. No fim das contas, a IA pode fazer parte do dia a dia da sua equipe, mas os conteúdos finais precisam ser acrescentados de informações relevantes e produzidas por humanos.

Textos com maior qualidade são bem recompensados

Por fim, as atualizações do algoritmo do Google estão recompensando os sites que produzem conteúdo de alta qualidade e relevância para os usuários. Isso significa que os textos bem escritos, informativos e úteis têm maior probabilidade de obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Para garantir que seu conteúdo seja bem recompensado pelo Google, é importante investir tempo e recursos na criação de textos de alta qualidade. Dentro das recomendações para a sua equipe, isso inclui realizar pesquisas aprofundadas sobre os tópicos abordados, escrever de forma clara e concisa e oferecer informações úteis e relevantes.

Como muitos conteúdos recentes começaram a rankear bem mesmo sendo totalmente produzidos por IA, o movimento recente do Google Core Update é justamente para tirar o foco desses materiais feitos sem nenhum tipo de assistência humana, o que acaba tornando os textos mais repetitivos.

Em resumo, as atualizações do algoritmo do Google estão colocando um foco maior na qualidade e relevância do conteúdo. Para garantir o sucesso nas SERPs, então, os responsáveis por essas páginas precisam priorizar a criação de conteúdo de alta qualidade, evitar práticas de SEO questionáveis e sempre se atualizar.

Mas na rotina de trabalho do foco do seu negócio, nem sempre é fácil acompanhar o que está mudando no Google Core Update, não é mesmo? Uma dica aqui pode ser contar com o suporte de quem entende do assunto: entre em contato com nosso time comercial e descubra como a Tsuru pode ajudar o seu negócio!