No momento em que conceitos como data-driven têm se tornado tão relevantes no marketing, é fundamental ficar de olho também no que está mudando nas plataformas que você utiliza para as suas estratégias. Por isso, entender o que é o Google Core Update 2023 e as mudanças no algoritmo é essencial!

Sempre realizando atualizações para melhorar a experiência dos usuários, algumas das mudanças anunciadas pelo Google costumam ser maiores. E é essa a essência dos Core Updates, ou seja, as atualizações principais, em que mais elementos são alterados.

O que acha, então, de entender o que você deve esperar do Google Core Update 2023? Continue a leitura e confira!

O que é o Google Core Update?

O Google Core Update é a maior revisão do algoritmo de busca da empresa. Por serem mais completas, é natural que essas atualizações modifiquem a forma como os resultados são ranqueados e até mesmo exibidos, o que afeta diretamente a experiência do usuário e dos sites e landing pages.

Desde a visibilidade dos sites até mesmo a qualidade do tráfego, a ideia dessas atualizações mais completas é sempre fornecer informações mais relevantes e confiáveis para quem está pesquisando. Do outro lado dessa relação, é fundamental entender o que está sendo alterado.

Quem tem ou gerencia um site precisa entender o que está acontecendo, já que ignorar essas atualizações pode levar a uma queda significativa no ranking de pesquisa, reduzindo a visibilidade online. Por outro lado, conhecer essas mudanças pode proporcionar uma vantagem competitiva para as suas páginas.

Para quem quer continuar atraindo uma audiência qualificada, portanto, saber quais são as alterações nas “regras do jogo” é essencial. Sempre que um novo Core Update for anunciado, é importante buscar mais informações e fazer os ajustes nas suas estratégias.

O que esperar do Google Core Update 2023?

Como nem sempre o Google informa exatamente o que mudou para os usuários e para quem quer um melhor rankeamento, existem algumas teorias sobre o que foi alterado no Google Core Update 2023. Que tal conferir um pouco mais sobre cada uma delas?

SGE (Search Generative Engine)

O SGE é uma tecnologia em desenvolvimento que emprega inteligência artificial generativa para aprimorar a experiência dos usuários na Search Engine Results Page (SERP). Um avanço que pode começar a modificar toda a dinâmica que conhecemos atualmente.

Embora ainda esteja em fase experimental e limitada aos Estados Unidos, o SGE tem potencial para transformar radicalmente a abordagem ao SEO e à produção de conteúdo online. Afinal, como os resultados vão ser exibidos para os usuários?

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A IA generativa pode tornar os resultados de busca mais contextuais, personalizados e dinâmicos. A incerteza em relação ao impacto exato deste recurso sobre o SEO é alta, mas a necessidade de adaptação estratégica é inegável e você deve sempre buscar por mais informações sobre esse assunto.

FAQs e How-To

Essa atualização é ainda mais direcionada para as melhorias da experiência do usuário e fornecer uma jornada de busca mais enxuta e eficiente. Para isso, a ideia é limitar a visibilidade das páginas de perguntas frequentes e de tutoriais em dispositivos desktop.

Essa mudança afeta diretamente sites que confiam na exibição de FAQs para gerar tráfego orgânico. Agora, o acesso a essas páginas será restrito principalmente a domínios governamentais e de saúde. Isso sugere que a otimização para outras formas de conteúdo seja ainda mais prioritária no seu planejamento.

Topic Authority

Um novo recurso introduzido é o Topic Authority, que tem como objetivo aumentar a relevância de resultados de notícias específicas na SERP. O recurso avalia a competência e credibilidade de um site de notícias em temas específicos, considerando aspectos como qualidade do conteúdo, tráfego e backlinks.

Sites de notícias com alta autoridade terão maior probabilidade de ranquear nas posições mais altas, tornando a construção de autoridade em nichos específicos uma prioridade para editores que querem atrair tráfego qualificado para as suas páginas.

Conteúdo valioso e original

O sistema “Conteúdo Útil” (ou Helpful Content), lançado em 2022, vai continuar a ter um papel significativo na nova atualização. Ele enfatiza a necessidade de desenvolver conteúdo que seja não apenas original, mas também útil e relevante para as consultas de busca dos usuários.

Fatores como a qualidade do conteúdo, a pertinência à pesquisa e a aceitação pelo usuário serão critérios essenciais para o ranqueamento. Na prática, isso faz com que as empresas que queiram se destacar foquem cada vez mais na produção de materiais e conteúdos relevantes em suas páginas.

O marketing digital é um tema que está em constante atualização e não é diferente quando se fala do Google Core Update. Por isso, sempre fique de olho no que está acontecendo e identifique oportunidades de melhoria para que as suas páginas consigam se destacar em qualquer cenário!

Além de entender sobre as mudanças como as atualizações no algoritmo do Google, é importante ter informações em mãos para tomar decisões mais acertadas e melhorar seus resultados, certo? Para isso, pode ser interessante contar com o suporte especializado, como a equipe da Tsuru, fale com nosso time!