Imagine que o principal produto da sua empresa é um software em que seus clientes conseguem, por exemplo, gerenciar todos os dados e informações sobre as transações que eles fizeram em seus comércios. Ou seja, a orientação por dados é parte essencial do seu modelo de negócio, não é mesmo?

Se esse caso tem alguma similaridade com a realidade da sua empresa, esse é mais um motivo para você entender como o data-driven marketing tem tudo a ver com empresas SaaS. Afinal, se os dados fazem parte da solução que você oferece, por que não estariam presentes nas decisões sobre o seu negócio?

Em um ambiente tão competitivo, a expressão “Casa de ferreiro, espeto de pau” não pode ser uma realidade para quem quer ter bons resultados. Pensando nisso, preparamos um conteúdo em que mostramos como é essencial adotar o data-driven marketing no dia a dia da sua empresa SaaS.

Continue a leitura e confira!

Conexão entre os dois universos

O data-driven marketing é um conceito que coloca os dados como foco nas decisões estratégicas de marketing. Já as empresas SaaS estão diretamente ligadas ao universo da tecnologia e da familiaridade com dados e informações. Os dois universos, portanto, estão diretamente conectados.

Ao aplicar os conceitos de data-driven nas suas ações de marketing, a tendência é que seja muito mais simples para os profissionais da empresa entenderem e interpretarem as suas estratégias de comunicação no ambiente online, já que as suposições e os achismos são deixados de lado.

Dinamismo no dia a dia de empresas SaaS

Outro aspecto importante que o data-driven marketing proporciona para empresas SaaS é a rápida adaptação ao dinamismo do dia a dia. Com tanta coisa mudando rapidamente, você não pode abrir mão de semanas de desempenho ruim de uma estratégia, não é mesmo?

Com insights e ferramentas robustas em mãos, fica muito mais fácil entender, por exemplo, as taxas de conversão, engajamento e outras métricas para fazer os ajustes rapidamente e garantir sempre a melhor performance possível das suas ações de marketing.

Personalização do marketing

Um dos grandes diferenciais das soluções SaaS é justamente a personalização, certo? Por que não adotar essa mesma estratégia quando se pensa nas ações de marketing da sua companhia? Com a metodologia data-driven, fica mais fácil se comunicar com eficiência e precisão, criando ações segmentadas.

Você vai poder, por exemplo, personalizar as suas ofertas, o que tende a aumentar as suas métricas de desempenho e, consequentemente, o nível de satisfação dos seus clientes. Um diferencial competitivo para tornar as suas soluções ainda mais adequadas para a realidade de cada cliente.

Eficiência para atrair, converter e reter clientes

O data-driven marketing também proporciona maior eficiência para as estratégias de aquisição, conversão e retenção de clientes. Com insights valiosos gerados regularmente, é possível entender, por exemplo, quais são os canais e ações mais adequados para cada uma dessas etapas da jornada.

E uma empresa de tecnologia não pode fazer isso de qualquer maneira: essa abordagem permite que você direcione o investimento para as estratégias que mais fazem sentido para o seu negócio. Quando se fala em ROI, por exemplo, é a hora de entender exatamente como melhorar esse indicador.

Melhoria contínua das estratégias

Uma empresa SaaS precisa olhar regularmente para os seus produtos e soluções em busca de melhorias. Com o data-driven marketing, isso pode ser muito útil em outros campos também. Seja para acompanhar mudanças no comportamento dos usuários, seja para entender o que a concorrência está fazendo.

Os dados coletados de interações dos usuários, feedback e métricas de desempenho podem guiar a evolução do produto, garantindo que ele permaneça relevante e atraente. Das melhorias mais pequenas até mesmo mudanças de abordagem, tudo pode ser potencializado quando os dados fazem parte das decisões.

Cultura de dados em todos os aspectos

A união entre data-driven marketing e empresas SaaS promove uma cultura de decisões baseadas em dados. Isso estimula uma mentalidade orientada por evidências, onde estratégias e ações são informadas por insights tangíveis, minimizando decisões subjetivas e potencialmente equivocadas.

A análise de dados também pode ajudar as empresas SaaS a prever tendências futuras. Ao monitorar padrões de uso, feedback dos clientes e mudanças no mercado, é possível antecipar demandas emergentes e se posicionar para oferecer soluções inovadoras que atendam a essas necessidades.

A lógica aqui é simples: a essência do seu negócio é tech e, consequentemente, ter familiaridade com dados é normal. Por que não, então, utilizar essa mesma abordagem na hora de criar as estratégias de marketing digital para o seu negócio? Com o data-driven marketing isso fica ainda mais fácil!

Mas por mais que os dados sejam parte da essência do seu negócio, nem sempre é fácil levar esse conhecimento para outros campos de atuação, certo? Para não ter problemas com isso, portanto, você pode falar com nosso time comercial e descobrir como os especialistas da Tsuru podem ajudar o seu negócio B2B!