O marketing digital trouxe uma série de dados e informações que ajudam os profissionais a tomarem decisões e avaliarem os seus resultados com precisão. O problema é que não são todos os números que podem contribuir com escolhas mais estratégicas e, por isso, você precisa conhecer as métricas de vaidade.

Como o nome indica, são números que são interessantes, mas não podem, por exemplo, definir se um planejamento foi um sucesso ou não. O que acha, então, de entender mais sobre o que são as métricas de vaidade e os pontos de atenção ao analisar esses indicadores de marketing na indústria?

Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas!

O que são métricas de vaidade?

Ao analisar os indicadores de marketing na indústria, é essencial ter cuidado com as chamadas métricas de vaidade, que são os dados que não passam uma visão realista do desempenho e impacto das estratégias de marketing. Alguns exemplos (ainda) muito utilizados são:

  • Número de seguidores nas redes sociais: ter um grande número de seguidores pode parecer positivo, mas a quantidade não reflete necessariamente a qualidade do engajamento, o que torna essencial avaliar também métricas como compartilhamentos e comentários;
  • Impressões e alcance: embora seja importante alcançar um público amplo, essas métricas podem ser enganosas se não forem contextualizadas e, por isso, dados como taxa de cliques ou conversões são muito mais úteis;
  • Taxa de abertura de e-mails: dentro de uma estratégia de e-mail marketing, a taxa de abertura é outro exemplo de métrica de vaidade que não pode ser analisada separadamente, já que a taxa de cliques, por exemplo, é um indicador mais valioso para entender o impacto daquela campanha;
  • Tráfego no site: sim, é sempre interessante ter vários usuários visitando as suas páginas, mas será que eles estão interessados no que você tem para oferecer? Por isso, é muito melhor ter um número menor de visitantes, mas altamente segmentados e que se envolvam com o conteúdo.

Quais os 5 pontos de atenção ao analisar indicadores de marketing na indústria?

Mas, afinal, quais são os cuidados que você precisa ter ao considerar algumas métricas de marketing na indústria? Confira algumas dicas!

1. Tenha metas claras e alinhadas

Antes de mais nada, é importante criar uma estrutura que evite aumentar a relevância das métricas de vaidade. Para isso, o melhor caminho é ter uma meta bem definida e alinhada com os objetivos do negócio.

Imagine que você tem um site para apresentar os seus produtos e serviços e o seu objetivo é gerar ligações ou contatos com o time comercial. Quando isso acontece, você evita que, como falamos, o tráfego no site seja o único indicador utilizado, considerando também as conversões para avaliar a estratégia.

2. Nunca analise dados isolados

Outra regra importante para não se encantar com as métricas de vaidade é não analisar esses indicadores isoladamente. Como já falamos, eles têm o seu valor, mas não podem ser os únicos parâmetros, por exemplo, para tomar uma decisão para o próximo trimestre de uma estratégia nas redes sociais.

Dessa forma, uma dica interessante é criar combinações de métricas a serem analisadas. Seguindo no exemplo acima do site, alinhar tráfego com a taxa de conversões é importante não só para tomar decisões mais acertadas, mas também para gerar insights sobre outras melhorias que podem ser feitas.

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3. Não se iluda com um período positivo

Como estamos falando de métricas de vaidade, não precisamos citar o lado negativo aqui, não é mesmo? Sendo assim, é muito importante não se iludir com bons resultados desses indicadores. Coloque eles nas suas análises, mas tenha certeza de que eles são apenas parte de resultados ainda mais relevantes.

Ainda mais importante dentro desse contexto é não achar que, por exemplo, o aumento consecutivo de seguidores na sua página nas redes sociais é o suficiente para afirmar que o planejamento deu certo ou não. Lógico que é um bom sinal, mas ainda é preciso fazer muito mais para ter resultados significativos.

4. Compare os dados com o passado e o mercado

Mais uma dica interessante para ter atenção com as métricas de vaidade é sempre compará-las com indicadores históricos e referências do segmento. Além de ser uma forma de evitar ilusões com esses dados, ajudam a criar objetivos que realmente façam sentido dentro da sua indústria.

Afinal, de que adianta comparar métricas com empresas de setores completamente diferentes? Fazendo esse trabalho de análise histórica e benchmark dentro do setor, as suas chances de não se enganar com as métricas da vaidade aumentam bastante.

5. Conte com o suporte de uma agência especializada

Ainda melhor do que seguir todas essas dicas é contar com o suporte de quem entende do assunto, não acha? Afinal, na rotina corrida dentro da indústria, nem sempre é possível ter todos esses cuidados ao analisar as métricas de vaidade — que são apenas uma parte das ações de marketing.

Sendo assim, contratar os serviços de quem entende do assunto vai ser ideal para não precisar se preocupar com todas essas questões. Quando a agência é de qualidade, as métricas de vaidade são parte complementar apenas de uma estratégia muito maior para potencializar as estratégias do seu negócio.

Empresas na indústria que utilizam dados para as suas tomadas de decisão no marketing, sem dúvidas, conseguem se destacar. E abrindo o olho para essas métricas de vaidade, as suas chances de utilizar indicadores valiosos para definir suas próximas estratégias aumentam significativamente.

Como falamos ao longo deste artigo sobre a importância de números valiosos para as empresas, nada melhor do que contar com o suporte de quem entende do assunto para acompanhar apenas o que importa, certo? Então entre em contato com o nosso time comercial para saber como podemos ajudar!