Imagine que o principal produto da sua empresa é um software em que seus clientes conseguem, por exemplo, gerenciar todos os dados e informações sobre as transações que eles fizeram em seus comércios. Ou seja, a orientação por dados é parte essencial do seu modelo de negócio, não é mesmo?

Se esse caso tem alguma similaridade com a realidade da sua empresa, esse é mais um motivo para você entender como o data-driven marketing tem tudo a ver com empresas SaaS. Afinal, se os dados fazem parte da solução que você oferece, por que não estariam presentes nas decisões sobre o seu negócio?

Em um ambiente tão competitivo, a expressão “Casa de ferreiro, espeto de pau” não pode ser uma realidade para quem quer ter bons resultados. Pensando nisso, preparamos um conteúdo em que mostramos como é essencial adotar o data-driven marketing no dia a dia da sua empresa SaaS.

Continue a leitura e confira!

Conexão entre os dois universos

O data-driven marketing é um conceito que coloca os dados como foco nas decisões estratégicas de marketing. Já as empresas SaaS estão diretamente ligadas ao universo da tecnologia e da familiaridade com dados e informações. Os dois universos, portanto, estão diretamente conectados.

Ao aplicar os conceitos de data-driven nas suas ações de marketing, a tendência é que seja muito mais simples para os profissionais da empresa entenderem e interpretarem as suas estratégias de comunicação no ambiente online, já que as suposições e os achismos são deixados de lado.

Dinamismo no dia a dia de empresas SaaS

Outro aspecto importante que o data-driven marketing proporciona para empresas SaaS é a rápida adaptação ao dinamismo do dia a dia. Com tanta coisa mudando rapidamente, você não pode abrir mão de semanas de desempenho ruim de uma estratégia, não é mesmo?

Com insights e ferramentas robustas em mãos, fica muito mais fácil entender, por exemplo, as taxas de conversão, engajamento e outras métricas para fazer os ajustes rapidamente e garantir sempre a melhor performance possível das suas ações de marketing.

Personalização do marketing

Um dos grandes diferenciais das soluções SaaS é justamente a personalização, certo? Por que não adotar essa mesma estratégia quando se pensa nas ações de marketing da sua companhia? Com a metodologia data-driven, fica mais fácil se comunicar com eficiência e precisão, criando ações segmentadas.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Você vai poder, por exemplo, personalizar as suas ofertas, o que tende a aumentar as suas métricas de desempenho e, consequentemente, o nível de satisfação dos seus clientes. Um diferencial competitivo para tornar as suas soluções ainda mais adequadas para a realidade de cada cliente.

Eficiência para atrair, converter e reter clientes

O data-driven marketing também proporciona maior eficiência para as estratégias de aquisição, conversão e retenção de clientes. Com insights valiosos gerados regularmente, é possível entender, por exemplo, quais são os canais e ações mais adequados para cada uma dessas etapas da jornada.

E uma empresa de tecnologia não pode fazer isso de qualquer maneira: essa abordagem permite que você direcione o investimento para as estratégias que mais fazem sentido para o seu negócio. Quando se fala em ROI, por exemplo, é a hora de entender exatamente como melhorar esse indicador.

Melhoria contínua das estratégias

Uma empresa SaaS precisa olhar regularmente para os seus produtos e soluções em busca de melhorias. Com o data-driven marketing, isso pode ser muito útil em outros campos também. Seja para acompanhar mudanças no comportamento dos usuários, seja para entender o que a concorrência está fazendo.

Os dados coletados de interações dos usuários, feedback e métricas de desempenho podem guiar a evolução do produto, garantindo que ele permaneça relevante e atraente. Das melhorias mais pequenas até mesmo mudanças de abordagem, tudo pode ser potencializado quando os dados fazem parte das decisões.

Cultura de dados em todos os aspectos

A união entre data-driven marketing e empresas SaaS promove uma cultura de decisões baseadas em dados. Isso estimula uma mentalidade orientada por evidências, onde estratégias e ações são informadas por insights tangíveis, minimizando decisões subjetivas e potencialmente equivocadas.

A análise de dados também pode ajudar as empresas SaaS a prever tendências futuras. Ao monitorar padrões de uso, feedback dos clientes e mudanças no mercado, é possível antecipar demandas emergentes e se posicionar para oferecer soluções inovadoras que atendam a essas necessidades.

A lógica aqui é simples: a essência do seu negócio é tech e, consequentemente, ter familiaridade com dados é normal. Por que não, então, utilizar essa mesma abordagem na hora de criar as estratégias de marketing digital para o seu negócio? Com o data-driven marketing isso fica ainda mais fácil!

Mas por mais que os dados sejam parte da essência do seu negócio, nem sempre é fácil levar esse conhecimento para outros campos de atuação, certo? Para não ter problemas com isso, portanto, você pode falar com nosso time comercial e descobrir como os especialistas da Tsuru podem ajudar o seu negócio B2B!